40 fotografias de pérgolas para construir no seu jardim ou terraço | homify 40 fotografias de pérgolas para construir no seu jardim ou terraço

40 fotografias de pérgolas para construir no seu jardim ou terraço

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Bender Arquitetura Varandas, marquises e terraços rústicos
Loading admin actions …

Ter uma área coberta significa ter um refúgio, um abrigo, um local resguardado do calor excessivo durante o Verão ou da chuva das estações mais frias. 

Os terraços, varandas ou jardins são os locais ideais para se reunir com a família e com os amigos, organizar um churrasco, uma tarde de convívio, actividades para as crianças, entre outras coisas. A pérgola maximiza o uso dessas áreas. A pensar nisso, deixamos-lhe 40 projectos nos quais se pode inspirar para a construção desta estrutura. 

Ora, veja. 

1.

branco foi a cor escolhida para esta pérgola que assim surge mais leve e até romântica no contexto em que se insere. Para além disso, o branco harmoniza-se na perfeição com a cor natural da madeira e o verde das plantas.  

2.

A nossa segunda pérgola conforma um verdadeiro oásis neste jardim. A estrutura é em aço, um material robusto e durável, e a parte superior está coberta por um toldo semi-transparente que deixa entrar a luz de forma mais controlada. 

3.

Uma pérgola em miniatura que demarca e protege parte de uma zona de jantar no exterior. Os globos de luz contrastam com a madeira preta da estrutura. 

4.

Se o orçamento for limitado, pode apostar na construção de uma estrutura mais leve e singela. Neste projecto, a pérgola serve de suporte para um baloiço que faz, por certo, as delícias das crianças. 

5.

Modern Garden with a rustic twist Yorkshire Gardens Jardins modernos
Yorkshire Gardens

Modern Garden with a rustic twist

Yorkshire Gardens

Se o seu jardim for recortado por escadas e caminhos, realce-as com uma pérgola, criando como que uma passagem idílica por entre a natureza. Inspire-se na imagem para levar a cabo um projecto semelhante. 

6.

Para decorar uma pérgola, nada melhor do que se apoiar na beleza das plantas trepadeiras. Aconselhe-se junto de um profissional para eleger a espécie que melhor se adequa à região onde vive. Depois, informe-se sobre a manutenção ou contrate um profissional para a fazer.

7.

A pérgola pode ser uma estrutura independente ou surgir apoiada na própria estrutura da casa. Nesta última situação, a pérgola como que prolonga a própria casa, fazendo-a, por isso, parecer maior do que aquilo que realmente é. 

8.

Hoje em dia, já há pérgolas verdadeiramente modernas com sistemas mecanizados que podem ser movimentados a bel-prazer dos proprietários. 

9.

Preencha os espaços vazios entre as vigas de madeira com vidro. A luz passa na mesma, mas ficará mais protegido.

10.

No terraço da imagem, verificamos que a pérgola teve que se adaptar à amplitude do espaço, abrigando áreas distintas: de lazer e de refeições. As plantas trepadeiras embelezam-na.

11.

Se tem jeito para construção, ponha mãos à obra e construa a sua pérgola, de preferência com uma ajuda adicional. Repare como a pérgola da imagem é simples, construída apenas com troncos de madeira.

12.

Recebe muitas visitas e gosta de organizar jantares, mas a sua sala é demasiado pequena? Como lhe dizíamos, a pérgola pode servir para a estender. Ora veja o que foi feito nesta casa! 

13.

Esta pérgola foi construída numa moradia de um casal que vive com os dois filhos. A família pretendia aproveitar mais a área exterior e fazer as refeições ao ar livre. À noite, o lustre com velas cria um ambiente especial.

14.

A pérgola que vemos na imagem desvia-se da pérgola clássica que consiste em colunas e pilares para sustentar a cobertura. Neste caso, a pérgola está fixada na parede da casa e cobre um pequeno alpendre com móveis em vime.

15.

Também aqui se optou por alternar a madeira e o vidro para consentir a passagem da luz natural e manter a visibilidade. 

16.

As pérgolas em madeira complementam particularmente bem as casas rústicas. Os materiais dialogam e a vegetação vem dar o toque final. 

17.

Crie uma área fresca e agradável no exterior com uma pérgola feita em canas. Complemente-a com cortinas brancas semi-transparentes e desfrute do seu oásis privado. 

18.

Vemos agora uma abordagem mais moderna para aquelas que preferem linhas simples e geométricas. 

19.

Pérgola maispaisagem Jardins modernos Madeira Verde

Reforce a privacidade da sua casa, complementando o seu muro com uma pérgola. A altura garantir-lhe-á também mais segurança. 

20.

A lateral da piscina é um bom espaço para a colocação de uma pérgola. Entre mergulhos e refeições se passa umas belas tardes de Verão. 

21.

Para abrigar uma cozinha no exterior, a pérgola deve ser robusta e ampla, tal como a da imagem. Repare como os materiais usados sobressaem pela solidez e as colunas têm uma base em tijolo.

22.

Mas, nem só de jardins vivem as pérgolas. Podem também ser uma boa opção para proteger o carro. Se não tem garagem, pense nesta opção. 

23.

Com vidro fosco a proteger uma zona de refeições no exterior. 

24.

A iluminação é essencial. Espalhe pontos de luz pelo local onde está a pérgola para lhe oferecer mais conforto e fazer realçar os detalhes que importam.

25.

Valorize a sua pérgola com complementos tão interessantes quanto esta pequena lareira a meio. Perfeita para o Verão e para uma noite outonal mais fria. 

26.

RHS Cardiff 2015 Best4hedging Jardins modernos
Best4hedging

RHS Cardiff 2015

Best4hedging

A cobertura pode ser plana e totalmente revestida com vegetação. Esta é uma boa alternativa ao vidro e integra-se totalmente na natureza. 

27.

Com a protecção da pérgola, é possível ter duas salas de estar em casa: uma no interior e outra no exterior. O mobiliário no exterior deve, porém, ser resistente às condições atmosféricas do local. 

28.

É, mais uma vez, a decoração a fazer a diferença nesta pérgola. As cortinas brancas criam uma deliciosa sensação de paz e de conforto.

29.

Esta pérgola pode ser fechada ou recolhida de acordo com a vontade de cada um. Simples, versátil e pouco dispendiosa. 

30.

Trocamos a madeira pelo metal nesta pérgola que apoia a piscina e a área de refeições. 

31.

Pequena, mas plena de charme. Esta estrutura simples é indicada para jardins de estilo campestre. Se optar por algo semelhante, não se esqueça de decorar com plantas e móveis brancos. 

32.

Outdoor Living Pod, Louvered Roof Patio Canopy Installation. homify Jardins modernos
homify

Outdoor Living Pod, Louvered Roof Patio Canopy Installation.

homify

A contrastar com o tijolo, esta pérgola parte da casa com imponência e estabilidade, cobrindo a área de churrasco. 

33.

O branco é, sem dúvida, uma boa opção. É uma cor pura, limpa e que inspira os dias quentes e soalheiros. 

34.

Branco, madeira e tons terra na decoração. Menos é, sem dúvida, mais. 

35.

E como os baloiços não são apanágio das crianças, use a sua pérgola para suspender um baloiço maior e mais estável para suportar também o peso dos adultos. 

36.

Esta pérgola transporta-nos até a um ambiente de praia, não só pela cor clara da madeira, como também pelas cortinas semi-transparentes e pelo verde água das paredes. 

37.

Para os adultos, uma zona de estar com a pérgola, para as crianças, brinquedos e casas de madeira para muitas tardes de diversão. 

38.

Esta pérgola inclui cortinas em rolo que garantem sombra e privacidade, mesmo a partir das laterais. 

39.

Quase a terminar, vemos mais um exemplo de uma pérgola em branco, desta vez a cobrir um terraço assimétrico. 

40.

Terminamos com uma forma simples e subtil integrar a pérgola na sua casa, surgindo como continuação da mesma. 

Veja mais projectos dos arquitectos paisagistas registados na homify.

Mais inspiração: pérgola jardim

Este artigo não poderia ser mais completo, mostrando-lhe tantas opções de pérgolas para terraços.

Dependendo do tamanho e dos materiais de que são feitas, consegue ter pérgolas baratas e outras mais dispendiosas. Por isso, não perca a esperança porque há alternativas para todos os bolsos. Peça orçamento ao seu arquiteto e informe-se sobre pérgolas preços.

Nesta imagem vemos uma pérgola de madeira e se for esta a sua perdição, veja mais exemplos: aqui.

Por qual destas pérgolas optaria? Partilhe connosco a sua opinião.
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!