270 m2 aproveitados ao milímetro! | homify Edifício português do século XIX, reabilitado no século XXI

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

270 m2 aproveitados ao milímetro!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Estúdios FG75 - Reabilitação Quartos modernos por A2OFFICE Moderno
Loading admin actions …

Um projeto nacional, que mais uma vez nos comprova que em Portugal há profissionais distintos e merecedores de todo um artigo homify. 

Os arquitetos da A2 OFFICE teve como responsabilidade a reabilitação de um edifício inabitado, construído no final do século XIX. Este edifício é constituído por quatro pisos, perfazendo no total 176,80m². Não há dúvidas que foi uma grande obra!

O plano era tornar este edifico bifamiliar, num programa multifamiliar, ou seja, constituído por seis estúdios T0 e arrumos na cave. Mantiveram o esqueleto estrutural do prédio, deixando como marca do passado um elemento de destaque – a escada, que dá acesso aos vários estúdios. Apesar de ter sido criada uma nova escada entre o piso de entrada para o piso térreo.  

Todos os apartamentos apresentam características diferentes, dado às demolições interiores, que foram acontecendo ao longo do tempo. Embora os arquitetos mantiveram padrões comuns. Alguns apartamentos apresentam um mezzanino, debruçado sobre um open space. Enquanto que noutros criaram como uma ilha, que divide o espaço social e privativo, sem por isso quebrar a abertura das áreas e a iluminação. 

Os profissionais mantiveram nestes variados espaços a simplicidade, adoptando um estilo muito minimalista. Os materiais, as cores e as texturas não são variados, de forma a realçar o espaço e sobretudo para não sobrecarregá-los, uma vez que são apartamentos relativamente pequenos. Como poderá constatar os espaços são luminosos, simples e muito atrativos. Assim, é muito mais fácil um novo morador projetar-se e instalar-se por lá, com os seus pertences.

Agora, resta descobrir tudo em imagens! 

Uma cozinha simples e minimalista

Estúdios FG75 - Reabilitação Cozinhas modernas por A2OFFICE Moderno
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Reabilitação

A2OFFICE

Nesta fotografia podemos apreciar uma das cozinhas dos vários apartamentos. Apesar de todas elas apresentarem esta simplicidade e este lado minimalista. 

Ao longo de todo o projeto constatará que a cor branca, foi o tom escolhido para revestir paredes, portas, estores e outros detalhes. O pavimento é de madeira clara, dando continuidade a esta simplicidade. 

Um projeto para o escritório

Estúdios FG75 - Reabilitação Escritórios modernos por A2OFFICE Moderno
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Reabilitação

A2OFFICE

Nesta divisão projetaram ao longo de toda a janela, uma mesa que poderá servir de espaço para o escritório. Uma opção prática e bem pensada, uma vez que esta usufrui de toda a luz natural. 

A futura área social?

Estúdios FG75 - Reabilitação Salas de estar modernas por A2OFFICE Moderno
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Reabilitação

A2OFFICE

Mais uma fotografia, mais um espaço por descobrir…  

Não sabemos ao certo o que será deste espaço, provavelmente a área social desta casa. Mas temos a certeza de uma coisa é que, não será difícil decorar e organizar este ambiente. A neutralidade, a cor e a iluminação prevalecerão qualquer layout.  

Umas escadas que dão acesso a um quarto

Estúdios FG75 - Reabilitação Quartos modernos por A2OFFICE Moderno
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Reabilitação

A2OFFICE

Neste open space foi projetado como um andar, de modo a ganhar mais um espaço para criar uma divisão, tal como um quarto. Como podemos verificar na imagem abaixo. 

Quarto

Estúdios FG75 - Reabilitação Quartos modernos por A2OFFICE Moderno
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Reabilitação

A2OFFICE

Aqui pode verificar o projeto de mezzanino, de um dos estúdios. Embora o espaço não seja muito grande, os profissionais tentaram tirar o máximo proveito da área, criando móveis à medida. 

Casa de banho

Estúdios FG75 - Reabilitação Quartos modernos por A2OFFICE Moderno
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Reabilitação

A2OFFICE

Podemos espreitar a estrutura de uma das casas de banho e como todos os restantes espaços, rege a simplicidade. Uma casa de banho pequena, mas equipada com o necessário: duche, sanita e lavatório com armário incluído. Por cima do duche desenharam uma clarabóia, perfeita para iluminar naturalmente esta divisão. 

As escadas do passado, que dão acesso ao presente

Estúdios FG75 - Reabilitação Corredores, halls e escadas modernos por A2OFFICE Moderno
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Reabilitação

A2OFFICE

Como referimos na introdução, os arquitetos optaram por guardar o esqueleto destas escadas na sua essência, homenageando assim o passado deste edifício. 

Um passado que se descobre no presente e que continuará a marcar histórias, vidas e momentos, entre subidas e descidas da própria vida. 

Edifício visto de fora

Estúdios FG75 - Reabilitação Casas modernas por A2OFFICE Moderno
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Reabilitação

A2OFFICE

Depois de espreitarmos alguns espaços interiores, precisamos de ver o projeto de fora, não é verdade? Aqui está! Era o que imaginava? 

Este edifício insere-se numa zona antiga, mais precisamente na cidade do Porto. Depois desta reabilitação este projeto destaca-se e brilha entre outros prédios antigos à sua volta. A fachada da parte de trás foi pintada por um azul acinzentado, como pode ver pela fotografia, enquanto que a fachada da frente manteve a sua essência: pedra e branca. 

Durante a reabilitação

Estúdios FG75 - Obra Paredes e pisos modernos por A2OFFICE Moderno
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Obra

A2OFFICE

Terminamos com fotografia do antes, para que perceba o impacto deste projeto. É quase difícil imaginarmos o que era antes, depois de vermos espaços tão limpos, luminosos e belos. Mas a verdade é que antes, existia uma estrutura velha, degradada e a precisar urgentemente de uma reabilitação. 

Quer descobrir mais uma transformação incrível? Ora dê uma vista de olhos aqui!

O que achou deste projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!