Os prós e contras da água salgada em piscinas | homify

Os prós e contras da água salgada em piscinas

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
​Stunning Stainless Steel Pools London Swimming Pool Company Piscinas modernas
Loading admin actions …

A primavera está quase aí, e com ela chega um pouco do calor e do sol que os portugueses tanto gostam! O verão já se vislumbra, e por isso se tem uma piscina ou está a planear ter uma, esta é a altura para passar dos planos à prática e começar construção, ou então a fazer as manutenções programadas, e/ou os consertos necessários para ter a sua água fresquinha pronta para o calor.

Há vários sistemas de manutenção da água da piscina, como a clássica utilização de químicos, a água salgada ou os inovadores sistemas de ultravioletas. A utilização do cloro tem-se tornado cada vez mais controversa e as alternativas têm surgido, umas com mais outras com menos vantagens, mas ainda assim continua a ser o método mas largamente usado nas piscinas portuguesas. Porquê? Porque apesar das vantagens dos novos sistemas as desvantagens ainda são substanciais.

As piscinas de água salgada têm vindo a surgir como tendência em alternativa às tradicionais piscinas de cloro. Ambas têm vantagens e desvantagens, por isso, venha connosco descobrir se uma piscina de água salgada é a ideal para si!

Vantagem: menos necessidades de manutenção

As piscinas de água salgada necessitam de menos manutenção do que uma piscina convencional tratada com cloro, pois o gerador de cloro, que faz a eletrólise trabalha em contínuo, e têm funcionamento de autolimpeza que não requer atenção constante. Como referimos anteriormente, o gerador de cloro converte o sal (sal natural marinho) em cloro, assegurando a higiene da piscina, e evitando também a formação de algas.

Mas isto não significa que não haja manutenção, apenas que esta é menos intensa e regular do que nas piscinas convencionais. O pH do cloro gerado continua a ter de ser monitorizado e ajustado, embora normalmente seja um processo em que o proprietário não intervém.

Vantagem: menos químicos

QUINTA RAINHA SANTA MAFALDA MHPROJECT Piscinas modernas
MHPROJECT

QUINTA RAINHA SANTA MAFALDA

MHPROJECT

Sabe aquele intenso cheiro a cloro que costuma encontrar nas piscinas? Nas de água salgada não vai encontrá-lo! Uma das maiores grandes vantagens das piscinas de água salgada é a redução no uso contínuo de químicos tóxicos. Isto não significa que a piscina de água salgada não tenha cloro, ou seja completamente isenta, apenas que os seus valores serão muito mais baixos. 

Os sistemas utilizam um gerador de cloro que produz o cloro necessário à piscina por eletrólise usando uma solução de sal, ou seja a própria água salgada piscina. Este cloro é natural, em oposição ao cloro normal, e normalmente considera-se menos prejudicial.

Vantagem: menos custos a médio prazo

Soleo Skimmer Soleo Piscinas modernas
Soleo

Soleo Skimmer

Soleo

Os custos de manutenção de uma piscina de água salgada são em média inferiores aos de uma piscina de cloro, chegando aos 50% de poupança. Mas não se entusiasme já, porque os custos iniciais são mais altos. Ainda assim, estima-se que a médio-longo prazo consiga retorno do investimento, e que globalmente este sistema de tratamento de água com sal fique realmente mais económico.

Vantagem: maior conforto de utilização

Soleo Skimmer Soleo Piscinas modernas
Soleo

Soleo Skimmer

Soleo

Usufruir de um belo mergulho numa piscina de água salgada é uma experiência bem mais agradável do que numa piscina com cloro. Porquê? Porque o sal é mais suave na pele do que o cloro industrial, e mesmo o cloro gerado pela eletrolise é menos danoso para a pele. Isto significa que os sintomas de pele irritada e sensibilizada, olhos vermelhos e nariz irritado vão ser muito menores. E adicionalmente não vai sentir o cheiro a cloro, nem ficar com o cabelo descolorado!

Vantagem: mais saúde, melhor meio ambiente

deck e piscina exterior A+ arquitectura Piscinas modernas
A+ arquitectura

deck e piscina exterior

A+ arquitectura

Tendo em conta que precisam de muito menos químicos na sua manutenção, as piscinas de água salgada são mais ecológicas e amigas do ambiente. 

Por outro lado, a união do cloro com matéria orgânica (pele humana, folhas, insetos… ) dá origem ao aparecimento de compostos chamados de organoclorados. Estes compostos são semelhantes às hormonas humanas e foram relacionados com infertilidade, e até alguns tipos de tumores. Como nas piscinas de água salgada se utiliza muito menos cloro a quantidade destes produtos que se forma é ínfima, pelo que estas piscinas também vão ser menos prejudiciais para a sua saúde.

Desvantagem: incrustrações

Soleo Skimmer Soleo Piscinas modernas
Soleo

Soleo Skimmer

Soleo

A limpeza das piscinas com água salgada tem de ser feita com mais regularidade porque a eletrólise do sal provoca a deposição do calcário presente na água sobre as placas de tratamento e sobre a generalidade das superfícies da piscina. A limpeza frequente vai garantir não só o prolongamento da vida do equipamento de tratamento, mas da própria piscina, pois o calcário além de ficar inestético pode danificar as superfícies e acelerar o processo de corrosão.

Desvantagem: mais corrosão

Berndorf Bäderbau Stainless Steel Private Pool (Bavaria, Germany) London Swimming Pool Company Piscinas modernas
London Swimming Pool Company

Berndorf Bäderbau Stainless Steel Private Pool (Bavaria, Germany)

London Swimming Pool Company

Esta é uma das grandes desvantagens das piscinas de água salgada! O salitre é corrosivo e pode danificar seriamente as superfícies de metal da piscina e até dos mobiliários de exterior à sua volta. A solução é ter o mínimo de superfícies de metal possível na sua piscina, substituindo-os por plástico, betão, ou outros revestimentos. Este sistema não é totalmente adequado para piscinas de aço inoxidável e é totalmente desadequado para piscinas aquecidas, pois o aquecimento acelera o processo de eletrólise, e consequentemente aumenta os níveis de colo e a corrosão.

Desvantagem: custo de funcionamento

O sistema de eletrolise que decompõe o sal e mantém a água em boas condições de utilização trabalha em contínuo. Isto tem a vantagem de tornar a manutenção mais simples e menos frequente, mas também tem a enorme desvantagem de aumentar substancialmente os custos energéticos.

Desvantagem: custos iniciais mais elevados

A última desvantagem deste sistema é muito provavelmente a primeira com que se irá deparar se estiver a considerar a sua compra: – o investimento inicial é bastante superior ao dos sistemas de tratamento convencionais. Mas não é apenas o investimento inicial que é mais elevado, pois a manutenção programada das máquinas e a sua reparação é também mais cara. 

Se está indeciso sobre que sistema escolher para a sua piscina o melhor é contactar um dos nossos profissionais

E se gostava muito de ter uma piscina mas o orçamento é apertado leia este artigo para conhecer algumas soluções!

Tratamento de água de piscina com sal

É cada vez mais usado sal para piscinas em vez de cloro para piscina pois uma piscina de água salgada tem mais vantagens. No que toca ao seu tratamento, esperamos que as nossas dicas lhe tenham sido úteis e se tem uma piscina no seu jardim como a desta maravilhosa imagem, e se já optou por água salgada já sabe como tratar a água da piscina.

Se ainda não tem uma, mas quer muito, contrate um arquiteto e veja as nossas dicas de construção e os tipos mais procurados!

Qual é o sistema que usa para tratar a água da sua piscina?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!