Como ter uma casa tranquila… ssshhh!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

É hora de baixar as vozes, tirar os barulhentos sapatos e abraçar a calma e a tranquilidade da sua casa se todos aqueles que nela vivem deixarem que isso aconteça.

Qualquer casa, independentemente da idade, terá desenvolvido peculiaridades e nuances ruidosas que o fazem rebolar os olhos quando quer estar em sossego. Assim, se sente que necessita de um pouco mais de calma e menos barulho na sua casa, leia com atenção as dicas que hoje lhe vamos deixar.

It's oh so quiet. Shh, shh.

Coloque tecidos

Janelas e portas modernas por Designers Guild
Designers Guild

Madhuri Print collection AW14

Designers Guild

Se está interessado em criar uma casa luxuosa e calma opte pela inclusão de tecidos macios na decoração, tais como tapetes, almofadas e cortinas.

Os encantadores tapetes felpudos, não só ficam bem em qualquer casa, como podem também diminuir bastante o som de passos pesados, enquanto as cortinas são uma forma elegante de manter o som do vento do lado de fora da janela e, quanto mais grosso for o tecido, maior a insonorização que elas irão oferecer. Por sua vez, as almofadas e as mantas são também um pormenor delicioso e, embora não tenham as mesmas capacidades de redução de som dos tapetes e das cortinas, têm um efeito suavizante sobre o ruído do ambiente, contribuindo assim para uma atmosfera mais tranquila e sossegada.

Corrija os rangidos do soalho

Parede e piso  por Quick-Step
Quick-Step

Bleached White Oak

Quick-Step

Já deve saber que adoramos chão em madeira natural. É uma das formas preferidas de trazer beleza e elegância intemporal para as nossas casas, mas quando uma das placas do soalho começa a ranger, quase dá a ideia de que todas as outras se estão a querer juntar ao coro.

Assim que identificar a placa do soalho que range, arranje algum tempo para a consertar e acabe o mais depressa possível com o irritante barulho ou chegará uma altura em que já não será capaz de atravessar um espaço de uma ponta à outra sem quase tocar uma melodia com os seus pés.

Verifique os seus electrodomésticos

Cozinha  por Fisher & Paykel
Fisher & Paykel

New Flat white range of fridge freezers

Fisher & Paykel

Pode não se aperceber do zumbido de um frigorifico que está a dar as últimas ou do barulho estridente de uma máquina de lavar que já viu melhores dias, mas agora que chamamos a atenção para eles, apostamos que consegue ouvi-los e que o impacto que está a ter na sua silenciosa casa é verdadeiramente incómodo.

Actualmente, já existem inúmeros aparelhos com um funcionamento silencioso e aos quais está inerente uma preocupação de eficiência energética, por isso, se consegue ouvir todos os ruídos dos seus electrodomésticos, talvez esteja na hora de contactar um profissional ou pensar em substituí-los. Tem também a alternativa de os entalhar nos armários da cozinha, à semelhança do que vemos neste projecto da Fisher & Paykel. Porém, esta opção, por si só, não será uma garantia total de uma vida tranquila.

Lubrifique a dobradiça das portas

O que lhe parece esta dica? Bem sabemos que possivelmente nunca pensou em perder tempo a reparar ou lubrificar as dobradiças das suas portas, mas agora que o lembramos disso deve pensar em fazê-lo.

As portas em madeira, em particular, são propensas a inchar e a contrair devido ao calor e isso vai ter um forte impacto no funcionamento das dobradiças, fazendo-as flectir e mover e obrigando à sua reparação ou lubrificação para colmatar o ranger longo e feio, digno de um filme de terror. Não deixe que as suas portas cheguem a este ponto. Faça a devida verificação e manutenção com regularidade de forma a poder desfrutar de uma casa tranquila.

Repare a tubagem

Escritório  por UK Architectural Antiques
UK Architectural Antiques

The Daisy 780mm Cast Iron Radiator

UK Architectural Antiques

Este pode ser um ponto delicado, uma vez que toda a tubagem habitualmente faz barulho, mas se se certificar que o seu sistema de aquecimento e canalização estão a funcionar de forma verdadeiramente eficiente, pode ter a certeza que eles serão silenciosos.

Em prédios mais antigos, o mais fácil talvez seja esconder e isolar os canos, especialmente em áreas sociais como a sala de estar, caso contrário o barulho que acontece naturalmente quando a água passa pelos tubos pode interromper uma noite encantadora. Uma casa tranquila é uma bênção e ninguém quer que uma coisa tão banal como a tubagem atrapalhe um momento de relaxamento, certo?

Instale vidros triplos

Janelas   por IQ Glass UK
IQ Glass UK

Beechcroft

IQ Glass UK

Se estiver a precisar de mudar as suas janelas ou se estiver a construir uma casa nova, deve considerar a colocação de vidros triplos que se tornarão de extrema importância, não só para isolar a casa, como também para a tornar mais silenciosa.

Se uma casa tranquila é uma prioridade para si, o vidro triplo é uma óptima escolha visto que previne o barulho exterior de entrar na residência, criando quase um vácuo de calma e tranquilidade. A única coisa com que terá de se preocupar é certificar-se de que todos os que vivem consigo são capazes de manter as janelas fechadas.

Instale isolamento acústico

Salas multimédia modernas por Nethaus Ltd
Nethaus Ltd

The Cliff – Jersey

Nethaus Ltd

Se é suficientemente afortunado ao ponto de ter uma sala de cinema, um estúdio de música ou uma sala de jogos, talvez seja uma boa opção instalar-lhes um sistema de isolamento acústico para que no restante espaço da casa e até na vizinhança não se ouça o que está a acontecer lá dentro. Até pode gostar de música barulhenta e alta, mas nem todos gostam, por isso deve evitar perturbar a vizinhança. 

Uma casa tranquila não é só um espaço de baixo nível de ruído, mas também um espaço de alto nível de respeito e de educação.

O que achou das dicas que aqui deixamos? Tem alguma sugestão que queira partilhar connosco? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!