Árvores para o seu jardim!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Sabia que ter um ambiente acolhedor e verde perto de si, pode mesmo melhorar o seu humor e a sua maneira de encarar mais um dia de trabalho? Hoje falamos de árvores e o poder das mesmas no jardim de sua casa, caso tenha essa sorte. Caso não tenha mostramos-lhe como as mesmas em espaços públicos têm o mesmo impacto sobre si. 

Existem os jardins em frente à fachada principal e os voltados para dentro, aproveitando a zona mais privada e intima da habitação. Para os que têm de se contentar com uma varanda verde também existem soluções e árvores de menor porte que podem transformar de imediato o espaço e conseguir aquela sensação especial que procurava.

Venha comigo nesta viagem por diversos oásis verdes, mas prometa-me que não se perde!

Como parte integrante da fachada

Há fachadas e fachadas e habitações que dependendo do país ou continente onde se encontram exigem ou não uma maior preocupação de segurança e privacidade. Nesta imagem, a habitação encontra-se lado a lado com a estrada e não existe nada a privá-la ou a torná-la mais salvaguardá-la. 

Mas este artigo não é sobre segurança e privacidade mas antes sobre árvores, jardins e espaços ao ar livre. A zona relvada ladeia a casa e uma árvore de grandes dimensões ocupa grande parte da fachada principal. Com o seu largo tronco e plantas selvagens à sua volta, consegue tornar a janela em vidro mais privada e sombria. As árvores além do ser ar verde, vivo e natural, são óptimas para criar zonas de sombra.

Para almoços em família

Num jardim ou terraço onde há necessidade de sombra, as árvores são sem dúvida uma mais valia. Colocar mobiliário de jardim no exterior é positivo e agradável, mas nem sempre é conseguido passar tempo de valor e de extremo conforto devido às altas temperaturas ou ao constante sol directo. Assim sendo, nada melhor que apostar em guarda-sóis naturais – árvores. Dependendo da espécie – caducas ou persistentes – conseguirá um jardim verde todo o ano ou não. Neste cenário delicado, os arbustos, tufos verdes e respectivas flores são como a cereja no topo do bolo.

Canas de bambu

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Não só em grandes moradias, com grandes terrenos é possível ter grandes jardins, árvores e a presença da natureza. Repare como neste terraço português, as canas da índia fazem o mesmo impacto que palmeiras e pinheiros em outros jardins. Aqui concluiu-se que era a opção mais acertada para conseguir uma aura verde e ainda decorar o ambiente. A zona em deck possibilita um inúmero ilimitado de actividades ao ar livre. Repare como a iluminação colocada no pavimento entre as canas deixam o espaço iluminado de forma subtil e encantadora.

Palmeiras, cactos, pinheiros

Na zona exterior desta habitação em Espanha, as espécies de verdes diferem imenso. A relva e a zona de pedras ocupam a área total do pavimento e as árvores aparecem aqui e ali. Várias espécies de palmeiras foram escolhidas para dar a este jardim um ar mais tropical e arejado. Umas de espécie mais alta e elegante e outras ainda mais pequenas, tipo arbusto. Muitos pinheiros compõem o restante terreno, conseguindo de certa forma, esconder a habitação por entre os verdes. Ainda numa zona mais próxima de uma janela, diversos cactos decoram este espaço à sombra. Consegue imaginar a vista fantástica que se deve ter do interior? E sabes ainda quais os poderes dos cactos? Reveja o artigo e perceba porque são uma tendência!

Verde mais verde não há!

Verde transmite calma, frescura e serenidade e ainda é a cor da força e da energia, provocando criatividade. Nada melhor que apostar no verde para conseguir ambiente de aura super positiva. O revestimento da piscina sendo também ele num tom esverdeado, consegue como que por magia lembrar as águas do mar de certos destinos e a moldura verde aumenta ainda o potencial da sua cor. A quantidade e a qualidade das árvores deste jardim, devido às suas copas bem cheias, criar imensas zonas de sombra, tanto na piscina, na zona circundante à mesma e ainda na zona relvada.

Árvores de todas as espécies

Já anteriormente falei de árvores caducas, as que perdem a folha com o outono e as persistentes, que como o próprio nome indica, em que as folhas persistem e se mantêm o ano todo.

Existem também árvores de troncos largos independentemente da idade e ainda os finos e delicados como os da imagem. Lembramos que todas elas necessitam de dedicação e manutenção para se manterem sempre bonitas e cuidadas.

Manutenção, sim ou não?

Entre edifícios ou mesmo em pátios interiores, é sempre possível recorrer a árvores para tornar o ambiente mais fresco, tratado e acolhedor. A zona em deck reveste todo o piso e apenas foi deixada uma parte aberta por onde a água da chuva pode alimentar a árvore. Sejamos sinceros, uma árvore necessita bem menos de manutenção que um jardim relvado ou de floreiras imensas.

A actriz principal

Jardins rústicos por Paisajes Albert
Paisajes Albert

Terraza debajo de un roble

Paisajes Albert

Se teve a sorte de comprar um terreno que já trazia uma árvore, faça-a ver-se melhor e dê-lhe o maior destaque possível. Mesmo sendo só uma pode fazer o jardim todo. Nesta imensidão de jardim, optou-se por forrar a zona sempre em sombra com deck e assim parece que foi colocado um pedestal, um palco a esta grande árvore.

Não foi referido ainda, mas as árvores podem ser apenas de folha ou ainda de fruto.

Árvores em vasos! Porque não?

Em espaços públicos, árvores marcam a sua presença em avenidas, ruas e locais comerciais. Estas de estatura média tornam o local mais arranjado e organizado e além da pouca copa, também dão sombra. Imaginaria colocar as árvores dentro de vasos como se de flores de reduzida escala se tratasse? Fica tão querido, não concorda?

De que género gosta mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!