15 pequenos jardins com pedra que pode facilmente fazer em casa!

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Piccoli giardini realizzati in città. small garden in the city, Dotto Francesco consulting Green Dotto Francesco consulting Green Jardins clássicos
Loading admin actions …

Nos jardins é comum encontrar arbustos, flores, espaços verdes, mas existe um elemento muito especial, de origem natural, elegante e duradouro, tal como a pedra. Durante centenas de anos, a pedra foi usada para ornamentar jardins, tal como os jardins japoneses tradicionais, em que usam apenas a pedra e a areia. 

Não iremos pedir para que faça este tipo de jardim, apenas vamos partilhar convosco tudo o que pode fazer com a pedra, no seu jardim. Vai ver que este elemento natural é muito versátil e cria uma decoração ímpar no seu jardim. Descubra os nossos 15 belos jardins, quem sabe se a ideia do seu futuro projeto não está escondido numa destas pedras!

1. Estilo japonês

Os japoneses são como os nossos mestres, ensinam-nos a usar a pedra nos jardins. Usam-na de diferentes maneiras, mesclando-a com outros materiais, tal como a areia. Além disso, combinam diferentes cores de pedra, de textura e envolvam todo o enquadramento à volta. Criando uma verdadeira obra de arte

Inspire-se nesta imagem para construir o seu jardim num estilo japonês, todos os detalhes estão aqui presentes. 

2. Formando um pequeno jardim

Aqui, temo um jardim natural que é constituído por pedras, que cercam este grupo de plantas. Não apenas à volta, mas também no interior do pequeno jardim. Combinaram diferentes pedras, de cores e tamanhos diversos. Além disso, a beleza e diversidade das plantas tornam este espaço ainda mais mágico. 

Uma opção a considerar para ornamentar a frente da sua casa. 

3. Criar círculos na relva

Por que não criar círculos no jardim, hum?! Criar formas geométricas é sempre um projeto interessante e irreverente. Para criar um desenho destes precisará de pedras e de relva, depois é só começar a formar um caracol. 

Nota: antes de enterrar parte das pedras, ponha-as apenas por cima, para criar e perceber o desenho. 

4. Um pavimento em pedra

Se o seu jardim ou terraço for revestido com pedra, coloque plantas dentro de vasos e suspenda outras, é uma forma de dar vida e luz ao espaço. 

Um pavimento em pedra proporciona naturalidade ao jardim, além de ser fácil de manutenção, ao contrário da relva. Existe várias opções de pedra no mercado.  

5. Água

As pedras e a água são dois componentes naturais que combinam muito bem, nomeadamente se a água mover-se. Uma pequena fonte no seu jardim, com um fundo em pedra é ideal para garantir um som refrescante e agradável quando quiser relaxar.

6. A pedra e a madeira, uma combinação perfeita

Para criar um ambiente descontraído e autêntico, esta combinação de pedra e madeira é excelente. A combinação  da textura e das cores destes dois materiais tornará o seu jardim um verdadeiro oásis de paz.

7. Pedra com vida

Pode criar uma lagoa de jardim com pedras, proporcionando um habitat quase natural aos peixes, às tartarugas ou a outros ser vivos. O seu jardim ficará com muito mais cor, vida e movimento. 

8. Vibrante!

A pedra é um dos materiais naturais mais antigos, que transmite boas vibrações e uma atmosfera agradável dentro de casa. Como pode verificar nesta inspiração, a pedra está presente em vários detalhes: parede, pavimento… Se gostar de ambientes semelhantes é só fazer igual.

9. As pedras de cores diferentes

Se quiser delimitar duas partes do seu jardim e tirar proveito da diferença de cores das pedras, pode criar dois pequenos jardins diferentes. De um lado a pedra preta, de outro a pedra branca, ornamentando-o com flores coloridas. 

10. Perto da parede

Com pedras pode definir um jardim, limitado pela parede do pátio. Neste caso, as pedras criam uma forma e delineiam as plantas ornamentais. Além disso, as pedras permitem preencher espaços vazios e evitam o aparecimento de ervas daninhas. 

11. Um jardim de canto

Pode usar a pedra para criar um desenho no relvado do seu jardim. Pode criar formas diferentes e apostar em cores ou tamanhos de pedras diferentes, para criar um jardim dinâmico e com muita personalidade. 

12. Entre pedras médias

O que acha desta composição? Entre as pedras brancas colocaram plantas verdes, criando um espaço elegante e diferente. Além disso, este pequeno canteiro delimita duas zonas. Uma solução que pode ser criada num pátio, junto a uma parede, num jardim frente a uma fachada ou mesmo num jardim interno, dentro de casa. 

13. Com duas cores

As duas cores das pedras, cinza e branco, limitam os espaços, onde foram plantadas as plantas, como se tivessem criadas pequenas ilhas. Uma solução que não requer tanta manutenção. 

14. A pedra e cascas de árvore

Os pedaços de casca das árvores são elementos muito utilizados na jardinagem. Neste jardim até os combinaram com pequenas pedras, uma combinação perfeita de textura e cor.

15. Todos os elementos juntos

Pedra, madeira, água e vegetação, todos estes elementos juntos criam um jardim único, vibrante e que a aproveita a natureza na sua essência. 

O carácter deste jardim é, o seu tamanho, um verdadeiro equilíbrio tal como é na natureza. 

Mais ideias aqui: Jardins com camas de pedra – modernos e de fácil manutenção.

O seu jardim é decorado com pedras também?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista