Casas rústicas por ISLABAU constructora

Uma casa espanhola de cortar a respiração!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se é daquelas pessoas que adora casas rústicas com telhados tradicionais e revestimento em pedra, esta é a casa dos seus sonhos. Se está, por outro lado, na dúvida entre uma estética mais rústica ou mais contemporânea, então ainda melhor porque os interiores que lhe vamos mostrar são inesperados. 

Hoje, mostrar-lhe-emos uma moradia com um estilo arquitectónico tradicional, uma planta generosa, um pé direito alto nos moldes antigos e com ambientes onde encontramos os mais modernos acabamentos.

O projecto ficou por conta da empresa especializada em restauro e renovação, a Islabau Constructora, localizada em Palma de Maiorca, Espanha. Este gabinete tem um portfólio vasto voltado especialmente para desafios que tratam de recuperações históricas e remodelações que as tragam para uma realidade moderna. Ou seja, são mestres em trazer à tona e respeitar o melhor do passado num projecto voltado para as necessidades do presente.

Vamos conhecê-la?

Fachada em pedra

Um primeiro olhar para a fachada frontal incita-nos a descobrir o seu interior e a percorrer uma experiência através do tempo. Aqui, vemos uma casa imponente e bela. Mas de beleza simples e nostálgica. Aqui entre nós: a melhor. Pelo estilo moderno das janelas, percebemos que se trata de um projecto de restauro e que os interiores foram intervencionados. O exterior, porém, manteve a sua essência quase na totalidade. Não poderíamos, naturalmente, deixar de mencionar a piscina cuja limpidez faz sobressair ainda mais as cores da casa. Parece-nos a materialização ideal da tão famigerada expressão: “ouro sobre azul”.

Entrada pela garagem

O acesso à garagem desta casa faz-se por via de uma rampa. A garagem é subterrânea, uma opção ideal para que não se ocupe espaço verde e para que não se obstrua a paisagem ou a entrada de luz. Não esqueçamos, também, os benefícios que este tipo de garagem traz em termos acústicos e de segurança.

A partir de uma perspectiva lateral da casa, é-nos possível perceber um pouco mais sobre a volumetria, o tamanho da construção e a forma através da qual estão distribuídas as diferentes áreas desta casa ampla e familiar. Estamos perante uma grande construção dividida entre três andares que podemos apreciar por fora através da marcante presença da pedra rústica que, para além de formar a sua estrutura e os muros de arrimo, também aparece nos revestimentos. Um desenho rústico, rural e tradicional.

A passagem para o pátio

Nesta imagem, o desenho típico da arquitectura rural espanhola insurge-se em toda a sua beleza clássica. A formação de arcos nas passagens e a utilização de vasos floridos remete-nos às românticas paisagens deste país de cultura rica e com muitas histórias para contar.

Nadamos?

Dando a volta a esta casa, chegamos até à sublime piscina. O exterior integra uma zona de lazer muito completa. Para além da piscina de linhas longas que se prolonga pelo generoso terreno, há, ainda, uma cozinha de exterior com forno para churrascos e uma mesa para reunir os amigos e a família. Esta área de refeições aparece coberta, resguardando-se do sol e proporcionando aos moradores uma agradável sombra num dia quente. Para colorir esta zona, não podia faltar vegetação típica da região plantada em vasos artesanais.

Área de churrasco

Aproximamo-nos da área de churrasco que acabamos de mencionar. É, tal como prevíamos, o local perfeito para convívios informais com bons petiscos e melhores conversas. Esta cozinha exterior, plena de rusticidade, remete-nos, inevitavelmente, para a preparação de refeições caseiras e deliciosas. Aqui, a madeira surge por via de vários elementos, num permanente diálogo com a estética rústica da bancada revestida a cerâmica.

A sala de estar interior

Entramos, finalmente, nesta bela casa rústica. Os interiores são muito bem iluminados e pautam-se por uma decoração que priorizou a pintura das paredes num branco moderno e brilhante que enfatiza as estruturas de madeira e os objectos decorativos. Repare no contraste entre os sofás modernos e a mesa de centro sólida e tosca. Não há qualquer têxtil nesta sala, nem a cobrir as janelas, tampouco o chão.

O ambiente é amplo e as salas de estar e de jantar aparecem unidas sob o mesmo tecto, consubstanciando-se numa só divisão com áreas integradas.

A sala de estar exterior

Com um cenário de cortar a respiração, não podia deixar de existir uma zona de estar no exterior onde os moradores se podem sentar para absorver intensamente a paisagem com o devido resguardo de uma pérgola que a torna funcional mesmo nas estações mais frias. Como vimos nas imagens anteriores, as estruturas de lazer remetem-nos para o ambiente tranquilo das regiões rurais, acentuado pela estética cálida e rústica das pedras em contraste com os móveis que são, neste caso, mas modernos, deixando-nos a saber o que virá a seguir: os seus interiores.

Do outro lado

Na área de jantar, por outro lado, percebemos a importância de tantas janelas abertas para a vista exterior. De tão iluminados, os ambientes quase parecem estar do lado de fora, em plena luz do dia. A mesa de jantar é em madeira, mas de laivos modernos e acabamentos lisos e polidos. Esta superfície contrasta com as cadeiras que ladeiam a mesa estofadas num tipo de pele agastado e rústico, ainda que com um formato esguio e minimalista.

Área de serviço

Assim como a cozinha, a área de serviço segue a mesma linha minimalista com a continuação do branco e dos tons casca de ovo. O facto desta área de serviço estar bem iluminada dá-nos a percepção de uma organização e limpeza irrepreensíveis, facto que importa tendo em conta o propósito deste espaço.

Cozinha moderna

Continuando na linha dos contrastes, a cozinha distingue-se com os seus móveis, paleta cromática e electrodomésticos inteiramente modernos. É uma cozinha minimalista e impecavelmente organizada com boa iluminação e muito espaço para preparar as refeições. Tendo em conta a fachada da casa, não imaginaríamos que a cozinha se pudesse desenhar assim. É a prova de que a modernidade e a tradição se podem encontrar sem que uma ofusque a outra.

A casa de banho

Terminamos este livro de ideias com a casa de banho revestida a materiais nobres e em tons claros que, dentro de uma estética moderna, promovem a tranquilidade e a beleza. A casa de banho inclui uma banheira e uma zona de duche, um dois em um perfeito para dar resposta a dias em que o tempo escasseia e aos outros em que não há horas para nada.

Quarto de casal

Chegamos ao quarto e, agora sim, podemos ver um completo contraste em relação à fachada rústica. Não há vigas em madeira a atravessar o tecto, não há móveis toscos, nem há materiais a sugerir a atmosfera campestre. Em boa verdade, o quarto foi apenas decorado com uma cama e duas mesas-de-cabeceira modernas e em tons claros que vão ao encontro da paleta cromática escolhida para a parede que se pinta em cores serenas que convidam ao descanso. Esta suite tem uma área muito generosa e, claro está, uma casa de banho que já vamos ver ao pormenor.

Qual a zona da casa de que mais gostou? Nós adorámos a piscina e a área de refeições no exterior! Deixe-nos a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!