Casa GC: Casas modernas por Atelier Lopes da Costa

Graciosa habitação de linhas modernas

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Se uma habitação de arquitectura moderna, de linhas simples, de boas áreas, jardim e piscina é o sonho mais consumista, talvez o artigo de hoje o ajude a clarificar ideias. A habitação unifamiliar de hoje fica em Ovar e é composta maioritariamente por cimento e vidro. Mais umas características que o atraem? Continue a ver.. Os profissionais responsáveis por esta criação arquitectónica graciosa são os arquitectos José António Lopes da Costa e Tiago Meireles do Atelier D'Arquitectura J. A: Lopes da Costa.

Devido ao terreno e à sua orientação solar, a habitação abre-se totalmente a sul e a poente, numa relação privilegiada com as zonas exteriores, jardim, pátios e piscina e ainda com a beleza do pôr do sol no horizonte.

Sente-se preparado, para na nossa companhia, ficar a par por dentro e por fora desta habitação que promete?

Colaboradores: Rita Gonçalves, Filipe Ribeiro

Fotografia: Manuel Aguiar

Fachada posterior

Para o deixar já de queixo caído, impressionado e a desejar uma igual, mostramos-lhe primeiramente a fachada voltada para sul, para o jardim. Como já referimos, toda a habitação se abre para o lado sul e por conseguinte é naturalmente a fachada mais apelativa e vistosa.

Composta por 2 andares, por dois volumes geométricos idênticos na sua forma e dimensão, mas ligeiramente desnivelados é como mais facilmente a poderemos descrever. A fachada traseira, esta, é bastante transparente devido aos grandes vãos em vidro. Nada que já não estivéssemos à espera, conhecendo o estilo a que o atelier já nos acostumou, numa forte relação com a luz. A orientação da casa alia o interesse pela privacidade dos habitantes à disposição solar.

Relação com o exterior

Ainda que na foto anterior não fosse tão perceptível, nesta pode confirmar que o terreno é ligeiramente inclinado e desnivelado, o que para mim considero um detalhe bem especial. Com o pôr do sol as luzes interiores acedem-se e deixam quem perto passa, cheio de curiosidade de pôr o olho. Logicamente as grandes janelas são todas voltadas para o lado do jardim, a parte mais privada da casa, sendo as mesmas as responsáveis pela grande privacidade nos interiores.

A distribuição, no piso térreo é ocupada pela zona social e o piso superior pela mais privada. O primeiro piso, tem um longo corredor que se debruça sobre a circulação do rés do chão.

Fachada principal

A fachada principal é marcada pela zona de entrada em que duas paredes em betão aparente,  envolvem a construção ao mesmo tempo que parecem escondê-la e abrigá-la.

O acesso faz-se através de uma rampa coberta por uma pala, que vai desde a porta de casa até ao portão da rua, onde posteriormente se encosta a um pilar de ferro. No que diz respeito aos materiais, deste lado virado a norte e a nascente, o betão armado, a madeira e o reboco foram os eleitos. O rés do chão é praticamente protagonizado por betão sendo que o piso superior faz o uso dos outros materiais em questão.

O tratamento dos espaços exteriores procurou criar uma relação próxima com a distribuição interior, diferenciando espaços e funções. A superfície ajardinada envolve a casa, os pátios e a piscina.  O pátio junto às salas remata no espelho azul da piscina, que transborda sobre a relva, como se fora infinita. 

Este espaço é marcado pela parede de betão aparente, ao nível do rés-do-chão, e pelas clarabóias circulares que, juntamente com o envidraçado junto às escadas, criam um efeito de luminosidade surpreendente.

Os quartos voltam-se todos para sul e cada um possui uma pequena varanda. A  suite dispõe de um terraço, que permite desfrutar do sol e da vista sobre o jardim e a piscina.

Jogo de luz

Apesar de todo o edifício ter sido desenvolvido numa articulação constante de espaços, esse factor é ainda mais acentuado devido ao pé direito duplo que une ambos os pisos.

Repare como a luz solar se faz notar de diversos ângulos e  cria interessantíssimas sombras que vão mudando com o passar do dia.

Ampla piscina exterior

Para o fim deixamos uma imagem que destaca de forma grandiosa a não menos fantástica piscina. A sua iluminação interior cativa e convida a dar um mergulho em pleno lusco fusco ou noite cerrada, em noites quentes de Verão. Mais uma vez destacamos a forte relação existente entre o interior e o exterior da casa, sendo ambos pensados em conjunto e numa grande sintonia.

Que achou do material aplicado na fachada? Deixe-nos um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!