Uma casa luxuosa com uma envolvência tropical!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O sonho comanda a vida. Assim escreveu, um dia, Fernando Pessoa. Desejar, criar ou projectar. Todos esses são sistemas que exigem das nossas mentes um passeio pela memória que segue até às mais diversas e interessantes projecções futuras. Quando pensamos nas nossas vidas, na nossa construção social e relações humanas, a determinação de um lar é um tema que nos inquieta por ser um elemento que nos define. 

O planeamento de um lar é, portanto, uma parte vital para cada um de nós, primeiramente idealizado e susceptível a ser mudado. Muitas vezes, essas projecções não chegam a cumprir-se exactamente da forma como gostaríamos, mas é absolutamente gratificante quando conseguimos criar um espaço que materialize esta sensação de pertença e de originalidade. É aí que reside toda a beleza da criação da nossa casa de sonho, aquela que vai além da arquitectura, mas que nos ensina, a cada dia, um pouco mais sobre nós próprios.

Hoje, vamos conhecer um projecto assinado pelo gabinete brasileiro Roma Arquitectura localizado em Florianópolis. Ao passear pelos seus exteriores e interiores, surgirá a inevitável dúvida: esta casa é a casa dos seus moradores? Ou ao contrário?

Fachada – primeira parte

Observamos a fachada e percebemos que se trata de uma casa com formas abertas, uma envolvência agradável e espaços que surgem com casualidade num jogo que nos remete para as casas mais tradicionais e clássicas. No entanto, a este projecto está inerente uma importante estética moderna.

A moradia ergue-se ocupando uma área de 400m² e tem uma estrutura deveras imponente e bem estruturada que nos cativa com a utilização de materiais naturais como a madeira e também por via das transparências em vidro e de um projecto paisagístico que transmite tropicalidade e alegria.

Fachada – segunda parte

Como já mencionámos, o estilo da casa tem, sem dúvida, uma forte inspiração clássica e nobre, mas não deixa de lhe estar também inerente uma ideia de ambiente familiar e aconchegante. Estes contrastes são, na realidade, essenciais numa arquitectura que promova, antes de mais, o bem-estar e a tranquilidade dos moradores e dos visitantes.

Interiores especiais

Ao entrar na casa, temos um enorme impacto de espaço. As alturas generosas do tecto e, claro das janelas, deixam entrar muita luz natural que reflecte nos revestimentos em branco com um acabamento impecável e brilhante. Somos recebidos num espaço que mistura a imponência com detalhes mais convidativos como tecidos, plantas e o uso especial de madeira. A parte de entrada é, com certeza, o mais belo dos convites.

Sala de estar

sala de estar sobressai pela atmosfera de pura sofisticação. Aqui os elementos clássicos multiplicam-se. Primeiro, atentemos ao mobiliário com poltronas desenhadas com curvas provençais: uma chaise-longue, um aparador em madeira e um sofá neutro. As cores prevalecentes variam entre o branco, o bege e o castanho escuro, todas importantes num estilo clássico. Porém, o azul petróleo da chaise-longue e o revestimento original da lareira oferecem um toque de novidade. Por fim, não podíamos deixar de reparar nas enormes cortinas que acompanham o pé direito vertiginoso que nos deixam a saber que esta sala foi projectada para quem adora receber visitas e um ou outro olhar de espanto.

Zona de convívio exterior

Em jeito de oposição em relação ao ambiente que acabámos de ver nas salas, surge esta área de refeições e convívio no exterior, mais despojada e descontraída. Aqui, a conversa e a diversão fazem parte do menu. A utilização da madeira é, neste caso, essencial, visto tratar-se de um material que oferece aconchego e conforto, promovendo momentos mais longos e casuais. O paisagismo que envolve esta área foge ao típico jardim clássico e traz referências tropicais com plantas nativas. O espaço é perfeito para almoços em família, para a organização de churrascos ou para as crianças e animais domésticos brincarem. Repare na pérgola que, com o seu formato em “L”, resguarda esta zona.

Uma área mais íntima

Chegamos à casa de banho onde os revestimentos em mármore sobressaem. Os metais e as louças seguem uma linha moderna que moderniza a divisão sem que se perca a nobreza. Junto à janela de esquina foi colocada uma ampla banheira de hidromassagem onde se pode tomar um belo banho enquanto se usufrui da vista.

Heaven, we're in heaven!

Terminamos este artigo com uma visão do paraíso: uma bela piscina infinita com dois tons de azul debruça-se sobre a frondosa e verdejante vegetação tropical. O extremo da piscina está devidamente protegido com uma parede transparente que propicia segurança a quem lá nada, sem que se crie uma barreira para a paisagem sublime. Um cenário de cortar a respiração!

O que achou desta casa de luxo inserida num contexto cheio de cor e de tropicalidade? Deixe-nos a sua opinião abaixo deste artigo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!