Renovação surpreendente em ginásio da capital

mc mc
Remodelação dos espaços sociais do TONIK Health Club , Estúdio AMATAM Estúdio AMATAM Ginásios modernos
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe a moderna remodelação de um ginásio em Lisboa! Ambientes pouco acolhedores, acabam transformados em espaços bastante requintados. O projeto foi desenvolvido pelo estúdio AMATAM uma dupla de dois jovens arquitetos portugueses que têm demonstrado progressivamente o seu excelente trabalho nas áreas da reabilitação e remodelação de espaços comerciais através de intervenções atentas aos detalhes e necessidades inerentes a cada programa.
A procura por soluções inovadoras pontuadas com a criatividade que aproxima a Arquitectura de uma forma de arte, aliada à satisfação dos seus clientes, são premissas que regem o pensamento desta dupla. 

Deixe-se fascinar por este fantástico projeto, vença a preguiça e venha conhecer connosco o Antes e Depois do TONIK Health Club!

Monotonia transformada em harmonia

Situado num edifício de construção relativamente recente e com um linguagem moderna, o Tonik Health Club pecava pela fraca harmonia entre espaços. Apesar de desenhados com materiais nobres, eram ambientes simples, pouco acolhedores e ambíguos na sua própria definição espacial.

Assim sendo, o principal objectivo da intervenção dos arquitectos seria renovar a imagem dos dois espaços iniciais do clube – a recepção e foyer – zonas primordiais do programa, por estabelecerem a primeira impressão perante os seus visitantes.

Luz e Cor!

Se tiver oportunidade de conhecer outros projetos semelhantes do estúdio AMATAM facilmente se apercebe do fantástico uso das mais variadas cores nas suas intervenções. Aliando a cor azul como isco visual, a alcatifa que percorre o espaço de recepção marca fortemente esta área de atendimento ao balcão, clarificando assim os fluxos de circulação. Juntamente com uma parede vegetal vai ao encontro do ambiente harmonioso pretendido. Por oposição ao ambiente frio, formal e exclusivamente funcional do anterior projeto, a recepção transforma-se agora num espaço chamativo, marcante e acolhedor – não deixando de responder ao requisitos de utilização actuais- com o desenho de um novo balcão de maior escala, mais personalizado e adaptado à imagem do clube, juntamente a uma pequena zona de espera, não deixando de notar a especial atenção ao redesenho de toda a iluminação e acabamentos de linhas limpas e contemporâneas – um ambiente elegante e distinto.

Layout renovado

À semelhança de um delineado plano no ginásio, também esta intervenção foi cuidadosamente desenhada. Tratando-se de áreas predominantemente públicas, o fluxo de circulação consiste num factor predominante na distinção clara das diferentes funções que convivem neste espaço.

O foyer deste espaço surge logo após a recepção, assumindo-se como elemento principal, gerindo todos as áreas adjacentes e onde todos os detalhes foram tidos em atenção: desde a proposta de uma nova disposição das mesas de apoio à cafetaria, ao aproveitamento do duplo pé-direito que contribuiu para a distinção da zona lounge.

Páre na cafetaria

Depois de um treino cansativo, nada melhor do que relaxar de imediato na zona de cafetaria e lounge, onde por momentos se pode sentir na sua própria casa Aliada ao espaço lounge, este espaço destaca-se pela localização privilegiada no interior do Clube, assim como pelos materiais aplicados, propostos com o intuito de dotarem este espaço com qualidades associadas ao conforto e requinte.

Relaxe num espaço acolhedor

O uso de tons quentes e diferentes texturas, através da aplicação de alcatifa, madeiras, papel de parede texturado, elementos vegetais, a própria escolha de um conjunto de peças de mobiliário de design exclusivo e o desenvolvimento de um estudo lumínico mais cuidado, permitiu transformar este espaço segundo os pressupostos assumidos, mas acima de tudo dotar esta área de uma certa privacidade e recato, sem a criação de barreiras físicas contundentes.

O essencial da personalização

Um projeto personalizado, cuja intervenção foi ao encontro da imagem da marca Tonik!

Apesar das diferentes funções e peculiaridades dos diferentes espaços de intervenção, esta fabulosa renovação atribuiu ao clube características associadas à identidade já definida da marca Tonik, desenvolvendo uma enorme diversidade de ambientes que ainda assim, interagem em harmonia. É de notar o evidente esforço pelo alcance da sofisticação e conforto dos espaços, contrapondo a envolvência mais institucional e distante do ambiente inicial. As cores da marca transformaram-se no elemento agregador da proposta, servindo para identificar diferentes áreas e por último, como apontamento de cor dominante na decoração e mobiliário. Muito para além de uma nova distribuição e definição de espaços, o projeto preza pelo bom aproveitamento da luz natural disponível, um exemplar uso da luz artificial e cores chamativas, a utilização de códigos de sinalética explícitos e de elementos vegetais que contribuem para a definição dos diferentes ambientes.

O que achou da transformação deste ginásio? Deixe a sua opinião na secção dos comentários!Sinta-se em casa no Tonik Club!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista