Casa de contrastes entre tradição e modernismo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A procura de simplicidade e de beleza é um desafio essencial na vida. Na arquitectura, este tipo de desafio vai além das formas e dos materiais. A arquitectura busca soluções práticas, flexíveis e confortáveis, que trabalhem todos os sectores da construção como o conforto ambiental, a relação com o meio envolvente e as necessidades espaciais. Apesar de serem inúmeros os pontos nos quais os arquitectos se focam com o objectivo de realizar um bom projecto, a premissa da simplicidade é uma das mais poderosas soluções, capaz de resolver grandes teoremas arquitectónicos.

Tendo isso em mente, conheceremos hoje uma casa especial com um toque de rusticidade e tradicionalidade, mas que apresenta um design baseado em ideias simplificadas e soluções modernas. Impressione-se com esta casa inteligente assinada pelos profissionais polacos da Biuro Projektowe Mtm Styl.

Fachada principal

Logo à chegada deparamo-nos com o belíssimo design da fachada com linhas longas e horizontais. A casa ergue-se em dois andares com leveza estrutural e uma aparência convidativa promovida pelo alpendre. Uma ideia interessante para usufruir da luz solar e proteger os interiores.

O revestimento principal é em tijolo, o que caracteriza o estilo e desenvolve a ideia de simplicidade e tradição. Note que foram utilizadas duas cores/texturas diferentes deste mesmo material, que ao serem aplicadas juntas, criam um interessante desenho listado.

Fachada posterior

Nas traseiras, a relva é o elemento de maior presença, evidenciando o contraste de cores e formas da casa, além de proporcionar a impermiabilidade do solo e uma aparência confortável. Perfeito para famílias com crianças cheias de energia para brincar.

Notamos que o arquitecto paisagista adicionou alguns elementos junto à relva, como o detalhe das pedras decorativas, alguns arbustos e uma pequena e delicada árvore.

Pela estrutura e desenho da casa, é possível perceber que o telhado e as portas seguem uma linha de arquitectura familiar com tradição, mas o grande número e modelo de janelas permite-os ter uma ideia da importância do design moderno na criação da obra.

Interiores delicados

Chegamos ao belo interior da casa. A composição moderna evidencia-se através da utilização de elementos claros que contrastam com os escuros de acabamentos minimalistas. A madeira escura que aparece em todo o piso e no mobiliário foi combinada com sofás claros e elegantes, importantes para manter uma percepção de amplitude e leveza no espaço. 

Sala de jantar clássica

Estamos a mostrar-lhe uma casa familiar que prioriza o conforto e a beleza clássica, por isso vamos conhecer uma sala de jantar que foi criada a partir de móveis tradicionais que se tornam os símbolos de ornamentação perfeitos para este conceito e proposta. A diferença deste ambiente para os restantes causa-nos uma reacção de surpresa. Aqui a madeira apresenta-se numa tonalidade mais avermelhada e o conjunto de cadeiras possui estofos numa tonalidade bege clássica. Tendo em conta a imagem anterior, parece-nos haver uma dicotomia entre estilos. 

Diferença entre ambientes

Vemos agora uma área aberta que integra dois ambientes distintos: a sala de jantar e a sala de estar. Um com uma proposta moderna e o outro com características claramente mais clássicas. O resultado é uma mistura inusitada onde, de certa forma, prevalecem as escolhas decorativas que trazem conforto e simplicidade à casa. Ainda assim, a paleta cromática dos revestimentos e dos tecidos do sofá e dos estofos das cadeiras traz algum sentido de união e de coerência ao espaço. 

Sala de jogos

Transitando de um mundo para o outro, esta casa enche-nos os olhos com várias soluções e ideias interessantes. Neste caso, vamos entrar no mundo da diversão e dos passatempos dos moradores e descobrir que tudo tem a ver com a forma como se combinam as soluções arquitectónicas e de interiores com os gostos mais específicos de cada um dos moradores. Além de ser um excelente espaço de lazer, esta sala de jogos possui também uma decoração temática. 

Uma surpresa

E agora uma surpresa: esta casa tradicional e simples por fora, esconde no seu interior uma piscina aquecida. Poderia adivinhar isto?

Aqui o objectivo foi criar uma série de espaços relaxantes e contemplativos que se focam em soluções de lazer e de conforto no interior da casa, ou seja, ideais para gozar a vida e o espaço que se habita. Especial para os climas frios e também para manter as crianças divertidas, mas por perto.

Detalhes que fazem a diferença

Terminamos com um detalhe interessante que mostra como o design nos pequenos lugares pode fazer toda a diferença e compor ideias maravilhosas sem grandes e pesadas decorações. Aqui o corrimão da escada tem curvas clássicas agradáveis que, quando aliadas aos pormenores modernos da casa, contribuem para este projecto cheio de surpresas.

Gostou desta casa que reservamos especialmente para si? O que gostou mais neste projecto? Deixe a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!