Casas de banho modernas por Taller Estilo Arquitectura

Nichos de parede: 7 ideias a reter!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Lembra-se daquela parede despida da sala lá de casa? Aquela a que falta mesmo qualquer coisa para quebrar a monotonia? Pois, todos temos uma dessas. Se já deu voltas à cabeça e não se lembra de nada que lá fique bem, considere fazer um nicho. 

Não será talvez a solução mais óbvia, mas poderá ser a solução perfeita. Os nichos são excelentes acessórios de decoração que capazes de adaptar-se a qualquer espaço de sua casa. Conseguem tornar o ambiente mais moderno e divertido, ou mais clássico e vintage, conforme o tipo escolhido. Podem substituir prateleiras sem ocupar tanto espaço de circulação, ou fazer um sofá que não roube área à sala. No fundo trata-se de uma forma muito versátil de decorar, mobilar ou arrumar.

Feitos de raiz ou acrescentados a posteriori. Personalizados ou modulares. Abertos ou fechados. Feitos de madeira, cimento, pedras, plástico ou qualquer outro material que ache adequado, os nichos são sempre ideias interessantes para fazer um upgrade à decoração de sua casa. Use e abuse deles!

Entusiasmou-se com a ideia e decidiu acabar com a monotonia da tal parede? Então venha espreitar as nossas sugestões e descubra tudo o que nicho na parede pode fazer por uma decoração!

O que é um nicho?

Tecnicamente falando um nicho é um espaço pouco profundo embutido numa parede. Os primitivos nichos começaram por ser simples depressões nas rochas das cavernas, utilizadas para guardar objetos do dia-a-dia. Claro que rapidamente o ser humano percebeu as potencialidades de um nicho e este passou a ser usado com várias finalidades, como prateleira, mostruário, altar para santos e por fim apenas de forma decorativa. Sabia que muitas vezes as camas das celas dos conventos eram meros nichos escavados na pedra do claustro? E, inspirada, nesse conceito espartano temos esta magnífica ideia de decoração usando um nicho, que nos chega da Alemanha. Mas não se iluda, de espartano apenas tem a origem, porque o conforto e a estética são irrepreensíveis! Num espaçoso armário embutido criou-se um nicho de aconchego, uma espécie de divã, para amparar horas de leitura ou simples descanso. Minimalista, mas engenhoso!

As vantagens de fazer um nicho

Casa Covelo : Salas de estar minimalistas por mioconcept
mioconcept

Casa Covelo

mioconcept

A primeira e mais notória vantagem de fazer um nicho é a de se conseguir espaço de arrumação, exposição, ou simplesmente de mobiliário, sem sobrecarregar a área útil do compartimento. E já de si torna a ideia muito atraente. Mas existem mais vantagens e aplicações para esta ideia. São mesmo versáteis: – há nichos de todas as formas que imaginar e o tamanho pode ser aquele que desejar. Podem ser feitos do material que escolher, e adaptar-se à parede em continuidade ou como quebra na continuidade se for feito em materiais dispares dos desta. É possível utilizar o conceito em qualquer divisão da sua casa: – na cozinha, como expositor de louças, ou para fazer um pequeno jardim, como veremos na originalíssima sugestão que trazemos no ponto seguinte; – no quarto, a fazer de cabeceira da cama, para objetos decorativos ou livros; – na casa de banho, para colocar os produtos de higiene… E estes são apenas alguns exemplos.

Veja por exemplo a imagem acima. A ideia é portuguesa, e vem de Estarreja pela mão dos arquitetos da ’MIOCONCEPT’. Mostra-nos uma ideia simples para usar nichos como expositores de objetos decorativos, mas ao mesmo tempo muito original. Repare que os nichos se distinguem da parede apenas como leves volumes, num jogo de luzes e sombras geométricas, que valorizam e enaltecem os objetos que expõem.

Como criar um nicho

Há tantas formas de criar um nicho como os materiais que os podem compor, e por isso vamos falar apenas de algumas.

O nicho mais antigo, e também o mais difícil de conseguir numa casa moderna, é o escavado na parede. Mas pode obter um efeito semelhante se pensar nisso na fase de construção, ou instalando uma sanca de gesso cartonado.

O nicho mais fácil de obter é um pré feito, de madeira, metal ou plástico, fixo na parede como uma estante. E neste caso o formato está dependente do mercado. Se quiser originalidade pode pedir à sua medida a um profissional de carpintaria para lhe construir a peça com que sonhou.

Se as suas paredes forem antigas e espessas, mas feitas de materiais pouco rígidos pode optar por escavar você mesmo a sua parede para fazer um nicho em estilo rústico.

Pode separar um compartimento de um armário embutido para deixar aberto e fazer um nicho. Faça um jardim na cozinha usando um pequeno nicho, como na espantosa ideia da imagem acima. O espaço pouco profundo foi utilizado para instalar um sistema de estufa, com rega integrada, para cultivar ervas aromáticas!

Enfim… Seja criativo. Trata-se apenas de conseguir ter na parede um compartimento pouco profundo. Como vai ser o seu, só a sua imaginação saberá!

Nichos no quarto

Veja este exemplo maravilhoso de como fazer um nicho para valorizar a decoração de um quarto. Pelo método que já descrevemos acima, do gesso cartonado, criou-se uma parede falsa e construiu-se um nicho cujo fundo foi depois forrado com um papel de parede às ricas verticais da cor dos cortinados. O efeito conseguido é visualmente estimulante pois dá a sensação de aumento do espaço, como se de outra janela se tratasse. Os tons de branco sujo e cinzento da decoração combinam na perfeição para continuar a atmosfera de polida modernidade que o nicho impôs.

Esta decoração é muito moderna, e de linhas direitas… Mas experimente criar nichos ovais, combinados com nichos quadrados e retangulares, como se fossem molduras, e revista-os de papel de parede florido e desigual entre eles. Vai ver como consegue criar um ambiente completamente diferente.

Nichos na sala de estar

Abertos,a servir prateleiras para alguns livros selecionados ou outros objetos da sua preferência, como neste ambiente inspirador para uma sala de estar. Ou fechados, como pequenos armários ou cristaleiras, para exibir objetos delicados. Os nichos são também uma ideia de decoração muito versátil para as salas de estar. E fazem todo o sentido… Afinal é lá que queremos mostrar a todos os que nos visitam as nossas peças mais dignas de cobiça!

Nichos na casa de banho

E por último, nichos na casa de banho! São muito úteis, para além de ficarem lindos. Servem para colocar toalhas e outros artigos indispensáveis numa casa de banho. Mas também para colocar velas e criar uma atmosfera romântica. Para pôr sabonetes especiais ou simplesmente aqueles frascos de perfume maravilhosos, que tanto servem para perfumar como para decorar. Na casa de banho da imagem os nichos foram planeados e criados na fase de construção com o mesmo tipo de cimento da restante parede, a aludir aos nichos escavados. Este método consegue criar um ambiente rústico moderno, que no caso desta casa de banho tão gira é perfeitamente complementado pelos mosaicos do chão com a sua forma original e a sua cor forte.

Já fez algum nicho em sua casa? Conte-nos que método utilizou e que design escolheu.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!