Planos e volumes de uma casa magnífica

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Numa cidade, os espaços de lazer, de trabalho e a nossa própria casa estão, não raras as vezes, separados por largas distâncias, tornando-se fatigante a deslocação entre eles.Temos que enfrentar o congestionamento do trânsito, apanhar transportes públicos ou até deslocarmo-nos em horas que não pretendíamos. Algumas pessoas chegam mesmo a precisar de sair da sua cidade para encontrar o seu objectivo, seja ele de trabalho, lazer ou residência.

Foi a pensar nessas pessoas que a arquitecta Ângela Meza projectou a Residência Santa Monica Jardins VL, garantindo que os seus proprietários, pelo menos no que diz respeito ao lazer, não precisem de se deslocar. A sua ampla área externa permite que se possa relaxar e gozar a vida que existe para lá das obrigações do dia-a-dia.

Não é este o sonho de todos nós? Ter a diversão e o prazer à nossa espera mal entramos em casa? Vamos visitar esta bela residência, digna de atenção especial, muito por causa das suas belas formas e da abundante luz solar.

Uma fachada de volumes e planos

A composição é sempre melindrosa para qualquer arquitecto. Um único deslize pode fazer com que a harmonia construída por vários elementos venha a ruir diante dos olhos do observador. A fachada é um lugar visto e apreciado por todos os que passam na rua, funcionando como a vitrine da casa, o que torna as coisas ainda mais preocupantes. Porém, com um inteligente jogo de formas, volumes e luz, Ângela Meza soube contornar esse desafio e construiu uma bela fachada para esta residência.

Uma piscina encantadora

Alguns metros atrás da fachada, ao fundo do grande terreno que a casa ocupa, encontramos uma espaçosa piscina. Ela dá o toque de elegância e tranquilidade tão importante para o espaço e o seu estilo encaixa perfeitamente nas linhas rectas e ortogonais que todos os elementos apresentam. As longas cadeiras do terraço que precede à piscina formam um pequeno nicho de contraste, tão necessário aos olhos para quebrar a ortogonalidade de toda a construção com linhas suavemente curvas. Um ambiente relaxante e deslumbrante. 

Espaços integrados

piscina não existe apenas pelo seu valor estético e por ser um oásis de frescura para o corpo durante os dias quentes de Verão. Além dessas funções, também proporciona a integração e harmonia entre os ambientes exteriores e interiores da casa. Na imagem, é possível perceber como a piscina desempenha essa função de forma perfeita com os ambientes que se encontram em ambos os lados da coluna central.

Um lugar de meditação

Ao lado de uma boa piscina, não pode deixar de haver uma zona de estar, em jeito de lounge, para os moradores fazerem um intervalo do sol, usufruírem de uma boa refeição, lerem um livro ou dormirem uma sesta. A área de apoio que vemos na imagem inclui sofás e puffs coloridos em verga e, para que nada lhe falte, integra uma mesa de centro. Este recanto pode, ainda, ser utilizado à noite quando o calor é substituído por uma brisa agradável e os mergulhos por uma conversa que se estende pela madrugada fora.  

O dentro e o fora, o fora e o dentro

Olhando com maior atenção para um dos ambientes que mostramos na imagem anterior – o ambiente à direita da coluna central – podemos observar uma predominância do branco. Esta escolha é feita por dois motivos principais: um deles é a criação de um contraste com a bela e natural madeira da mesa, das cadeiras e das vigas do tecto. O segundo, e não menos importante, é fazer com que a aparência de um ambiente limpo perdure e com que a intensidade da madeira se destaque, criando-se uma ligação interessante entre a natureza e o exterior.

Integração visual da casa de banho

Tudo aquilo que observamos até aqui pode ser visto, com excepção da fachada, de praticamente todos os pontos da casa. A casa de banho não difere assim tanto desses outros ambientes sendo mantendo, apesar de tudo, a sua privacidade. Entretanto, uma das suas faces - totalmente envidraçada – dá de frente para um jardim exterior, o que confere a este pequeno ambiente uma intensidade de luz natural pouco comum para uma casa de banho, tornando-o único e especial.

Qual a sua zona preferida desta casa? Nós adorámos a piscina! Deixe a sua opinião. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!