Mudança de casa em 12 semanas: e agora?

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Por motivos pessoais ou de trabalho, são raras as pessoas que se mantêm para sempre na primeira casa para onde foram viver. A família cresce, os gostos mudam, novas oportunidades de trabalho surgem… e quando qualquer uma destas coisas acontece, vemo-nos forçados a mudar de casa. O Mundo está sempre a mudar e nós também! E quando se torna insuportável continuar no mesmo sítio, pegamos nas bagagem e mudamo-nos, como fazem os povos nómadas. 

Se para uns este pode ser um momento de aventura e diversão, para outros pode revelar-se uma autêntica dor de cabeça! No entanto, e como não conseguimos fugir a este tipo de situações, precisamos de algo que nos ajuda há anos e que nos permite não nos esquecermos de absolutamente nada em processos mais ou menos complexos: uma checklist. A checklist é aquele instrumento que nos ajuda a verificar rapidamente se temos tudo o que precisamos, sem que nos esqueçamos de nada. É óptimo para os mais esquecidos ou para que os mais organizados não entrem em paranóia com os pormenores.

No artigo de hoje vamos dividir a sua mudança de casa em 12 semanas, construindo consigo uma checklist que lhe deixará o tempo organizado, de modo a que consiga controlar melhor todo o processo. A equipa homify deseja-lhe um excelente início na nova etapa!

Semana 12: crie uma pasta com informação importante

Exploring Time: Sala de estar  por Loloca Design
Loloca Design

Exploring Time

Loloca Design

Assumamos que já encontrou a casa ideal, já há contrato e o imóvel está pronto para o receber: deste modo, ficam a faltar apenas as mudanças da mobília e da sua vida para a nova morada. Então vamos começar a preparar tudo! O primeiro ponto da nossa checklist começa precisamente cerca de 3 meses antes da mudança concreta, onde se inicia o processo. Antes de ter as mobílias na nova casa, há muitos outros passos por que deve passar e que não deve descurar! O primeiro é a criação de uma pasta ou de um documento com informação importante acerca da sua mudança. Sugerimos-lhe que coloque a estimativa do valor que uma empresa de mudanças lhe cobrará (ou, caso esteja a pensar fazer a mudança sozinho ou com a ajuda de amigos, o valor do aluguer de carrinhas) ou que inclua um mapa da nova área (pode até assinalar os pontos importantes mais próximos, como supermercados, escolas, o seu trabalho, ginásios, etc. – tudo o que o faça ver os benefícios da zona e como a mesma lhe facilitará o dia-a-dia).

Semana 10: planeie a logística da mudança

Claw / organizer: Escritório  por HR Design Studio
HR Design Studio

Claw / organizer

HR Design Studio

Duas semanas depois, é tempo de preparar a logística real. Vai requerer os serviços de uma empresa de mudanças ou vai trabalhar por conta própria? Sozinho ou com a ajuda de amigos? É importante aqui definir este ponto para que tenha tempo para ver vários orçamentos e dicuti-los com as empresas ou para falar com amigos acerca da disponibilidade deles para o dia das mudanças e decidir se irá alugar carrinhas ou se o transporte também será familiar. Outra coisa que deve ter em conta é a criação de um inventário para saber exactamente o que é para levar, o que é para dar e o que é para deitar fora. Lembre-se que vai começar uma nova vida e há coisas que já não cabem no seu presente, muito menos no seu futuro. Assim sendo, seleccione o que pretende que continue a fazer parte do seu quotidiano e decida o que vai fazer a tudo o que vai deixar ficar para trás.

Semana 8: comece a planear a vida na nova casa

Time for Me: Sala de jantar  por Loloca Design
Loloca Design

Time for Me

Loloca Design

Passado o primeiro mês do processo, comece a planear mais concretamente a sua vida na nova casa. A primeira sugestão que lhe damos é tentar perceber como é que a sua mobília irá encaixar nos novos espaços. Desloque-se à nova casa para medir e imaginar como vai dispor as suas coisas. Isso irá deixá-lo mais confortável e mais à vontade na casa (ainda) vazia e vai fazê-lo começar a planear toda a vida que tem para viver ali. Outra sugestão que lhe deixamos é a de alertar os profissionais que têm um papel importante na sua vida acerca da sua mudança. Aqui inclua o médico de família, o seu dentista e outros em que deposita a sua total confiança. Comece também a pensar em transferir todos os seus assuntos de um lado para o outro, com vista a ter tudo organizado quando deixar de vez a área de residência antiga. Outros assuntos, como a transferência do seguro da casa e outras burocracias, devem começar a ser resolvidos nesta altura também.

Semana 6: deixe que comece o turbilhão!

Esta é a semana em que começa a sentir realmente a mudança! É a altura ideal para avisar os seus amigos e familiares de que dentro de um mês e meio diz olá ao seu novo presente; também é a altura de começar a juntar caixas onde acondicionará os seus pertences para o levar da casa antiga para a nova (a menos que esteja a pensar comprar caixas ou que o orçamento da empresa de mudanças inclua as embalagens). Outro pormenor importante: redireccione o seu correio e as suas subscrições para a nova morada a fim de evitar correspondência perdida.

Semana 4: detalhes importantes para o dia-a-dia na nova morada

Algumas das nossas peças: Casa  por Second Life
Second Life

Algumas das nossas peças

Second Life

A 4 semanas da mudança, convém que trate de detalhes importantes, como por exemplo a mudança de balcão do seu banco. Lembre-se que são pormenores que no dia-a-dia podem não fazer a diferença, mas que quando precisar deles e não os tiver resolvidos, vão dar dor de cabeça. Certifique-se também que a mudança de profissionais de saúde está feita. A um mês de virar a página, pode começar também a ver que mobílias e objectos decorativos estão postos de lado e que podem ser vendidos numa feira de segunda mão!

Semana 2: pormenores que fazem a diferença!

Escritórios e Espaços de trabalho  por decoraCCion
decoraCCion

Zona de trabajo

decoraCCion

Faltam 2 semanas para terminar a nossa checklist, mas ainda há coisas por fazer! Esta é a altura de enviar a todos os seus amigos e familiares a sua nova morada, de forma a que todas as correspondências e visitas vão bater à porta certa. Muitas vezes descuramos este ponto, mas não o faça na próxima mudança! Comece também a empacotar valores em separado e devidamente assinalados para que chegue tudo inteiro ao destino; faça backups de toda a informação digital que tenha, nomeadamente de computadores, para ter a certeza de que nada se perde (entre possível chuva que as caixas possam apanhar ou quedas que possam sofrer). É a altura ideal para pedir de volta e devolver objectos emprestados.

Semana da mudança – sem pânico!

E chega finalmente a semana da mudança! Mas calma, está tudo controlado: nestes dias, depois de 3 meses a preparar tudo, só tem que se preocupar em fazer um kit básico de sobrevivência, quase como se fosse passar uma semana fora numa viagem área low cost. O importante aqui é ter à mão os seus objectos de higiene pessoal, algumas mudas de roupa, pijama e pouco mais. No início, a casa nova vai ter caixas por todo o lado e este kit irá facilitar o desenvolvimento dos primeiros dias. Deixe a casa antiga limpa – e caso o antigo inquilino da sua nova casa não tenha lido este artigo, limpe-a para que as coisas possam começar a ganhar o seu espaço. E não se esqueça de uma das coisas mais importante e que marcam a diferença: despeça-se dos seus vizinhos!

Seja bem-vindo à sua nova casa!

Depois de ler este artigo e de o aplicar, diga-nos como correram as suas mudanças!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!