Os segredos dos designers de interior para uma casa fantástica

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Se há algo que nos deixa sempre a babar e a fantasiar, é sem dúvida as magnificas inspirações de decoração de interiores, que vemos em revistas, em redes sociais e claro, aqui na homify… O que é certo é que muitos destes projetos são pensados e criados por profissionais da área – os designers de interior. E de repente pensamos porque não invertemos para essa área… Daria tanto jeito, não é? Dito isso, ficamos a pensar e a questionarmo-nos, sobre qual será o segredo deles? Como conseguem criar decorações de casa de sonho? Também queremos um design assim no nosso lar, não é verdade? Por aqui acenamos um grande sim, sem hesitação! E sabemos que desse lado também, existe uma grande curiosidade, como tal preparamos um artigo inteiro, com alguns dos segredos que são tomados em conta por parte destes profissionais. Os outros já sabem ficam no segredo dos Deuses, já que o tal mistério do trabalho não pode ser revelado, é alma do negócio, como diz o velho ditado… Além de que, cada um terá o seu, bem com o seu gosto, tão visível em cada projeto. 

É claro que um trabalho de um designer tem sempre um toque especial e conferimos que em Portugal temos profissionais, com imenso talento e um brilho único, pode confirmá-lo através deste artigo. Mas infelizmente, sabemos que nem todos têm o privilégio de contratar um designer de interior, por isso qualquer dica é sempre bem-vinda e bem útil, de forma a ter a nossa casa, com um aspeto digno de uma revista. Vamos a isso?

Preparado para tornar a sua casa uma próxima estrela homify?!

Analisar o contexto do espaço e a função desejada

Pedaço de sol! - Decoração de sala de estar e jantar: Salas de estar modernas por White Glam
White Glam

Pedaço de sol! – Decoração de sala de estar e jantar

White Glam

Antes de mais e antes de iniciar qualquer trabalho, o designer de interior irá apurar todos os pormenores, dizem eles respeito à sua casa (dimensões, condições, divisões, arquitetura… ), como também irá perceber o seu gosto, estilo, as suas ideias, o que pretende, como é que imagina/projeta. Se tiver um livro de ideias, com todas as suas fotos preferidas, nomeadamente aquelas que tem guardado da homify, será mais fácil para entender o que tem em mente. Por isso, faça já uma coleção de fotografias, mesmo para si, ajuda-o a perceber e a enquadradar as suas ideias, associando um item aqui e acolá. Tem de criar no fundo o seu próprio projeto, com todos estes elementos, ideias e pensamentos.

Veja o que pretende em cada divisão e em cada lugar, o posicionamento de cada peça de mobiliário e de decorações, fazendo simulações. Crie o seu próprio projeto. Procure amostras de tecidos em lojas também. Já sabe não vale atulhar cada espaço, deixe abertura e liberdade à sua decoração, para se exprimir e não ficar sem sentido, no meio de tantas. 

Quanto à função, define o que pretende dentro de cada divisão, indo além do básico, sendo a sala de estar, o lugar da televisão ou quarto que serve para dormir. O que quer fazer lá? Será que pode ter outra vertente? Como posso aproveitar mais este espaço?

Faça o seu brainstorming… A homify está repleta de produtos e artigos que o irá ajudar. A pesquisa é neste momento o seu maior aliado. Não se esqueça, este é um trabalho, tal como o do designer de interior, requer tempo e esforço. Mas não desanime, porque o resultado final irá compensar e valer a pena!

Verifique as tendências

Showroom: Casa  por Piramidal
Piramidal

Showroom

Piramidal

Mais do que nunca a moda da casa tem importância, quase ao mesmo nível das coleções de moda. Existe uma maior importância não só de nós consumidores, mas sobretudo de quem lança todos estes artigos no mercado, os designers e as respetivas marcas. Os produtos são cada vez mais idealizados, pormenorizados, variados, seguem o mood das cores da moda, os padrões e tecidos das tendências… E nós ficamos sucumbidos a este charme que irá revestir a nossa casa. 

É claro que as tendências têm a sua parte de influência no ato da compra, dizer o contrário, não estaríamos a ser sinceros. É também óbvio que só as segue quem quiser, tal como acontece no vestuário. No entanto, seguir as tendências não é comprar de A a Z tudo de novo para a nossa casa, de todo! É como o nosso roupeiro, também não compramos tudo a cada estação, mas sim umas peças novas que conjugamos com outras antigas. Em casa é igual, siga as tendências em alguns itens, que lhe faz falta ou que precisa, para dar aquele toque de revista. 

Sabe onde pode seguir em permanências as tendências de casa? Aqui mesmo na homify! 

Escolha o tema

Sala de estar  por Solsken

Depois de apurarem as duas anteriores questões, as condicionantes do espaço e as tendências, é hora de definirem o tema. Este é que irá reger todo o ambiente, um pouco na ideia de uma festa temática ou um casamento. É para ser seguido diríamos nós meticulosamente. Porquê? Porque a casa tem de ser harmoniosa, deve falar a mesma linguagem, mesmo que as divisões sejam separadas. Devemos perceber o estilo da sua casa, logo pela hall de entrada, e à medida que vamos entrando a sua casa vá contando uma história, em cada paragem um capítulo. 

Por tema, entendemos o estilo, por exemplo. Qual? Existe de facto uma panóplia deles, como o clássico, o moderno, o minimalista, o  industrial, o ecléctico, o escandinavo… Mas sabe, não tem de se restringir a um, pode fazer um misto, é claro sempre com bom gosto e cuidado. 

Se gosta de viagens, de cinema, de ambientes japoneses, de cenários elegantes ou românticos.. então já tem um tema escolhido. A partir daí é fazer uma intensiva pesquisa de móveis e de decorações, que se enquadram dentro do mood

E qual é o seu tema? Já sabe?

O conceito de cor

Sala de estar  por Loaf
Loaf

Scatter Cushions

Loaf

Com o tema decidido, as cores já estão quase premeditadas, é inevitável. Os temas têm subjacentes uma paleta cromática, logo será esta que deverá seguir. 

As cores são mais que fulcrais dentro de uma decoração de casa, ditam o bom gosto ou não, podem ser atrativas ou 'assustadoras', é que os arco-íris não são muito bem-vindos no mundo decorativo. É claro que podem casar vários tons numa decoração, mas tendo sempre em atenção, as condicionantes das cores quentes e frias. Em situação de dúvida ou de receio, opte por cores neutras, estas irão funcionar sempre bem entre elas. Além de serem atrativas, aconchegantes, de darem brilho e luminosidade.

Criar grupos e ilhas

Salas de estar modernas por homify

As divisões têm de respeitar o intuito inicialmente pensado, a sala de jantar é esta… o quarto dos pais aquele… dos filhotes este e assim sucessivamente, para as várias divisões de casa. Mas dentro de cada grande grupo, é necessário subdividi-los por pequenas 'ilhas', por exemplo, a sala divide-se em dois, em três ou talvez mais, como em sala de estar, sala de jantar, biblioteca, zona de leitura ou de escritório. O quarto o lado do descanso, do vestir e de beleza, por exemplo. É claro, que estas sugestões são relativas aos seus interesses e ao que pretende delas. Toda esta parte técnica deve constar no seu projeto de designer por um dia! Bora lá olhar para a sua casa com olhos de ver!!

Não há necessidade de comprar tudo novo

Sala: Salas de estar rústicas por LAVRADIO DESIGN

Na hora de darmos uma lufada de ar fresco à nossa casa, podemos começar a fazer contas à vida e entrar em desespero, pois os valores são mais que elevados… Mas tenha calma, porque renovar ou habitar uma nova casa, não é sinónimo de comprar tudo de novo. Não sejamos excêntricos e tenhamos os pés assentos na terra. Não podemos dar um passo maior que a perna! Existem várias soluções que estão tão em voga, como um móvel de uma grande marca. Vejamos…

… Podemos recuperar móveis antigos, nossos ou dos nossos pais, que andam pelos sótão, dando-lhes nova vida. Ao lixar e ao dar novas pinceladas de pintura, ele estará mais do que em condições para habitar a sua nova casa. No final, irá gostar do resultado e quiçá que não irá repetir com outros, para as restantes divisões. Pode ainda, tal como fizeram estes arquitetos de interior portugueses Lavradio Design, construir uma mesa de centro para a sala de estar. Construa também, o vosso próprio móvel com paletes, super tendência esta ideias DIY, e não é só uma questão de preço, mas é também pelo facto, de terem um móvel único e feito por si.

Ideias usadas por designer que podem facilmente copiar para a sua casa. Experimente!

Quer ser o designer de interior da sua própria casa? As nossas dicas foram úteis para essa renovação? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!