homify 360º: moderna habitação em Lisboa

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Mais um artigo mais conhecimento! É assim que gostamos que seja o sentido dos nossos artigos. Ficar a conhecer mais profissionais de qualidade e ainda manter-se sempre informado sobre as últimas tendências a nível de arquitectura, materiais e até interiores e decoração. 

Portanto, é com enorme orgulho que lhe falamos pela primeira vez do gabinete de arquitectura Estúdio Amatam, formado pelos jovens arquitectos: Manuela Tamborino e João Escaleira. É no Quarteirão das Artes em Almada, que fica o espaço onde as ideias passam da cabeça para o papel e onde nascem magníficos projectos de arquitectura, urbanismo e design.

O projecto de hoje foi construído de raiz e apelida-se de HOUSE L911. Garantimos que soluções inovadoras pontuadas de criatividade será uma presença assídua ao longo de todo o projecto. A excelência e profissionalismo colocada em todos os projectos em que o Estúdio Amatam intervem vai aqui, fazer-se notar. 

Acompanhe-nos nesta viagem por uma habitação unifamiliar em Famões – Lisboa.

O conceito

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM

O cliente pretendia uma moradia com a maior optimização possível do espaço. Tinha bem presente a tipologia pretendida e o género teria de ser moderno mas sem demasiadas complicações e elementos excessivos. Claro que também era do seu interesse um reduzido orçamento mas sempre numa procura de materiais e soluções standard e com boa relação preço/qualidade.

Manuela e João dizem que projectar uma casa sem saber a quem se destina, é como pintar um retrato sem termos o modelo… no fim corremos o risco de projectar para nós mesmos. Sendo uma miragem projectar as denominadas casas de autor, resta-nos actuar no mercado neo-liberal do imobiliário e fazer o melhor que podemos, segundo as regras do jogo.

O volume arquitectónico

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM

O resultado final desta habitação com 517 m² de área,  reflecte a leitura dos profissionais sobre as necessidades de habitar contemporâneas. A moradia situa-se numa zona em franco crescimento e o bairro é composto por habitações de ocupação idênticas, mas claro que esteticamente de arquitectura discutível. Assim sendo, este projecto mais arrojadado e moderno apareceu para despertar a curiosidade da população local, num também tentativa de melhorar a paisagem urbana.

O volume aparentemente compacto, é trabalhado com aberturas para o exterior, beneficiando de um dois em um: luz natural e paisagem. Em dias de céu limpo é conseguido ver-se o cume da Serra da Arrábida e a restante cidade de Lisboa. Como em outros projectos já foi referido, a luz natural é sempre um dos aspectos tipo com maior preocupação pelos profissionais, visto que a qualidade lumínica no interior em muito são capazes de criar ambiências especiais, conforme até, a hora do dia.

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM

A morfologia do terreno e as características do lote, induziram à concepção de uma volumetria simples e vincada de identidade própria. O programa da casa distribui-se de forma convencional pelos 3 pisos, sendo o primeiro a garagem, o segundo a zona social e o último a área mais privada da moradia, onde se encontram os quartos.

Estrategicamente optou-se por abrir a moradia mais a sul, não só por questões de vistas para a cidade, como de insolação, mas também para evitar a exposição visual excessiva aos mais curiosos.

A área de garagem foi pintada de tom diferente da restante habitação, já que era da intenção dos profissionais assumir a identidade do volume, assim sendo, todas as subtracções assumiram esse mesmo tom negro, criando um jogo cromático entre cheios e vazios. 

A cozinha

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM

Tal como no exterior, o lado moderno e contemporâneo foi mantido no interior. A cozinha de linhas simples e de tons neutros tem bastante luz natural, grande parte derivada da estreita janela horizontal colocada a cima da bancada. Esta além de ajudar na visão cuidada de lavagem de alimentos e preparação de refeições, pode ser aberta e permitir o arejamento da divisão. 

O chão é revestido em placas cerâmicas de cor escura em oposição a portas de armários lacados a branco e outras a madeira de tom claro.

Luz brilhante

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM

As divisões são amplas e poucas são as paredes que aparecem a dividir espaços, limitando zonas. O pavimento é em soalho de madeira num tom médio e as paredes e tectos são completamente brancos. As amplas janelas voltadas para sul e outras a nível das fachadas laterais, são as responsáveis pela iluminação natural e brilhante dos interiores. Um vão de escada é visível nesta imagem e o mesmo dá ligação aos diversos pisos da mesma.

Arrumação vs armazenamento

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM

Tal como era pretendido, a arrumação teria ser uma das premissas mais importantes a ter em conta na hora da execução do projecto. 

Uma mais valia seria embutir armários em todas as divisões deixando de ser prioridade a aquisição de móveis numa primeira fase. Visto as portas serem brancas como as paredes, respira-se uma mesma linguagem de espaço. As mesas seriam quase imperceptíveis se não tivessem os puxadores finos e verticais…

Quarto

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM

Um dos quartos no piso dito de privado é o da imagem. Aqui a linguagem mantém-se como nas anteriores divisões. Paredes e tectos brancos, pavimento em soalho e ainda grandes vãos em vidro com vista para o exterior. 

Aumentando a amplitude do mesmo, uma parede não foi levada até ao tecto. Do lado de lá fica o closet deste quarto. Recheado de luz e de imenso espaço de armazenamento – o sonho de qualquer um.

Closet

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM

Este é o closet de que falávamos na imagem anterior. Como vê o espaço é literalmente forrado a armários de portas brancas que têm uma capacidade de imensa arrumação. Uma mais valia é o mesmo ter muita luz natural, já que uma das janelas se apresenta mesmo em frente a este espaço.

Casa de banho

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM

Esta imagem e a seguinte são de duas casas de banho da habitação. Ambas mostram pouco, apenas fica perceptível o lado moderno e arrojado, conseguido pela aplicação de material cerâmico colorido em apenas uma das paredes. O lavatório visível em ambas as fotos é do tipo de pousar sobre a bancada e é de formato quadrangular.

CASA L911: Casas modernas por Estúdio AMATAM
Que achou desta habitação com vista para Lisboa? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!