Re-Design com Paletes, DIY!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje temos para si, um conceito ultra-contemporâneo que se assenta em princípios de sustentabilidade e ecologia! Já ouviram falar, com certeza, nas paletes ou pallets de madeira, estes elementos são frequentemente utilizados em armazéns para fins de transporte de mercadoria. As paletes assemelham-se com um estrado de madeira rectangular composto por um ripado; a sua forma versátil permite várias disposições bem como, sobreposições, podendo assim criar uma vasta gama de  mobiliário dinâmica, e com linhas rectas modernas.

Tem vontade de descobrir mais? Inspire-se com as ideias que seleccionámos para si!

Design rústico e sustentável!

Com este exemplo pretendemos mostrar-lhe como, reciclar também pode ser sinónimo de rústico! Esta pequena cómoda, feita a partir de paletes, permite que, através da colocação de gavetas (feitas à medida) possa guardar os mais diversos objectos. Para ter uma cómoda destas basta cortar as paletes convencionais pela sua metade, sobrepondo-as (podendo a sua altura ser ajustável!), de seguida irá verificar que nos espaços entre as paletes sobrarão os vazios onde irão encaixar as gavetas! Fácil não?!  Realçamos, neste exemplo, o contraste da madeira com a vegetação, sempre tão apetecível e natural!

Uma palete por dia nem sabe o bem que lhe fazia!

Salas de estar ecléticas por Pink Pug Design Interior
Pink Pug Design Interior

Salon z aneksem kuchennym

Pink Pug Design Interior

No que toca a mobiliário alternativo e versões DIY (Do It Yourself) a criatividade é imperativa! A palavra de ordem é o (Re)! Reciclar, (re)utilizar, (re)avivar, (re)novar, (re)pensar! Assim apresentamos-lhe este novo conceito, Re-design, que surge da necessidade de atribuir novos usos e design a determinados objectos. Escolhemos este exemplo, de uma mesa de centro feita a partir de uma palete, para lhe mostrar como a simples atribuição de um novo uso a um objecto não-convencional, se pode tornar numa peça realmente especial do lar. Neste caso a pintura e a colocação de um vidro superior foram suficientes para criar uma bela peça de centro, note como as rodas também podem ser um elemento a considerar, especialmente se o espaço for pequeno!

Um cama informal

Quartos ecléticos por Pink Pug Design Interior
Pink Pug Design Interior

Sypialnia z garderobą i balkonem

Pink Pug Design Interior

Este exemplo, leva as paletes directamente para o seu quarto! Como já referimos, a própria forma da palete assemelha-se a um ripado de estrado, e como tal, poderá vir a servir, esse mesmo fim. Neste caso, podemos verificar como as paletes não só, podem ser utilizadas para suportar um colchão mas também, na constituição de uma cabeceira incrivelmente prática, para manter, até na hora do sono, os seus objectos preferidos sempre por perto!

Paletes à mesa!

Para (re)utilizar as paletes e dar forma a novo mobiliário basta usar a imaginação, no entanto existem algumas questões técnicas que convém ter em atenção, neste sentido procurámos recolhemos algumas dicas para o auxiliar neste processo: não se esqueça que por vezes as paletes poderão estar em mau uso e conter farpas, assim, lixar a madeira é um processo indispensável. Pintar e envernizar são também métodos aconselhados no sentido de personalizar o seu mobiliário! Se preferir um look mais natural pode recorrer apenas, à colocação de um vidro, conforme demonstra a imagem. Este design é do atelier ecológico be-eco, mas relembramos que poderá fazê-lo você mesmo na sua casa!

No jardim!

Se procura uma alternativa para o seu jardim, as paletes são uma excelente solução. O facto de serem feitas de madeira, e esta ser um elemento natural, faz com que combine na perfeição com a vegetação, e propicie um grande bem-estar às plantas. Quando dispostas verticalmente, as paletes permitem uma outra abordagem que poderá consistir  na inclusão de vegetação. Sempre quis ter aquele jardim aromático mas não sabia como? Aqui está uma excelente e acessível opção, é tão fácil criar o seu pequeno jardim!

E também seus derivados!

O nosso último exemplo não é feito de paletes, no entanto, resolvemos incluí-lo para lhe mostrar como o leque de opções é ilimitado no que toca ao formato DIY com paletes e seus derivados. Também as famosas caixas de fruta podem ser um ponto de partida para um design sustentável, dinâmico e modular. Estas caixas, quando dispostas de maneiras distintas permitem vários usos, podendo servir de mesa de apoio, banco colectivo e individual, ou estantes para livros dinâmicas quando, por exemplo, encostadas a uma parede. Destacamos o uso de pequenas almofadas sobre as caixas ou paletes, de modo a conferir um maior conforto no assento, de resto não há limites para a imaginação!

Ficou com vontade de ter o seu próprio mobiliário reciclado? Mãos à obra!

Com qual destes exemplos se identifica mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!