Novas formas de vestir as suas janelas

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Os têxteis que escolhemos para a nossa casa são sempre muito importantes, já que é no fundo representam a forma como vestimos os espaços. É também pelos têxteis que a nossa casa ganha mais cor e mais vida e por isso mesmo é importante que dedique algum do seu tempo escolhê-los já que à partida estes acabarão por perdurar algum tempo. No nosso artigo vamos debruçar a nossa atenção sobre as janelas. As janelas são sem sombra de dúvida uma parte muito importante das divisões pois é através delas que temos contacto com o mundo lá fora. Precisamente por serem tão importantes devemos pensar com carinho e escolher o que melhor se adequa não só a elas mas também ao espaço.

Para além das clássicas cortinas existem hoje em dia muitas outras soluções que resultam muitíssimo bem e podem fazer as suas janelas ganhar, as próprias persianas deixaram há muito de pertencer ao lado de fora, hoje em dia há um sem número de opções pelas quais pode optar quando quiser dedicar tempo a vestir as suas janelas. Sem mais demoras vamos mostrar-lhe algumas opões que pode ter em consideração e das quais certamente gostará. Venha daí!

Estores venezianos

O estilo vintage de Hackney: Salas de estar modernas por MOSAIC DEL SUR
MOSAIC DEL SUR

O estilo vintage de Hackney

MOSAIC DEL SUR

Dependendo do tipo de decoração que tiver poderá optar por estores venezianos como os que vê na imagem. Este tipo de estore está mais em concordância com um estilo de decoração moderna – em jeito de apontamento breve, não resistimos a referir a forma maravilhosa como foi decorada esta sala! – e com a vontade de querer um espaço mais desafogado, mais livre. Para uma decoração mais minimalista também pensamos que esta pode ser uma opção muito acertada já que uma característica destes estores é ser precisamente minimalista. Práticos de usar  e muito eficazes são uma óptima aquisição para a sua moderna sala de estar.

Cortinas

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

As cortinas são a forma mais clássica de decorar janelas Quanto a nós, achamos ser uma óptima opção que nunca falha. O efeito é sempre bonito, uma vez que umas cortinas bem penduradas acabam sempre por dar uma elegância e um charme único às divisões. Por ser o exemplo mais clássico que lhe vamos apresentar no artigo, resolvemos escolher uma imagem que reflectisse na perfeição esse lado e o fizesse ver que caso seja esta a sua opção não tem de se sentir minimamente preocupado porque a sua casa não vai, nem por um segundo parecer fora de moda. Bem pelo contrário, se há coisa que o estilo clássico garante é charme. Olhando para a imagem ver-se-á obrigado a concordar connosco, certo?

Shutters

Os shutters no fundo são também persianas contudo, utilizamos a designação em inglês por uma questão de facilitismo – já que persianas e shutters acabam por ser coisas um bocadinho distintas – portanto para que não haja margem para dúvida optamos pela palavra inglesa. Esta é mais uma opção que consideramos bastante moderna ou por outro lado, a um tipo de decoração mais alternativa como é por exemplo o que vemos na imagem. O mais normal é encontrarmos este tipo de persiana em branco ou pérola, ainda assim nada nos impede de dar um pouco de cor ao espaço e optar por algo mais colorido. Como pode constatar o resultado não deixa nada a desejar, bem pelo contrário.

Cortinas romanas

Ainda no contexto das cortinas cuja designação vem da bella Italia, apresentamos-lhe agora umas cortinas romanas. Este é um estilo de cortina que volta a ir mais para o lado clássico e como lhe dissemos anteriormente nada contra! Este estilo de cortina é normalmente utilizado em janelas que se ficam pelo meio da parede  - também podem ser encontradas em janelas até ao chão, contudo não é tão recorrente e o efeito não é tão bonito – dando um toque singular ao espaço. No exemplo que lhe apresentamos as cortinas são brancas – o que faz todo os sentido tendo em conta o resto na decoração, mas esta não é única possibilidade. Na verdade temos para lhe dizer que somos grandes apologistas deste tipo de cortina com padrão, uma vez que este ganha uma dinâmica e vida muito próprias pelo facto destas recolherem em harmónica. Há inúmero. exemplos que pode procurar, temos a certeza que pelo menos um que goste, irá encontrar.  

Padrões

Tendo sido aberto o precedente da cor no parágrafo anterior, continuamos este artigo por aqui. Neste caso caso queremos referir-nos mais a padrões e à forma como com eles pode jogar. Em primeiro lugar há que referir que é importante manter o equilíbrio e que portanto temos de ter em  conta as cores que já estão presentes no espaço e onde estão presentes. Excesso de cor ou padrão pode não ser benéfico para a decoração da sua casa e a mistura de padrões, embora possa ter resultados surpreendentes, deve ser feita com algum cuidado, ou incorrerá no risco de não ficar nada satisfeito com o resultado. Olhando para o exemplo que escolhemos a primeira coisa que nos ocorre dizer é que o jogo de cores presente é bastante apelativo e dá sem dúvida muita vida e alegria ao espaço. Uma coisa importante que não queremos deixar de lhe dizer é no caso de escolher um padrão para as suas cortinas, certifique-se que a cor branca está presente, isto porque, por si só os padrões acabam por cortar um pouco da luz que entra no espaço e o objectivo de termos cortinas em casa não é de todo esse. 

Persianas exteriores

Salas de estar modernas por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Wohnzimmer

FingerHaus GmbH

Para terminar apresentamos-lhe mais uma solução que pode ter em conta: as persianas exteriores. Se quer optar por um tipo de decoração super minimalista ou desafogado e por isso mesmo usar cortinas não está nos seus planos, não se preocupe pois há uma solução para si. As persianas exteriores não podem ser vistas de dentro de casa – a não ser que estejam fechadas, claro está! – e portanto não irão interferir com nada. Esta é uma óptima maneira de proteger a sua casa do calor e os móveis do sol, ou seja, a funcionalidade das persianas está lá, contudo o espaço não será invadido pela sua presença. Como vê há sempre soluções para todos os gostos e necessidades!

Gostou do novo artigo?! Partilhe connosco a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!