Renovação em apartamento citadino

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Bem no centro da bonita cidade de Coimbra fica o apartamento que lhe damos a conhecer hoje, o andar que lhe vamos mostrar foi alvo de uma renovação que lhe atribuiu um uso totalmente novo, o de habitação, integrando todas as divisões necessárias numa casa.

O projecto é dos arquitectos de Coimbra COLECTIVO arquitectos , que nos mostram como intervenções aparentemente simples podem transformar totalmente o uso de uma área, em que a mesma presta a nova função de forma muito moderna, confortável e eficiente.

Fachada

Numa zona muito tradicional, de casas antigas em banda está esta fachada do século XIX que conta muito da história desta vizinhança. A casa tem quatro andares com vários vãos que possibilitam a entrada de luz natural. No andar superior existe uma varanda muito tradicional sobre a cidade,em todo o comprimento da fachada. 

A fachada é marcante devido ao forte tom vermelho.

Intervenção

AXONOMETRIA EXPLODIDA: Paredes  por COLECTIVO arquitectos
COLECTIVO arquitectos

AXONOMETRIA EXPLODIDA

COLECTIVO arquitectos

O primeiro andar deste edifício era um amplo espaço em branco, usado como loja. Por conseguinte, o trabalho encomendado para o design de interiores era totalmente livre, excepto para o perímetro e posição escada, bem como o local de entrada.

O novo design define a área social através do amplo espaço entre entrada, cozinha e sala de estar. O corredor mostra o seu caminho por paredes e tectos não alinhados, fornecendo tensão espacial para a separação social e privada. Este volume detém duas casas de banho, além da cozinha e também um pequeno corredor entre a lavandaria e três quartos.

Esta é a estreita entrada no edifício e a caixa de escadas. Os principais traços deste espaço foram mantidos e alvo de uma renovação.

As portas têm bandeira e o pé direito alto como é tradicional neste tipo de casas. Este espaço foi trabalhado em tons de branco. Vamos conhecer…

Sala, Corredor e Cozinha

Este é um outro ângulo da sala. O chão da sala é em madeira, muito confortável, assim como o sofá em tons crus. Repare ainda na forma como uma outra divisão, a cozinha, está integrada na sala, separa apenas por algumas paredes mas aberta para a sala. 

Os espaços interiores confinados com fachadas exteriores são trabalhados com réplicas das antigas estruturas de madeira e rodapés, ao contrário do corredor e suas infra-estruturas que são, inequivocamente, desenvolvidos de forma contemporânea.

A sala

Esta divisão corresponde à entrada no apartamento, é uma fantástica sala, também com pé direito alto e com quatro janelas que deixam entrar a luz natural no espaço garantindo o conforto do mesmo. Permitem ainda vistas sobre o centro da cidade de Coimbra. O sofá parece super confortável. 

Repare na guarda dos varandins, trabalhada em ferro, muito bonita.

A Cozinha

Parecia pequena quando vimos a sua integração na sala mas esta cozinha tem todo o equipamento necessário e ainda muita arrumação, numa linguagem bastante moderna.

Uma cozinha branca, com chão de madeira, cuja bancada integra o forno e a máquina de lavar, equipamentos essenciais nos dias de hoje. Na parte superior da cozinha foram inseridos armários brancos, muito modernos, fundamentais para ter a arrumação que uma cozinha necessita. 

Para esta cozinha usou-se o branco e pontualmente o preto, os tons claros dão uma sensação visual de maior amplitude da cozinha o que foi muito importante pois o espaço de cozinha aqui não é muito amplo.

Aqui encontra várias soluções para fazer um espaço pequeno parecer maior.

Quarto

Este é um dos quartos deste apartamento, com bastante luz natural. Aqui a renovação possui uma linguagem semelhante à intervenção em outras divisões, o chão de madeira juntamente com tons brancos das paredes, ombreiras e até do armário embutido. Este armário, sendo embutido deixa mais espaço livre no quarto e repare como por fora o armário é branco e quase se dissimula na parede, quando aberto vemos que o seu interior é preto, a mesma opção utilizada na cozinha.

Casa de banho

A casa de banho foi trabalhada com azulejos em tons de cinzento, com um espelho amplo e todo o mobiliário necessário. Tal como vimos noutras divisões os armários têm os interior em preto e exterior de cor branca.

Inspire-se com casas de banho de todos os estilos aqui.

Quarto

Mais um quarto desta casa renovada, na mesma lógica dos anteriores. Este tem um pormenor que é uma reentrância em madeira que poderá ser utilizada como prateleira, para um candeeiro ou simplesmente um expositor.

Hall e Portas dos quartos

Aqui vemos o hall  e as portas dos quartos que são, tal como o chão da casa todas feitas em madeira, uma solução bastante simples e moderna.

Gostou?! Deixe o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!