Arquitectura Natural made in Portugal

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

No fim desta semana em que as reflexões sobre as alterações climáticas estiveram na ordem do dia falamos-lhe sobre Arquitectura Natural, mais uma forma de diminuir o nosso impacto no planeta. 

Mostramos-lhe alguns projectos de arquitectura natural, que usa como matéria prima para a construção materiais como terra, fardos de palha, cânhamo, canas, pedras ou rebocos naturais. Encontrando soluções de projecto sustentáveis. A empresa de Arquitectura natural que os desenvolve é bem portuguesa e chama-se Terrapalha.

Tem pensado em ter uma casa mais sustentável? Abaixo mostramos alguma soluções…

A Cabana

A Cabana: Jardins modernos por Terrapalha
Terrapalha

A Cabana

Terrapalha

Este é um dos exemplos deste tipo de Arquitectura Natural, a ''Cabana'' é uma instalação que esteve em Lisboa, no jardim Gulbenkian . Trata-se de um abrigo realizado inteiramente com materiais naturais crus. Com uma estrutura de varas de eucalipto, com a riqueza plástica e autêntica dos materiais naturais em estado tosco. Segundo a Terrapalha, foram usadas cores terra, tons quentes e texturas de inspiração étnica-tribal africana. Os materiais empregues foram recolhidos numa viagem por diversas paisagens portuguesas, resultando numa variedade de colorações da terra (argila), que impregnaram os painéis que cobrem a Cabana. 

Interior da ''Cabana''

A Cabana: Jardins modernos por Terrapalha
Terrapalha

A Cabana

Terrapalha

Na ''Cabana'' salientou-se o carácter vernacular e holístico da construção, que, enquanto expressão plástica artesanal, acolhe o visitante e o relaciona com o lugar.

Ali foram alojados vários eventos e a população aderiu bastante bem a este tipo de espaço.

Casa de fardos de palha

Casa em palha: Casas modernas por Terrapalha
Terrapalha

Casa em palha

Terrapalha

Esta é uma imagem de um processo construtivo de uma casa em palha… A estrutura é bastante simples composta principalmente de madeira e fardos de palha, formando paredes bem grossas e com boa capacidade isolante, de forma muito natural.

A estrutura em madeira delimita por exemplo o espaço deixado para janelas e portas. Inspire-se aqui com todo o tipo de janelas e portas.

Reboco

Casa em palha: Casas modernas por Terrapalha
Terrapalha

Casa em palha

Terrapalha

Posteriormente faz-se o reboco, neste caso usou-se reboco de barro pelo interior das paredes e de cal no exterior. 

Na imagem pudemos ver a forma como é aplicado o reboco, usando sempre materiais naturais e trabalhando-os de forma muito simples e bonita.

Abrigo

 Shephard Shelter: Jardins modernos por Terrapalha
Terrapalha

Shephard Shelter

Terrapalha

Esta é outro tipo de estrutura de abrigo em palha, onde foi usada madeira de salgueiro, corda de sisal e ramos, materiais muito simples e naturais. E com estes foi criada esta bonita estrutura que quase lembra uma cabana de índios e serve por exemplo, como abrigo e sombra.

Certamente um cantinho agradável.

O Resultado, uma verdadeira casa de palha

Casa em palha: Casas modernas por Terrapalha
Terrapalha

Casa em palha

Terrapalha

Este é o resultado da casa com a estrutura que mostramos anteriormente, paredes em fardo de palha com estrutura de madeira. Veja bem como parece uma casa normal, sendo que é muito sustentável. A decoração é ao seu gosto, neste caso as paredes foram pintadas de amarelo e criou-se ainda uma zona exterior em deck de madeira, com alguma sombra. Tem ainda alguns vasos e uma espreguiçadeira. De facto a decoração e adição de outros elementos, é ao seu gosto e pode também ser muito natural e sustentável.

Em suma, a casa é fresca no Verão e quente no Inverno, tendo um ambiente muito sustentável, bonito e acolhedor.

Conheça aqui outro tipo de casas em que a sustentabilidade é muito importante.

Gostou?! Deixe o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!