Como preparar a sua casa para o inverno

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O inverno está mesmo à porta! O friozinho já se vai fazendo sentir neste nosso Portugal… Pois, para muito não será uma boa notícia, mas outros haverá que regozijam com a vinda do frio. Haverá algo melhor do que ler um livro à lareira embrulhado numa manta quentinha? Nós achamos que não, e por isso damos as boas vindas ao inverno com sugestões sobre como preparar a sua casa para ele.

Encaremos os dias frios que se avizinham como oportunidades para fazer atividades ao ar livre! Ao ar livre, perguntará o leitor? Não se terão confundido?

Não confundimos, é mesmo verdade! Caminhar, correr ou andar de bicicleta é muito agradável mesmo com frio, e até com chuva. E o nosso país presta-se a isso uma vez que a chuva não é uma constante. Só temos de nos certificar que depois da diversão podemos contar com todo o conforto e aconchego de casa!

Algumas medidas rápidas, e a sua casa estará preparada para a estação fria, e você preparado para a desfrutar. Espreite as nossas sugestões para preparar a sua casa para o inverno e diga adeus ao calor com um sorriso nos lábios.

Arrume as suas coisas de verão

Vá, coragem! Despeça-se das roupas leves e das sandálias, e já agora das decorações a lembrar o verão. Dê as boas vindas aos cachecóis e às botas de cano alto. Mas despeça-se mesmo! Isto significa arrumar tudo, bem acondicionado, até o calor obrigar a ir buscá-las.

No caso dos têxteis pode optar por sacos de vácuo que diminuem bastante o volume das peças a armazenar. Coloque papel enrolado dentro dos sapatos e debaixo das tiras das sandálias, ou use acessórios próprios para isso, de modo a evitar que fiquem deformados durante o tempo de armazenamento.

E se for possível arranje sistemas de arrumação como o da imagem. É a garantia de que tudo estará bem acondicionado e fora da vista pelo tempo que for preciso!

Escolha o estilo

Esta é provavelmente a primeira medida a tomar sempre que se prepara para fazer alterações em sua casa. Apenas alguns apontamentos e um espaço fica totalmente transformado. É fácil de partir de um estilo clássico e conseguir um estilo eclético apenas mudando os tapetes, as mantas e almofadas dos sofá e alguns acessórios de decoração. Tenha em atenção a escolha das cores para os novos acessórios de inverno. Opte por castanhos, cremes e doirados, o verde seco e o amarelo-torrado que transmitem calor e aconchego. E evite os azuis e verdes claros que são cores frias e neutras. Mas mesmo com essas cores, basta a visão de um fogo numa lareira para o espaço ficar logo convidativo. É o caso deste espaço que vemos acima, da autoria da designer ’Joana Magalhães Francisco’, de Lisboa. A decoração é minimalista e toda em tons de branco e cinzento, mas a visão do fogo no recuperador de calor vermelho e as poltronas confortáveis, creme, tornam-no acolhedor e apetecível.

Inove nos têxteis

Está na hora! Venham de lá as mantas de lã e os lençóis de flanela, as almofadas de veludo e os edredons de penas. Invista em têxteis de boa qualidade para ter durabilidade e bom aspeto durante muito tempo. Combine cores escuras e cores mais claras para criar bonitos contrastes. Aposte nos castanhos, cor-de-rosa velho, laranja e creme. Os têxteis cumprem com duas funções muito importantes no inverno: aquecem e decoram. Utilize-os no quarto, na sala de estar e até na varanda! Onde estiverem temos a sensação de conforto que só um ninho pode dar. 

Quer saber mais sobre têxteis quentinhos para a sua casa? Continue a ler com o artigo ’Um Inverno rigoroso na companhia dos tecidos’.

Altere a disposição dos móveis

Moradia Anadia: Salas de estar ecléticas por Karst, Lda
Karst, Lda

Moradia Anadia

Karst, Lda

Esta sugestão tão simples vai fazer toda a diferença no ambiente de sua casa. No verão as lareiras não são usadas (à exceção de lugares mesmo frios, com o a Serra da Estrela à noite) e os aquecedores estão desligados. As janelas são abertas para criar corrente de ar e os sofás muitas vezes apontam nessa direção. Também os tapetes quentes são armazenados, dando lugar a tapetes mais finos.

No inverno a dinâmica é ao contrário e dispor os móveis de forma a usufruir da totalidade do calor disponível é a prioridade. Tome a imagem acima como exemplo e disponha os sofás em frente à lareira. Já agora arraste para perto a televisão, e tenha tudo por perto para estar ao quentinho e desfrutar de toda a comodidade nas horas de lazer.

Afaste também camas e berços das portas e janelas, mesmo que estejam calafetadas, pois é aí que se irá sentir a temperatura mais baixa devido à proximidade com o exterior.

Certifique-se ainda de que os móveis, na nova disposição, não ficam a obstruir fontes de calor e providencie arejamento suficiente, por causa da segurança contra incêndios.

Mude os acessórios e a decoração

Remova os acessórios azul-bebé, cor-de-rosa vivo e salmão. Guarde-os bem! Tire os espanta-espíritos que abanavam com a brisa amena, os guarda-sóis da varanda e os tapetes de ráfia. Substitua-os por almofadas fofinhas em tons quentes, tapetes de pelo alto e molduras com o toque aconchegante da madeira. Acrescente umas mantas de lã ao sofá. Faça arranjos florais com vegetação de inverno e velas, para substituir os ramos coloridos. E vá buscar os aquecedores e radiadores!

Se é daqueles que adora o quentinho, mas abomina a estética destes equipamentos, tem a solução perfeita na imagem acima. O radiador foi coberto com uma capa de madeira específica para esta finalidade. Fabricadas no reino unido, com diversas opções de revestimento (a da imagem é com papel de parede) para combinar com qualquer estilo de decoração, estas capas transformam o feio radiador num acessório que fica bem em qualquer divisão da sua casa!

Adicione iluminação e velas

Colocar velas em qualquer sítio da sua casa é garantia de um ambiente acolhedor, intimista e romântico. O bruxulear das chamas e a luz amarela que emitem contribui para um jogo de sombras e luzes que transformam a atmosfera e a tornam mais quente e envolvente. Existem à venda velas para todos os gostos, em tamanhos e cores tão variados como a sua imaginação. Crie decorações com velas de vários tamanhos, como a da imagem, afinal só precisa de uma bandeja preta e vulgares velas de estearina para criar este efeito incrível. Tenha, no entanto, muito cuidado com as crianças e nunca deixe velas a arder sem supervisão. O risco de incêndios é um caso bem sério!

Para a iluminação elétrica também temos algumas sugestões… Substitua as lâmpadas brancas, com luz fria, por lâmpadas amarelas. Sempre que for possível evite usar os candeeiros e instale pequenas luminárias de canto de sala ou lâmpadas embutidas, sempre usando lâmpadas amareladas. Só o simples facto de mudar o tom da iluminação, vai notar uma grande diferença no ambiente de sua casa.

Já sente um arrepio na espinha? Está na altura de preparar a sua casa para o frio! E quando acabar não se esqueça de nos contar como fez.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!