6 dicas para interiores de estilo escandinavo

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Falamos em estilo moderno, em estilo clássico, ouvimos falar também da grande tendência industrial… Mas também do estilo escandinavo. Talvez este nome, não seja tão óbvio para todos os nossos leitores, porém convenhamos que seja, uma vez que esta tendência de look de casa irá ficar e ser vista cada vez mais, nomeadamente este novo ano 2016. De facto existe uma panóplia de estilos dentro da decoração, não sendo assim unicamente no mundo da moda. Ainda bem, que a preocupação e arte decorativa da nossa casa ganha cada vez mais importância, no final de contas ela é o nosso retrato e faz parte do nosso conforto diário!

Ora bem… o que entende por estilo escandinavo? Ao escolher este modelo decorativo, irá reger na sua casa uma atmosfera de simplicidade, alegria e conforto, sendo estas uma das razões em ser procurado por muitas pessoas. O minimalismo é aliado ao moderno, no qual o principal foco é salpicar cores em ambientes neutros, geralmente de cor branca. Os acessórios é que trazem o toque de cor, não deixando o ambiente tão sóbrio e pálido.  

Uma tendência onde a ornamentação é mínima e clean , faz com que este estilo seja atraente, para quem quer viver com menos, ou seja, em ambiente mais simplistas e livres de detalhes excessivos. Este estilo surgiu no início do século XX, sendo ainda relativamente recente, adquiriu características do artesanato regional, nomeadamente da Europa do Norte (Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca). O designer  Carlo Larsson é o principal mentor do estilo escandinavo, interligando cores neutras com elementos envelhecidos. Sendo assim, uma fusão entre o tradicional e o moderno.

Quando falamos em estilo, é claro que nos identificamos mais com um do que com outro, contudo, não quer dizer que devamos nos restringir apenas a um. Podemos perfeitamente associar, de forma subtil, delicada e com bom gosto, uns diferentes estilos, optando por um móvel escandinavo, uma decoração moderna e uma ideia mais industrial, por exemplo. Desde que o resultado final seja harmonioso.

Confira as nossas sugestões brilhantes do estilo escandinavo… Talvez era este o estilo que procurava, mas que não sabia o termo!

Maximizar a luz natural em casa

Uma das principais questões num estilo escandinavo é a claridade, a importância da luz natural nestes tipos de ambientes. Valoriza e cria uma atmosfera mais rica e aconchegante, deixa o espaço clean e arejado. O que fazer para maximizar a luz natural? Existem truques decorativos que permitem que a claridade penetra mais dentro do espaço, para tal, basta ter as paredes claras, com tons neutros, como o branco, que potencia a luminosidade e reflete a luz solar. Sendo exatamente o que se procura em países escandinavos, onde o sol é escasso. 

A ausência de cortinas para deixar as janelas livres, de forma a que os raios solares possam entrar dentro das divisões, sem serem quebrados por tecidos. No entanto, se não quiser prescindir das cortinas, opte por umas mais leves e de cor clara, para a luz solar entrar mai facilmente.  O mobiliário claro também permite criar um sentimento luminoso dentro da área, pois a própria visão não é quebrada por elementos escuros.  Finalmente, o espaço mais livre de detalhes, despojado de peças de mobiliário, restringindo-se só ao necessário, maximiza a entrada de luz natural.

Acrescentar um pouco de madeira clara

Parede e piso  por U2
U2

단색실크벽지_MC402_Normal white

U2
U2
U2

A madeira clara é uma das características do estilo escandinavo, cria um ar delicado e o próprio espaço fica mais claro, iluminado e arejado. Os móveis com cores suaves trazem ao ambiente um maior conforto, o impacto visual é enternecido, existe ainda a sensação de maior amplitude, pelo facto de tornar o espaço clean. Os móveis de estilo escandinavo nunca são massivos e imponentes, sempre leves e finos, sem acabamentos rebuscados ou demasiados trabalhos, muito subtis e simples. 

A madeira clara traz sempre aquele ar natural e alguns móveis têm ainda, aquele ar inacabado que se enquadram na perfeição no estilo escandinavo.

Obter um mobiliário simples e elegante

PATRICE: Escritório  por Larforma
Larforma

PATRICE

Larforma

Os mobiliários das linhas escandinavas nunca são imponentes e vistosos, sempre simples elegantes, para manter a linha delicada e charmosa do estilo. A leveza do móvel cria um ar limpo e leve, deixa espaço e permite maior entrada da luz pelo espaço, por não existirem quebras, há maior reflexão. A marca Larforma, tem na sua vasta coleção de mobiliário, peças escandinavas, com origem portuguesa, sedutoras e intemporais.

Use algumas ideias DIY

Parede e piso  por homify

As ideias DIY funcionam em qualquer estilo, digamos que é neste momento mais do que uma necessidade ou uma questão monetária, é sem dúvida uma grande tendência e um termo que está em voga no mundo da decoração de casa. Como tal, não poderíamos faltar com uma ideia DIY para o nosso estilo escandinavo, pode procurar fazer peças decorativas e algumas bricolagens, como cabides, vasos, caixas e afins. Ou apostar em ideias de mobiliário, tal como uma cama, uma mesa de centro, um sofá entre outras ideias, que pode descobrir ao ler este artigo. São sempre ideias que queremos descobrir, para nos inspirar e levar para casa.

As ideias DIY enquadram-se nas linhas do estilo escandinavo, pelo jeito simples e pelo lado personalizado. Se optar por construir algo com paletes é também ideal, uma vez que a cor clara da madeira corresponde aos critérios escandinavos. 

Pense em ideias simples de arrumação

Sala de estar  por We Do Wood
We Do Wood

SJ Bookcase Large & Midi

We Do Wood

A simplicidade é a palavra de ordem quando falamos em estilo escandinavo, por isso quanto mais simplificarmos e encontrarmos os tais itens que correspondem a este critério, será caso para dizer bingo! Não temos a necessidade de rebuscar ou de complicar, é sempre uma boa notícia, não é verdade? 

Sabemos que arrumar é mais do que uma necessidade, é uma obrigação que acontece a todos de nós, independentemente do estilo que optamos, é necessário encontrar umas quantas soluções para organizar a tralha que vamos acumulando.

Uma ideia simples que funciona na perfeição no estilo escandinavo, é o uso de prateleiras ou de nichos, que são leves e não marcam demasiado o espaço. Pode brincar com a posição e o formato delas. Já sabe quanto mais simples – melhor.

Almofadas confortáveis e decorativas

Dream Pillows: Casa  por Dream Pillows
Dream Pillows

Dream Pillows

Dream Pillows

Apesar do estilo escandinavo ser simples e restringir-se às diretrizes do minimalismo, alguns acessórios decorativos não podem ficar aquém da decoração de todos os espaços de casa. Eles vão trazer o lado colorido e atrativo ao cenário, preenchendo a tela branca e clara das paredes, do chão e do mobiliário. Esta estratégia é até interessante, uma vez que é sempre mais fácil alterar acessórios, do que propriamente móveis ou pintar paredes, sabendo à partida que estes itens como são claros e neutros, não serão tão cansativos para o morador. 

Neste sentido, preenche o seu sofá, cadeirão ou cama com almofadas coloridas e bem giras, criarão o toque perfeito a um cenário que se preferiu branco. Pode sempre encontrar estes modelos escandinavos, na loja portuguesa Dream Pillows

Gosta deste estilo? Vai levar alguma dica e inspiração para a sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!