Estábulo convertido em casa encantada

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

No artigo Antes e depois de hoje ficará a conhecer uma remodelação simplesmente espectacular. A casa, apelidada de Sítio da Lezíria, está localizada em Alcácer do Sal, na região do Alentejo, em Portugal, e foi o resultado do projecto de remodelação do Atelier Data Lda. O antigo e ocioso estábulo foi transformado em uma casa contemporânea e cheia de charme. 

O lugar que abrigava cavalos, serve agora de refúgio de férias para uma família que aprecia o contacto com a natureza e a atmosfera campestre. Curioso para desvendar todos os encantos desta casa aconchegante e sofisticada? Então siga em mais detalhe as imagens seguintes e não perca este projecto que deu vida a um lar contemporâneo surpreendente e deslumbrante.

Antes: estábulo degradado

Sítio da Lezíria: Paredes  por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Sítio da Lezíria

Atelier Data Lda

Um dos principais elementos definidores do carácter e das técnicas construtivas tradicionais era a estrutura da cobertura do estábulo. Era composta por uma estrutura com base em elementos triangulares de madeira que se repetiam harmoniosamente. Outra característica marcante era sua organização espacial e sua estrutura em função da circulação central.

Depois: fachada principal

Sítio da Lezíria: Casas modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Sítio da Lezíria

Atelier Data Lda

O antigo estábulo foi completamente restaurado e a imagem que apresentamos parece mentira!Em nada se assemelha ao passado e agora uma boa vibe é sentida!

O telhado foi substituído por outro novo, as superfícies foram recuperadas e receberam acabamento em cimento nivelado e pintado posteriormente de branco. Além da essência arquitectónica e rural da edificação, os arquitectos procuraram recuperar também as técnicas construtivas e os materiais tradicionais, aplicados obviamente dentro de uma lógica de reinterpretação do espaço habitável. O destaque da nova fachada e do novo carácter da edificação são os painéis de vidro (janelas) que marcam a presença de novos detalhes e promovem a entrada de luz natural abundante no interior de todos os ambientes interiores.

Volumetria tradcional

Sítio da Lezíria: Casas modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Sítio da Lezíria

Atelier Data Lda

O projecto envolveu a revitalização de dois edifícios existentes: um casarão antigo, ao fundo, e o estábulo de cavalos, em primeiro plano. O projecto de recuperação do estábulo procurou preservar a sua forma tradicional e sua essência rural, evidenciada pela volumetria tradicional.

A nova edificação destaca-se na paisagem rural pela sua implantação livre no terreno arenoso no meio da paisagem rural. É marcado por um desenho simples, claro e elegante, oferecendo uma nova possibilidade de habitar.

Uma casa contemporâneo

Sítio da Lezíria: Cozinhas modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Sítio da Lezíria

Atelier Data Lda

Uma das principais directrizes do projecto de revitalização foi a necessidade de reforçar a essência e o carácter da construção, através da manutenção da estrutura do edifício antigo – estábulo.

A estrutura interior do tecto, foi mantida e apenas ganhou uma pintura branca, dando amplitude e mais luminosidade aos espaços. A lógica da organização espacial também foi mantida. O interior, tal como a configuração anterior, manteve os cinco ambientes de dimensão similar. O programa de necessidades está assim distribuído: em cada extremidade está situado um quarto e no meio estão distribuídos as zonas de estar e cozinha, além de mais dois quartos.

Sala de jantar e cozinha

Sítio da Lezíria: Salas de jantar modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Sítio da Lezíria

Atelier Data Lda

A escolha dos materiais priorizou a durabilidade e a relação custo/benefício, sem descaracterizar a essência do antigo estábulo e sua atmosfera rural. O pavimento, de aspecto mais industrial, adquiriu cimento, com excepção da cozinha, que ganhou piso hidráulico de cerâmica, com desenhos geométricos e cores vibrantes.

A cozinha e a sala de jantar estão integrados e formam um único ambiente. O destaque é a predominância das superfícies brancas e a ausência de objectos supérfluos, evidenciando a simplicidade e a atmosfera clean do ambiente interior.

Sala de estar

Sítio da Lezíria: Salas de estar modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Sítio da Lezíria

Atelier Data Lda

Um dos destaques do projecto de interiores são as portas de madeira, na sua cor natural. O seu desenho com tábuas na diagonal lembram as portas típicas de estábulos. As portas dão acesso ao corredor central, que atravessa e liga todas as divisões. Na sala de estar,  uma lareira realça o estilo rústico e campestre do ambiente. Em cada lado dos cinco compartimentos, duas portas de vidro dão acesso à área exterior e permitem a entrada de luz natural.

Suite principal

Sítio da Lezíria: Quartos modernos por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Sítio da Lezíria

Atelier Data Lda

A suite principal, está situada em uma das extremidades da casa e destaca-se pela depuração estética e pela presença de apenas o mínimo de mobiliário e o máximo de luz natural possível. Claro que a integração com o espaço exterior também não foi esquecida e colocada de parte. A cama possui uma estrutura de dossel em bambu, com cortinas translúcidas que dão um charme especial e romântico ao ambiente.

Ficou com vontade ver mais projectos antes e depois? Espreite aqui!

É realmente dos artigos antes e depois que mais gosta? Deixe-nos o seu comentário e assim saberemos qual a sua preferência!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!