Soluções inteligentes para dividir espaços | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Soluções inteligentes para dividir espaços

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Salas de estar modernas por homify Moderno
Loading admin actions …

Derrubar paredes é uma solução infalível para conseguir ambientes mais amplos e arejados, e um recurso muito habitual na arquitetura moderna. A cozinha funde-se com a sala de estar e com a sala de jantar, mas em casas realmente pequenas por vezes até o quarto está integrado no mesmo espaço! Claro que as vantagens deste conceito são obvias, mas as desvantagens também não são de desprezar. 

Na hora de definir funcionalidades ou de garantir alguma privacidade, os espaços integrados podem representar um desafio bem real. Como dividir sem separar totalmente? As soluções existem, e na maior parte das vezes vão muito além da mera função de dividir, são autenticas peças chave na construção do estilo do espaço onde se inserem. 

Hoje escolhemos para si dez ideias fabulosas para conseguir dividir espaços e estabelecer fronteiras sem construir paredes, pelo menos no sentido tradicional. Venha connosco em busca de inspiração!

1. A cortina faz a fronteira

Apartamento Jardim Oceânico Salas de estar modernas por homify Moderno
homify

Apartamento Jardim Oceânico

homify

Um espaço aberto clássico: - a cozinha em contínuo com a sala de estar. Pratico para conversar enquanto se cozinha, para fazer uma real integração entre os vários elementos da família. Mas e naquelas alturas em que chegam visitas e a desarrumação nos embaraça um pouco? Aí não é tão prático, não é verdade? 

A solução pode bem passar por uma cortina espessa e opaca como na imagem acima. Esconde se for preciso, abre e deixa passar a luz para uma melhor vivência do espaço, divide sem pesar!

2. Um biombo original

Home sweet apartment Corredores, halls e escadas ecléticos por TC elements® Eclético
TC elements®

Home sweet apartment

TC elements®

Um biombo fixo ou amovível é uma excelente opção para estabelecer divisões entre funcionalidades sem fechar completamente o ambiente. Pode optar por um modelo opaco para preservar a privacidade da área que divide, ou por um como o da imagem, que deixa passar luz e dar uma olhadela de um espaço para o outro. 

Este modelo, inserido numa sala da autoria do gabinete TCelements, foi ainda adornado com alguns bambus para adicionar um toque de natureza ao espaço, fazendo duas faces do mesmo biombo em função da área onde cada uma se insere.

3. Painéis deslizantes

​Pied à Terre by Recent Spaces Salas de estar modernas por Recent Spaces Moderno Madeira Acabamento em madeira
Recent Spaces

​Pied à Terre by Recent Spaces

Recent Spaces

Esta solução de divisão de espaços é mais do que inteligente, é mesmo genial! Um espaço exíguo, de mobiliário minimalista mas muito acolhedor, agrega na mesma área praticamente todas as funcionalidades que definem uma casa… Um conceito que realmente faz o espaço parecer mais amplo, como se a casa fosse muito maio. Mas por vezes essas funcionalidades não conseguem conviver diretamente entre si. O que fazer para as separar sem usar paredes ou qualquer outra solução definitiva? Usar painéis deslizantes a estabelecer as divisões! Quer privacidade? Fecha o espaço de quarto! Precisa de isolar a cozinha? Deslize o painel até a fechar!

4. Paredes decorativas

Separar sem deixar de ver já é um conceito antigo, mas com o aumento dos espaços integrados tem ganho cada vez mais adeptos. Fazer uma parede falsa, em gesso, permite-lhe criar motivos geométricos muito decorativos, como no exemplo da imagem acima, e ao mesmo tempo estabelecer uma divisão entre dois ambientes se os separar na totalidade.

5. Uma rede de porcelana

E que tal uma rede como separação? Mas não uma rede qualquer, uma rede feita de aros de porcelana sobrepostos de maneira a produzir esse efeito! A luz entra, o ar circula, a visão não é completamente obstruída e o efeito delicado que a porcelana oferece é inigualável.

6. Um painel leve de elementos geométricos

 industrial por Bloomming, Industrial Plástico
Bloomming

PRIVACY SCREEN DIVIDER FOR CLASSY MODERN SPACES

Bloomming

Um painel suspenso composto de elementos geométricos dispostos em estrela! Esta solução é muito usada em espaços comerciais, como esteticistas, cabeleireiros ou manicures, mas também pode ficar perfeita em sua casa. É uma ideia bastante bonita para separar dois ambientes e proporcionar alguma privacidade entre eles.

7. O chão vinca a diferença

Quem disse que as fronteiras têm de estar patentes na vertical? No grande open space da imagem acima as áreas funcionais da cozinha e da sala de jantar foram estabelecidas com um resistente pavimento de mosaico branco, enquanto a zona da sala de estar, de lazer, é mais quente e aconchegante com o seu piso de madeira natural. O efeito é muito original e bastante eficiente. Há divisão? Há! Mas não há separação!

8. Móveis a fazer fronteira

Casa em S. Pedro do Estoril Salas de estar modernas por Ricardo Moreno Arquitectos Moderno
Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em S. Pedro do Estoril

Ricardo Moreno Arquitectos

Esta sugestão pode ser já sua conhecida, mas nunca perde a sua eficácia. Utilizar o mobiliário para estabelecer fronteiras permite-lhe dividir sem fechar e, ainda melhor, sem fazer um investimento específico!

9. Paredes incompletas

Neste amplo espaço de quarto, vestiário e casa de banho, a solução está à vista e é perfeita: – uma parede incompleta que reserva a intimidade dos sanitários sem obstruir a visão da magnífica banheira. Um ambiente digno de um quarto nos melhores hotéis!

Também quer ter um quarto tão bonito como o de um hotel? Então leia também o artigo ’10 belos quartos duplos (para se sentir como num hotel)’.

10. Separações transparentes

E por último uma ideia leve e fluida, perfeita para estabelecer uma fronteira protetora entre ambientes sem cortar a ligação visual. Fazendo a transição por exemplo entre uma sala e uma varanda ou terraço, ou entre uma sala e uma cozinha, ou entre quaisquer outros espaços em que a separação física seja essencial, mas se quer evitar a separação visual, usar portas de correr em vidro ou outro material transparente divide, mas prolonga o olhar!

Gostou destas ideias? Partilhe a sua opinião connosco e este artigo com os seus amigos!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!