Superfícies em madeira: tectos com estilo

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Em casa ou no trabalho, a madeira é um material de eleição pela sua durabilidade e resistência. Com um desenho inteligente, poderemos criar vários efeitos e ambientes atractivos com esse material. Intemporal e elegante, o uso da madeira aumentou nos últimos tempos, em vários sectores da indústria criativa. Tal facto não nos surpreende, pois este material é de facto eficiente, possibilitando ambientes aconchegantes, minimizando sons e odores pela habitação.  Assim sendo, hoje apresentamos-lhe alguns interiores em madeira, onde nos focamos mais nos tectos e nas várias soluções que podemos ter por casa, capazes de até influenciar a maneira como vivemos o dia-a-dia.

Para o leitor que está à procura de novas ideias, deixamos este livro de ideias para que se possa inspirar em casa!

Padrões e ambientes

Os designers da DeckWood  criaram um tipo de interior atractivo e modulado com os padrões da madeira. De facto, o uso da madeira como material principal no interior é capaz de convidar qualquer um a experimentar o espaço. Agradável como uma imagem única deste espaço, a madeira é retratada de uma forma eficiente e criador de um ambiente original. Em termos de manutenção, deverá dar uma boa limpeza e proteger sempre que possível, com produtos adequados ao tipo de madeira. Encontre uma estética visualmente equilibrada, pois grandes contrastes entre materiais e cores provocarão um desconforto diário que deverá ser evitado.

Ripado com iluminação

Novamente o atelier DeckWood apresentam-nos um tipo de interior em madeira ripada onde é possível adicionar iluminação entre ripas. Um tipo de tecto fantástico para espaços públicos, que requerem um maior dinamismo estético para o interior e uma linguagem mais eficaz e simples. 

Madeira do tecto ao pavimento

A sua superfície mesclada por tons acastanhados e por vezes amarelados, representam toda a vivacidade e identidade deste material. Para criar uma singularidade e uma estética visual personalizada, procure nos elementos inerentes à Natureza, as respostas à decoração do seu lar. O uso da madeira no tecto como material principal, garante um conforto ergonómico, uma resistência e uma durabilidade elevada tal como  uma qualidade espacial única.  

Rústico num espaço renovado

A escolha da madeira poderá ter uma expressão mais singular e única. As tradicionais vigotas de madeira e treliças poderão ser elementos fantásticos para dar um outro ambiente aos espaços. Neste caso, os tectos desta cozinha e sala de estar, primam pela textura e cor da madeira, dando um aspecto quente, natural e muito acolhedor, o que se encaixa perfeitamente com o design contemporâneo e os restantes elementos. As marcas deixadas pela passagem do tempo não estragam a madeira, mas darão mais corpo e personalidade.

Geometria entre diferente elementos

Chalé das Três Esquinas: Closets ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Nesta proposta de Tiago do Vale, jovem arquitecto português que estabeleceu a sua prática profissional a norte de Portugal, o tecto em madeira possuí uma singularidade que combina e se alinha na perfeição com as portas do guarda-roupa. A geometria e as dimensões da estrutura vão ao encontro do ponto da abertura de cada porta, o que dimensiona o espaço e o organiza.

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!