Quarto: manual para o sucesso na escolha do papel de parede

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Não há dúvidas: o papel de parede está na moda! Aliás, está na moda há muito tempo e veio para ficar.

O primeiro papel de parede surgiu na China 200 anos antes de Cristo, mas só chegou à Europa no século XVI. E inicialmente foi visto produzido tendo em vista imitar as tapeçarias que decoravam as residências dos ricos e por isso foi considerado um artigo barato e de baixa qualidade. Apesar disso teve uma grande aceitação popular e gradualmente veio a ser adotado pelas classes mais altas.

Relativamente fácil de aplicar e de remover, e com uma infinidade de opções estéticas, apresenta-se como uma opção de decoração incontornável para os amantes da estética interior. Um papel de parede define realmente o estilo de um quarto e pode servir de ponto de partida para a escolha de mobílias e acessórios de decoração. Basta um padrão original numa parede e o estilo da divisão muda totalmente. Na realidade nem vai parecer a mesma!

Encare a escolha do papel de parede para o seu quarto como uma extensão da sua própria individualidade. Isto significa guiar-se mais pelo seu gosto do que pelas tendências da moda, o que realmente não é difícil com a vasta oferta disponível no mercado.

Mas se está a iniciar-se nesta nobre arte de escolher e aplicar um papel de parede a tarefa pode revelar-se complicada, e por isso hoje trazemos-lhe um conjunto de ideias que o vão ajudar. Venha connosco e explore este manual para o sucesso na escolha do papel de parede para o seu quarto!

Benefícios do uso de papel de parede

Parede e piso  por Muurmode

Que o papel é uma aposta ganha no que toca às potencialidades decorativas já ninguém tem dúvidas. Afinal a gama de escolhas é tão variada e abrangente como as pessoas que o vão utilizar… Mas do que poucos se lembrarão é de que se trata de um produto ecológico e bastante vantajoso, quando comparado com outros tipos de revestimento.

É ecológico porque, na maior parte das vezes, a sua aplicação é feita com cola à base de água que liberta muito menos vapores tóxicos do que a tinta, para além de gerar muito menos resíduos. E é também muito prático, pois é muito mais rápido e fácil de aplicar do que a tinta. Basta um dia para revestir um quarto, sem remover a mobília, sem tanta sujidade e sem cheiros desagradáveis!

Mas a maior vantagem é sem dúvida a relação custo/benefício. O papel de parede pode ser mais caro do que a tinta, mas ele dura até três vezes mais.

Uma ótima sugestão para equilibrar o preço da decoração é revestir porções de parede, em vez da sua totalidade, como mostra a lindíssima decoração da imagem. Repare que decoração delicada e feminina, e no impacto visual proporcionados pelo papel de parede escolhido. Simplesmente lindo!

Padrões e estilos

Parede e piso  por Tapeten der 70er
Tapeten der 70er

Tapete 3D-Blossoms

Tapeten der 70er

Os padrões e os estilos oferecidos pelas marcas de papel de parede são vastíssimos, e mais recentemente juntaram-se-lhes as texturas, sejam reais ou de efeito tridimensional. Existem padrões florais, adamascados, às riscas, com padrões geométricos, com motivos específicos, às bolinhas, com desenhos, com efeitos metálicos, a imitar couro, e até com estampagens personalizadas a pedido do comprador. Um mundo vasto que deve começar a explorar antes de escolher. Com certeza não quer correr o risco de ir a passar numa loja e ver um papel de parede que adora, dois dias depois de instalar um de que gosta bastante no seu quarto… Vai ficar triste, com certeza! Recentemente os padrões tridimensionais ou com efeitos tridimensionais têm vindo a ganhar adeptos. E ao olhar para a imagem acima percebe-se porquê. O papel em si é liso ao toque, mas a sensação de profundidade é tão realista que quase podemos sentir as pétalas das flores com os dedos. Com um papel de parede destes quase não precisa de mais decorações no seu quarto!

Como escolher

Antes de escolher avalie o mobiliário que compõe o seu quarto. Qual é o seu estilo? Estilos modernos ficam excelentes com quase todos os padrões, são especialmente com os geométricos e com acabamentos metálicos ou com brilho. Com estilos clássicos ficam perfeitas as riscas e os padrões adamascados. Mobílias românticas, e estilos shaby chic pedem padrões florais delicados e cores suaves.

Uma ideia interessante é usar diferentes tipos de papel numa só parede. Experimente juntar dois padrões florais diferentes, ou combinar riscas com bolinhas. Seja ousado e crie o seu próprio estilo. Pode fazer experiencias, sem colar o papel e usando alfinetes!

A escolha das cores também é fundamental, especialmente num quarto. Avalie a quantidade de luz natural que entra no seu espaço antes de escolher o papel. Tons claros, como o amarelo, dão a sensação de luz natural. Já uma tonalidade mais escura pede ambientes com maior incidência de luz natural. Os tons de castanho e crema dão sensação de conforto, mesmo que o espaço não tenha muita luz. Tenha em conta de que se trata de um quarto e cores como o vermelho e o cor-de-rosa inspiram atividade, enquanto o azul e o verde são cores que acalmam.

Mas aqui a regra fundamental é não haver regras fixas! A prova disso é o conceito de quarto da imagem acima. Um quarto espantoso da autoria do gabinete ’Viterbo Interior Design’, que combina padrões vincados e totalmente distintos. O papel de parede é um floral de grandes dimensões cores forte, em total dissonância com o pavimento de padrão geométrico e com a cabeceira da cama em tons laranja, O resultado final é eclético e muito arrojado. Poderá não ser ao gosto de todos, mas é com certeza ao gosto dos proprietários!

Como colocar

O papel de parede é bastante fácil de colocar, mas é importante seguir alguns passos para facilitar o trabalho:

– antes de começar prepare a parede limpando-a muito bem certificando-se de que tem o mínimo de imperfeições possível;

– se a parede estiver pintada com tintas escuras, cubra-as com uma tonalidade neutra, em especial se for aplicar um papel claro;

– faça medições precisas, desenrole o papel e calcule as medidas das alturas das faixas a serem

cortadas. Verifique os encaixes do desenho antes de fazer o corte. É recomendável deixar de 2-3 cm para acerto no rodapé e no teto;

– sobre uma superfície plana, como o chão ou uma mesa, aplique a cola e dobre as pontas para dentro, de modo a ficar cola com cola;

– aplique sobre a parede usando uma esponja com alguma rigidez para alisar, evitando bolhas de ar e vincos inestéticos.

Observe a imagem acima. O papel de parede que está a ser aplicado num quarto, é impresso com uma cena de natureza. Flora e fauna, retratadas a preto e branco, numa superfície com formas azul-acinzentadas. Imagens encantadoras em cores que combinam com o fundo, para um projeto de quarto elegante.

Manutenção

Suite Love - Decoração de Quarto: Quartos modernos por White Glam
White Glam

Suite Love – Decoração de Quarto

White Glam

A manutenção do seu papel de parede está diretamente ligada ao material escolhido. Hoje em dia há papéis de parede totalmente laváveis, revestidos de acrílico, para usar em superfícies sujeitas a maior carga de sujidade, como os quartos das crianças, por exemplo. E estes podem ser lavados com um pano embebido num detergente suave. Mas também há os mais tradicionais, e mais delicados, que não suportam a humidade e devem ser limpos apenas com espanadores e panos do pó, materiais pouco abrasivos. Antes de aplicar estude bem o tipo de que precisa, tendo em conta a probabilidade que terá de se sujar.

Como remover

Parede e piso  por Belmon Déco
Belmon Déco

Papier peint baroque dentelle et arabesques.

Belmon Déco

Ao olhar para o quarto da imagem dificilmente pensamos em querer mudá-lo. A feminilidade e a sensualidade da sugestão de renda, aliada às cores que vão do rosa velho ao roxo acinzentado, resultam num quarto de casal tão perfeito que não pensamos em abrir mão dele. Mas a verdade é que o tempo passa, e o desejo de mudança invade-nos. E nessa altura é necessário remover o papel de parede que instalámos!

Esse trabalho é relativamente rápido, e a forma mais fácil de o fazer é molhando toda a superfície do papel usando um rolo de tinta bem ensopado em água e detergente. No mercado existem produtos que facilitam esta tarefa, mas se o papel tiver sido aplicado com cola própria para papel de parede um detergente de uso quotidiano deve ser suficiente.

Se for um papel com revestimento vinílico deverá previamente retirar essa camada puxando-a cuidadosamente por uma das pontas.

Depois vá descolando cuidadosamente o papel de parede com a ajuda de uma espátula, e rapidamente poderá substituí-lo por um novo amor. Só não se esqueça de pôr o antigo no ecoponto.

Tem papel de parede? E ainda está na fase da paixão ou já se decidiu por um novo amor? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!