T3 Lisbon Luxury Apartment: Salas de estar modernas por EU LISBOA

As melhores cadeiras para cada divisão da casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se recuarmos no tempo, apercebemo-nos de que as cadeiras têm vindo a sofrer alterações em termos de conforto, ergonomia e diversificação de materiais. Sabe-se que na Idade Média este objecto de mobiliário era usado apenas pela Nobreza. 

O primeiro material usado pelo homem primitivo como assento terá sido a pedra. Hoje, existem cadeiras das mais variadas formas e materiais. Os designers de móveis constroem autênticas obras de arte que além de serem decorativas, oferecem enorme conforto. Todavia, quando as cadeiras surgiram em casas e palácios de gente nobre eram sobretudo decorativas. Com espaldares rebuscados, mas pouco confortáveis, tinham um assento duro e as costas nada flexíveis. Em geral, eram feitas de madeira. 

Porém, com a mudança do estilo de vida e com os novos conceitos de decoração, as cadeiras tornaram-se sobretudo confortáveis, para além de meras peças decorativas. Assim o exige a vida moderna.

Cadeiras de cozinha

Hoje, muitas famílias fazem as suas refeições na cozinha. Por isso, as cadeiras para devem ser confortáveis. Com braços ou sem braços, dependerá do espaço de que dispõe e, também, do seu gosto pessoal. Muitas cadeiras não têm assentos almofadados, o que pensamos ser uma mais-valia para nos sentirmos bem, embora esse facto não constitua um problema, pois há almofadas à venda para o efeito em superfícies comerciais de mobiliário e decoração. Comprando várias cores e padrões, terá a possibilidade de mudar quando quiser. 

Quanto aos materiais a usar, tem à disposição um vasto leque de escolhas: a madeira, o vidro, o acrílico, o plástico, a verga/palhinha, a lona e o arame. Note-se que uma cozinha deverá ser prática e funcional, o que não implica que não seja apelativa do ponto de vista decorativo.

Tradição ou contrastes sala de jantar

As cadeiras da sala de jantar, como em qualquer divisão, têm que ser escolhidas em função do espaço, ou seja, da dimensão, do estilo e do tipo de utilização do mesmo 

Nas tradicionais mobílias de sala de jantar, as cadeiras seguem, regra geral, a linha da mesa, isto é, formam um conjunto. Quem se decida por esta opção só tem que escolher a mobília de acordo com o estilo de casa e a decoração que idealiza.

Se, por outro lado, não pretende ter tudo condizer, pode criar um contraste entre a mesa e as cadeiras ou até mesmo entre as próprias cadeiras que não têm que ser todas iguais. Pode mandá-las forrar da cor e do padrão que entender, optar por cadeiras de braços para mais conforto, ou pôr cadeiras de braços apenas na cabeceira da mesa. Pode, ainda, ter uma mesa rústica ladeada por cadeiras modernas ou vice-versa. As opções são inúmeras. Se tiver crianças considere escolher um material mais resistente que poderá sempre substituir mais tarde.

Se a sua casa lhe faculta espaço exterior para refeições ao ar livre, há um material comummente usado que é a verga. Terá que ter em consideração a agressividade climática e escolher um material resistente.

​Uma uma sala de estar mais confortável

T3 Lisbon Luxury Apartment: Salas de estar modernas por EU LISBOA
EU LISBOA

T3 Lisbon Luxury Apartment

EU LISBOA

A sala de estar, como lugar de convívio e descanso, pode abrigar diversos tipos de cadeiras. Se prima pela diferença na decoração da sua sala, consulte sítios na Internet com cadeiras projectadas por designers. Vai ficar surpreendido, uma vez que existem verdadeiras obras-de-arte que podem, facilmente, converter-se no ponto focal de um espaço. É o caso das famosas Charles & Ray Eames, das Acapulco, da Le Corbusier, entre outros. Ora, nada o impede de colocar uma cadeira de um designer junto aos seus sofás. Vai, com certeza, emprestar elegância e singularidade ao espaço. Se idealizar um lugar acolhedor, opte por um ou dois cadeirões. Além de oferecerem conforto e elegância, dão-lhe a possibilidade de escolher uma cor contrastante, podendo ainda colocar uma pequena otomana para os pés. Já pensou também no uso de uma chaise-longue? É elegante e complementa os lugares de sofá, sendo que pode usá-la como um lugar de relaxamento ou de leitura.

Escolher uma cadeira para o hall de entrada

Corredor, hall e escadas  por Ociohogar
Ociohogar

Convivium de Cattelan Italia

Ociohogar

É muito comum vermos elegantes cadeiras ao lado de uma consola ou de uma mesa num hall de entrada. Aqui, tal como nas outras divisões, as cadeiras que escolher dependem do espaço que tem e do estilo decorativo. Poderá colocar duas cadeiras, uma de cada lado da mesa ou da consola, ou optar por um cadeirão ou poltrona. Neste espaço, as cadeiras costumam ser mais decorativas do que utilitárias. Ainda assim, é a entrada a área responsável por criar uma primeira impressão a quem entra na casa, pelo que não deve ser descurada no que diz respeito à decoração.

Conforto e praticidade no escritório

Escritório Preto no Branco - Depois: Espaços de trabalho  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Escritório Preto no Branco – Depois

MUDA Home Design

Antes de comprar a cadeira para o seu escritório, tenha em consideração que para trabalhar melhor – ser mais produtivo – tem que ter uma cadeira ergonómica. Escolha uma peça com um encosto ergonómico para mais conforto. A maioria das cadeiras de escritório tem braços e rodas. É mais fácil mover-se numa cadeira com estas características. 

Mas, pode optar por outras e pô-las confortáveis arranjando uma almofada. Não faltam modelos de materiais diversos e com características interessantes como com o assento de uma cor e os pés de outra ou cadeiras de braços e sem braços. Tudo isso depende de quanto tempo trabalha em casa, se tem um espaço próprio para escritório ou não. Se o seu local de trabalho se integra outra divisão, em vez de usar uma típica cadeira de escritório, pode usar uma cadeira diferente que se enquadre com o resto da decoração dessa divisão. O essencial é sentir-se confortável.

Materiais resistentes para o jardim

Jardim  por Jusi Colour
Jusi Colour

Pacific Dining – Volcano Weave

Jusi Colour

Hoje em dia, é raro o espaço comercial dedicado ao mobiliário que não tenha cadeiras de jardim. As mais comuns, como referido, são as de verga. No entanto, existem noutros materiais: a madeira de teca é também muito usada por ser resistente e, além disso, dá um ar rústico ao seu jardim; o alumínio que existe em todas as cores e é versátil, mais económico e de fácil manutenção; o plástico por ser leve e fácil de limpar; o rattan sintético que não requer grande manutenção e é muito elegante; o ferro que existe em diferentes cores e ocupa menos espaço.

Pode sempre escolher uma cadeira de baloiço ideal para relaxar. Existem individuais e para mais do que uma pessoa, com ou sem cobertura. Uma coisa é certa: o descanso e relaxamento contribuem para uma saúde melhor.

Numa nota final, lembramos-lhe que os móveis de madeira para exterior têm, necessariamente, que ser tratados.

De que profissionais poderá precisar?

Para que não lhe falte nada, reunimos, aqui na homify, uma lista de profissionais organizados por tipo e por localidade. Para o ajudar a decorar a casa, nada melhor do que recorrer ao trabalho de um decorador. Se, por outro lado, quer mandar fazer as cadeiras à medida, recorra ao serviço de um carpinteiro. Não deixe, ainda, de verificar as lojas que vendem este tipo de artigos na secção Produtos para a sua Casa. Tudo isto na etiqueta Profissionais no topo da página. 

Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!