Reciclagem: um novo propósito para móveis usados

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
OUTONO E INVERNO, Entre Led e Design Entre Led e Design Salas de jantar minimalistas Madeira Acabamento em madeira
Loading admin actions …

Reciclar é, nos dias que correm, uma responsabilidade. E não nos referimos apenas ao lixo que produzimos. Actualmente, o conceito vai muito para além disso e aplica-se também aos móveis e à decoração. Não raras são as vezes em que temos móveis antigos em casa que deitamos fora sem pensar duas vezes. Mas, já parou para pensar que esses móveis podem ser restaurados de forma a servir um novo propósito? Se a estrutura dos mesmos ainda estiver bem conservada, pode-se apenas lixar e dar uma nova pintura, colocar um novo revestimento ou até mudar os puxadores, se disso for caso.

Não faltam ideias e muito menos tutoriais nas revistas e na Internet. Se levar a reciclagem a sério, para além de poupar dinheiro, ainda estará a proteger o ambiente e a envolver a sua família numa actividade diferente. Realçamos, também, que reciclar não significa ficar para trás nas tendências. Pelo contrário. São cada vez mais os projectos que até nós nos chegam onde verificamos contrastes interessantes, como entre uma mesa rústica complementada por cadeiras modernas ou de design novas em folho. 

Saiba mais sobre este assunto que nunca esteve tanto na ordem do dia.

Onde encontrar móveis usados?

Se decidiu que quer mobilar a sua casa reciclando móveis usados, fale com os seus familiares mais velhos – ou com amigos e colegas de trabalho – porque podem ter peças propícias para o efeito. Se não tiverem, então procure em lojas de móveis usados, em sites na Internet (classificados, páginas de vendas on-line), vá a leilões, percorra mercados de rua e, com certeza, encontrará o que pretende. Nas lojas de velharias e nos mercados de rua (os conhecidos flea markets que se voltaram a popularizar), sobretudo, encontrará peças a preços muito apetecíveis. Nos leilões isso também poderá acontecer pois há muitas pessoas que leiloam o recheio das casas a preços módicos. Pelo contrário, nas lojas de antiguidades, é possível que os valores sejam mais significativos.   

O que considerar antes de comprar ou modernizar móveis usados?

Em primeiro lugar, tem que avaliar o estado da peça. Se se encontrar em muito mau estado, procure um restaurador. Se o fizer, avalie o preço do restauro para se certificar se vale a pena o dinheiro que vai gastar. Deve, ainda, determinar em que parte da casa a vai inserir e se realmente lhe vai ser útil e adaptar-se ao estilo da casa. É possível, dependendo do tipo de madeiras, que o móvel possa estar danificado devido ao chamado “bicho da madeira”. Se estiver, procure um profissional ou vá você mesmo comprar um produto para esse fim. Modernizar é fácil. Terá apenas que ter alguma disponibilidade.

Se é daquelas pessoas que gosta e tem jeito para fazer esse género de trabalhos, então, mãos à obra! Tudo depende da peça que pretende restaurar. No caso de móveis mais robustos, basta por vezes uma pintura para os fazer renascer. Um sofá, poltrona, banco ou cadeira ficarão totalmente diferentes com um novo ferro

Como pintar móveis de madeira?

Se não tem muita disponibilidade para procurar técnicas de pintura de madeira, deixamos aqui algumas dicas.

Em primeiro lugar terá que arranjar um espaço onde vai trabalhar. É uma boa forma de ocupar o tempo livre. Coloque panos ou plásticos no chão, abra as janelas para haver ventilação, coloque lá a peça que vai pintar e arranje umas luvas. Use massa de madeira sobre as partes danificadas ou lascadas. Se colocou excesso de massa, use uma espátula para retirar esses excessos e deixe a madeira secar. De seguida, lixe bem essas áreas para que fiquem uniformes com o resto da superfície. Quando tiver seco, passe um pano de flanela para tirar o pó. Pode usar um detergente leve para o efeito. 

A seguir, com um pincel ou rolo aplique suavemente uma camada de primer. Para os cantos utilize um pincel mais fino. Quando o primer secar use uma lixa fina. Isso ajudará a tinta a aderir ao primer

Quando estiver seco comece a pintar. Nas superfícies planas use um rolo de espuma. Nas bordas e nos cantos use um pincel mais fino. Aplique uma segunda demão de tinta se achar necessário. Para isso, deixe secar durante a noite e só quando a primeira demão estiver seca é que deve aplicar a outra. 

Estas são sugestões para uma pintura simples. Se pretender algo mais rebuscado deverá pedir a ajuda de um profissional da área.

Propostas de reciclagem

A ideia desperta-lhe a curiosidade, mas não sabe bem o que pode reciclar aí em casa? Na homify, temos alguns artigos sobre o tema com propostas diferentes. Porém, deixamos-lhe aqui algumas ideias:

- Se tiver algum sofá ou poltrona com um tecido antiquado ou em mau estado, visite uma loja de tecidos e escolha um novo tecido para os estofar. Esta é uma solução muito bem-vinda para o orçamento, para além de que ficará com peças únicas e totalmente ao seu gosto;

- Guarde e lave frascos vazios e electrifique-os. Não é difícil. Certifique-se de que o interior tem espaço suficiente para acomodar uma lâmpada de baixa voltagem. Fure a tampa e insira o casquilho da lâmpada. Depois, precisa de um fio de energia para a pendurar. Se quiser, compre tinta de vidro para pintar os frascos. Não tendo jeito para a coisa, peça a um electricista que o faça por si ou coloque dentro do frasco (ou de garrafa) uma grinalda de luzes. Dá menos trabalho e fica igualmente bem. Esta ideia também é válida para jarra que ficam lindas quando electrificadas e com um novo abajur. 

- Tem uma jarra de que não gosta muito. Pega nas agulhas e envolva-a numa manga de tricot. Pode ser simples ou colorida. Ficará particularmente bem num ambiente de estilo rústico, shabby chic ou campestre.

- A planear tornar o seu jardim mais cómodo? Já pensou em usar sacos de serapilheira para fazer pufes e almofadas? O material é resistente e duradouro, sendo, por isso, ideal para o exterior. Compre os enchimentos, pegue na máquina de costura e crie! 

Procure empresas/profissionais que se dediquem a reciclar objectos

A reciclagem tem hoje um papel de tal forma importante que há muito esborratou os modestos contornos de actividade engraçada que se pode fazer em casa. Com isto queremos dizer que já há gabinetes de design que só criam a partir de materiais usados. Acredite em nós quando lhe dizemos que é encantador ver como o lixo de uns se tornou no tesouro de outros. Há pessoas verdadeiramente criativas a criar o inesperado a partir do improvável. Assim, não se condicione ao mundo que já conhece e às lojas de sempre que só vendem em massa. Faça pesquisas on-line, tente saber se existem projectos desta natureza na sua cidade, anote os nomes dos ateliers e ajude-os a crescer. O mundo merece. 

A que profissionais devo recorrer para reciclar?

Se a reciclagem o entusiasma, mas não sabe como integrar as peças em sua casa, recorra ao trabalho de um decorador. Pode consultar a lista de decoradores que temos na homify sob o separador Profissionais. Os decoradores, mentes criativas por natureza, não só saberão indicar onde colocar cada peça, como podem, eles mesmos, olhar para um móvel seu e ver nele um novo desígnio. Uma casa com peças únicas e contrastes interessantes é uma casa valorizada. De resto, será também oportuno falar com um carpinteiro, marceneiro ou electricista. Todas estas categorias de profissionais estão catalogadas no nosso site.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista