Pisos para exterior: 10 ideias para pátios e terraços

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
MAAD arquitectura y diseño Varandas, marquises e terraços ecléticos
Loading admin actions …

A pensar modificar o piso que reveste o seu pátio ou terraço? Então, este livro de ideias é para si. Trazemos-lhe um artigo no qual lhe vamos mostrar vários tipos de pisos para exterior. Deixar-lhe-emos dez exemplos que nos parecem interessantes. Como sempre, preocupámo-nos em escolher imagens com materiais cujos preços são de referência no mercado e que têm boa qualidade. Desta forma, será mais fácil ficar dentro do orçamento. Note-se que, consoante o local onde habita, os preços podem variar, assim como algumas especificidades dos materiais. Logo, antes de começar a planear o tipo de piso, avalie o orçamento e procure materiais que existam dentro da sua área de residência. 

O piso pode valorizar a área exterior da sua casa e vai, certamente, torná-la mais cómoda. Veja as nossas escolhas. 

1. Um piso de acordo com o estilo do terraço

O nosso primeiro conselho é que escolha um material que vá ao encontro do estilo da sua casa e dos gostos da sua família. Desde mármore, passando por cimento, cerâmica, pedra laje natural, pedra do rio, argila, madeira, as opções são variadas. Há muito por onde escolher e é no detalhe que está a diferença. O que importa é que o material resulte no local que pretende revestir. 

2. Piso duradouro, resistente e moderno

Tratando-se de um terraço, pode tirar facilmente as medidas e determinar que uso lhe vai dar. Deve considerar o seu orçamento e, depois, escolher um material. No caso da imagem, o terraço manteve o piso de origem pertencente ao edifício, pelo que o trabalho já estava feito. O cinza escuro é uma cor elegante e sofisticada que vai de encontro às tendências actuais. 

Tenha em conta que a cerâmica é vendida em packs, pelo que deve saber o tamanho das peças e quantas peças traz cada pack para calcular a quantidade. 

3. Cerâmica

Para o exterior, é conveniente instalar cerâmica anti-derrapante. A menos que seja uma área resguardada por uma pérgola, por exemplo, é mais seguro ter no chão um material que previna acidentes, sobretudo se tem crianças pequenas em casa. 

Acrescentamos, ainda, que a cor branca não é aconselhável para o exterior, pois reflecte a luz solar, o que não é confortável. Para além do branco, evite outras cores brilhantes que também reflictam a luz. 

4. Em argila

Passamos para um exemplo dedicado aos que apreciam o estilo rústico. Estamos a falar da argila, uma solução popular da qual também pode gostar. Pode comprá-la com tamanhos e formas diferentes. Existem peças de 24cm x 24cm x 1.5cm de espessura a pesar 0.80kg. Com 32 peças, cobre 1 m². Também existem peças de 30cm x 30cm x 1.5 espessura a pesar 2.5kg. Com 11 peças, cobre 1 m². 

Deve deixar juntas de 2.5 cm, dependendo do material com que as vá cobrir. Em princípio, esse material será o cimento. Se utilizar algum tipo de pedra, as dimensões da pedra definirão a largura das juntas. Este é um bom chão para exterior, sobretudo para áreas onde o tráfego não é pesado. 

5. Pedra natural

A pedra natural pode surgir em diferentes tamanhos e cores. É uma boa solução para o seu terraço ou jardim, mas sobretudo para o jardim, visto que é um tanto ou quanto fria ao tacto, sendo que, no terraço é conveniente ter um material mais caloroso e acolhedor. 

A pedra é, como calcula, pesada. O m² pode pesar entre 54kg e 60kg. Para colocá-la, deve procurar um profissional, visto que há um método próprio para o fazer. As juntas podem ser em cimento ou em gravilha. 

6. A pedra como revestimento

Se prefere que o seu terraço tenha um revestimento em pedra com uma superfície lisa, então aqui vai uma boa notícia: tem muito por onde escolher. As cores são imensas e podem ir do negro ao azul ou púrpura e até ao verde e ao arroxeado. Além do mais, existem em diferentes texturas, desde as lisas, passando pelas estriadas até às cristalinas. 

Como principal qualidade têm a durabilidade. Os seus componentes naturais podem ser eternos. Contudo, a pedra deve ser posta por um profissional, pois se for mal colocada, poderá vir a ter problemas. 

7. Os tipos de pedra

Pedra do mar: tamanho variado; pode ser comprada em sacos de 20kg; dependendo do tamanho da pedra, cobre 0.50 m² ou 0.75 m².

Pedra do rio: vende-se em sacos de 60 kg; as de 3.5'' cobrem 0.50 m²; as de 1.5 cobrem 1.4 m², as de 1/2 cobrem 1.5 m². Tome em conta que há dimensões intermédias. 

Pedra mármore: vende-se em sacos de 20kg; as de 1.5’ cobrem 0.25 m²; a chamada gravilha ¼“ cobre 1 m².

8. A madeira em pisos

Não podíamos deixar de incluir a madeira no nosso livro de ideias. É um material que pode usar sem problema no exterior. Se for devidamente protegida, ou seja, se tiver um acabamento adequado, a madeira pode durar muito tempo. Não se esqueça deste ponto, é importante. A madeira deve ser impermeabilizada e tratada contra fungos e insectos. Pode fazê-lo você mesmo, seguindo as instruções no rótulo do produto. Mas, se não quer arriscar, peça ajuda a um profissional. Deve, ainda, ter em conta a manutenção, pois a madeira pode perder a cor em certas partes. Neste caso, deve remover o verniz e lixar a madeira para depois voltar a colocar a protecção. Dá algum trabalho, mas valerá a pena no fim. 

9. Relva artificial

Nos dias que correm – com muito trabalho e pouco tempo – a relva artificial é a melhor aliada. É a solução perfeita para quem quer um piso em verde total. Complemente o relvado artificial com vasos e canteiros.


10. Relva artificial, madeira e pedra

Como vê, soluções há muitas e, dentro de cada uma, há uma ampla variedade. Peça orçamentos e ponha mãos à obra! 


Soluções para pavimentos exteriores

Olivier Avenida Terraço Sofia Costa Decoradora Bares e clubes
Sofia Costa Decoradora

Olivier Avenida Terraço

Sofia Costa Decoradora

Esperemos que este livro de ideias lhe seja bastante útil no momento da escolha do melhor piso exterior para o seu terraço ou jardim.

Além do chão para exterior, saber como fechar o seu terraço ou outra área de exterior é outro fator importante essencialmente por questões de privacidade – anote estas ideias deste artigo.

Por qual destes materiais optaria? Partilhe connosco a sua opinião. 

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!