6 ideias para uma casa MAIS rústica

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Embora haja mil e um estilos de decoração por onde escolher, hoje vamos propor-lhe que tem um encanto especial: o estilo rústico. Faz-nos lembrar as casas do campo, no meio da tranquilidade, calma, paz e sossego. Quando pensamos em rústico, pensamos em conforto e aconchego e temos vontade de reunir toda a família. Então nesta altura do ano, o Outono/Inverno, não há nada que queiramos mais do que estar no nosso lar, bem quentinhos e aconchegados. O estilo rústico é provavelmente o estilo que mais coincide com estes desejos de Inverno. A verdade é que o estilo rústico está cada vez mais a adaptar-se a um estilo moderno e não tem de ser necessariamente como a casa dos nossos avós. Hoje em dia, o estilo rústico recriado e redesenhado pelos designers, é visto como um estilo contemporâneo.

O rústico remete-nos de imediato para elementos de madeira e é essencialmente disso que lhe vamos falar neste artigo. Madeiras nas paredes, chão, elementos decorativos, bancadas, mesas… Se navegar aqui pela homify vai descobrir dezenas de exemplos deste estilo. No entanto, hoje vamos mostrar-lhe seis projectos em que tudo funciona de forma perfeita e em harmonia! Continue a ler e inspire-se connosco… Vai ver que vai querer logo tornar a sua casa mais rústica e levar para sua casa pelo menos uma peça/móvel de madeira!

Elementos de madeira na casa-de-banho

Casas de banho rústicas por von Mann Architektur GmbH
von Mann Architektur GmbH

Badezimmer im Dachgeschoss

von Mann Architektur GmbH

Começamos pela divisão mais pequena de todas: a casa de banho. A verdade é que esta casa de banho não é nada pequena mesmo e é o sonho de qualquer pessoa! Uma banheira que parece um jacuzzi, uma janela enorme que permite a entrada de imensa luz natural, dois lavatórios, espelhos grandes e… muita madeira! Elementos de madeira por todo o lado, que a tornam rústica. Desde o chão, à madeira à volta da banheira, às espécies de “vigas” no tecto. A conjugação de todos os elementos de madeira com a porcelana branca, nos lavatórios e banheiras, e com as paredes pintadas de branco também, resultou na perfeição! As velas completam também o estilo rústico e criam uma atmosfera ainda mais acolhedora e confortável. Uma casa de banho cujo estilo se prolonga para o resto da casa, como se vê pela porta de entrada para a divisão.

Móveis de madeira desbotada

A segunda dica que lhe damos aplica-se a qualquer divisão: móveis de madeira desbotada. Não estamos a falar de madeira lisa e perfeitinha e envernizada. Estamos a falar de madeira mais tosca, irregular, com vários tons. Pode tratar-se de uma mesa de apoio, estante, tocador, roupeiro, mesa de jantar, bancos… Neste caso falamos dos últimos dois exemplos: a mesa de jantar e os bancos. Conseguimos identificar um lado rústico na mesa de madeira, nos bancos e até mesmo na porta que separa a sala de jantar do resto da casa. O lado moderno está, sem dúvida, presente no candeeiro preto, na parede cinzenta e nas cadeiras brancas. Esta mesa quadrada chega para pelo menos 9 pessoas almoçarem ou jantarem. Todo o espaço grita harmonia e é um todo, por todos os elementos se interligam ainda que pertençam a estilos diferentes. Neste projecto do atelier Drom Living, a porta de correr que divide a sala de jantar e a cozinha, remete-nos para as portas de estábulos, das quintas, para

Parede de tijolo

Ainda numa sala de jantar, vamos falar-lhe da parede. Não temos papel de parede nem uma parede pintada de uma cor apenas. Temos uma parede de tijolos, sem estar pintada! Uma tendência que cada vez mais se vê. Este ar de incompleto, que nos remete para as casas de pedra das aldeias, mas com tijolos, tornando-se mais contemporâneas e citadinas. Neste projecto em particular, os tijolos estão acompanhados de dois quadros e a mesa azul de vidro completa todo o “look” da divisão.

Azulejos mediterrâneos coloridos

Ainda a falar de paredes, passamos dos tijolos para os azulejos. Esta cozinha tem azulejos mediterrâneos coloridos, outro elemento que torna uma divisão mais rústica mas, ao mesmo tempo, moderna, divertida e alegre. Acordarmos de manhã e irmos tomar o pequeno almoço com azulejos de tantas cores, é perfeito para começar bem o dia! Temos vermelho, azul, amarelo, roxo, laranja… Não seria qualquer um que teria a coragem de arriscar e misturar todas as cores. Mas quem não arrisca não petisca! E Raquel Junqueira, arquitecta portuguesa, arriscou e muito bem! Resultou de forma perfeita, os azulejos conjugados com os móveis de madeira, criando um ambiente rústico e acolhedor.

Móveis com troncos de madeira

Mais difícil de encontrar ou de fazer/mandar fazer, mas possível! Estamos a falar de móveis com troncos de madeira. Este em especial está cuidadosamente trabalhado e o design e de invejar. Um tronco bem lixado por dentro, sem uma parte do interior, e lixado lateralmente também. Para complementar, um rectângulo de vidro a servir de base. O resto da decoração é, de facto, muito moderna e mais minimalista. A diferença é marcada por determinadas peças, como a mesa de apoio e a cadeira à esquerda. Estes elementos sobressaem-se ainda mais devido aos tons claros do resto da decoração: as paredes brancas e o sofá grande branco também.

Escadas de madeira

Para terminar, mostramos-lhe umas escadas de madeira. Blocos rectângulares ou paralelipedos de madeira escura dispostos sequencialmente, acompanhados de uma parede de pedra e de protecções de vidro. O vidro é ideal para não ser uma grande distracção dos restantes elementos que são tão especiais: as pedras e as escadas de madeira. Cria-se assim um espaço rústico e moderno também, assim como o resto da casa.

Qual destas ideias mais gostou? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!