Como tornar a sua casa mais interessante para venda com os truques do home staging!

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Como tornar a sua casa mais interessante para venda com os truques do home staging!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Cozinhas modernas por Espai Interior Home Staging Moderno
Loading admin actions …

Num mercado imobiliário tão intenso e sobrecarregado de imóveis, sobretudo para venda, o que fazer para que a nossa casa sobressaia de entre as restantes e se venda mais depressa? 

Quem eventualmente teve, ou tem, uma casa para venda provavelmente já se deparou com esta questão, mas possivelmente não sabia o que fazer. E o mais normal é acabar por tirar fotografias e fazer apresentações com a casa totalmente vazia, paredes despidas, chão a nu, zero mobília. Só que uma casa despida é uma casa sem alma, é só mais uma entre muitas…  

A solução é bastante simples e o conceito chegou-nos dos Estados Unidos. Quem costuma seguir a homify já sabe com certeza o que é o home staging, mas para aqueles que nunca ouviram falar desta técnica nos explicamos: – significa encenação de lar, de casa, e é uma técnica que ajuda os proprietários a maximizar e a rentabilizar o potencial dos seus imóveis para alugar ou vender, através de simples técnicas de design de interiores.

O projeto não é um antes e depois, mas parece. Na verdade as mudanças que esta técnica usada pelo gabinete ESPAI INTERIOR HOMESTAGING imprimiu nesta casa para venda foram de tamanha magnitude que nem parece a mesma. Venha conhecê-las!

Depois – Uma sala que gostaria de ter

Começamos por uma imagem do magnífico trabalho efetuado! A ideia é criar uma encenação realista de uma decoração plausível para o espaço, e esta que a empresa de home stagingconseguiu é perfeita. Poderia tratar-se de uma casa habitada que estaria linda. Aliás, a ideia é mesmo que a casa pareça habitada, agradável e acolhedora, para despertar nos possíveis compradores a sensação de estar em casa, a vontade de ali permanecer. É esse o segredo do homestaging…  

A mobília não precisa de ser extraordinária, cara, ou com um design original. Apenas precisa de conjugar bem vários elementos para dar a ideia de casa. Tapetes, cadeiras simples, uma mesa posta, alguns vasos de flores. Tudo pronto, como se estivesse à espera que os moradores entrassem pela porta.

Depois – Pormenores que capta a atenção

A mobília nem sequer precisa de ser real, bastam algumas peças de imitação realistas, algumas almofadas e telas a condizer para a sensação se tornar real. Este sofá, por exemplo, pode nem ser um sofá, mas apenas uma caixa coberta por um têxtil agradável, e isso é suficiente para dar um tom de conforto ao espaço. 

As cores suaves e quentes também são uma ótima aposta para este tipo de situações pois fazem-nos sentir bem-vindos. Neste caso a escolha da cor de contraste, tanto para a tela na parede como para as almofadas a combinar, foi a lavanda. Uma cor muito agradável que desperta memórias de cheiros agradáveis. E por falar em cheiros, sabia que as técnicas de home staging chegam ao realismo de cozinhar biscoitos antes dos interessados na casa a visitarem, para que o seu cheiro se espalhe pela casa? É que não há memória que mais evoque a noção de lar do que o cheiro de bolos no forno, fazendo-nos sentir imediatamente à vontade.

Antes – Vazia e desinteressante

E este era o espaço antes! Ao fim de ver as imagens anteriores iria interessar-se por este espaço despido, manchado e vazio de vida? Claro que não, e isso é natural. E no entanto é percetível que a casa tem características interessantes e algum potencial, embora não o consigamos concretizar apenar com imaginação.

Antes – Há pormenores que matam a foto

Aqui vemos a entrada da casa antes da intervenção. E imediatamente notamos que não é apenas o vazio que afasta os potenciais interessados na casa! Quando se tiram as fotos para postar nos sitesda especialidade ou para expor é preciso pensar naquilo que estamos a transmitir… A cor casca de ovo é bonita e está na moda, mas para que serve o buraco na parede? Vê-se que é uma caixa de eletricidade, mas era totalmente desnecessária na imagem. E o mesmo se aplica à caixa de cartão no chão.

Depois- Transformar e captar

E o depois! Agora é o mesmo espaço mas devidamente arranjado! Os quadros na parede dão personalidade ao espaço e apelam à entrada na sala. Não foi preciso muito pois não? Apenas algum asseio e bom gosto e o espaço ficou pronto para uma foto que chama a atenção!

Antes – Apenas uma casa de banho

A casa de banho é bonita, moderna e original, mas na foto parece desinteressante e apagada. Falta-lhe aquela vitalidade de um espaço em utilização. Quer ver o que foi feito para a melhorar?

Depois – Um espaço vivo

A ideia aqui é seduzir e para isso os acessórios de decoração são essenciais. Bastaram alguns vasos com flores, um par de toalhas esteticamente agradáveis e adequadas, e uma vela para que o espaço ganhasse uma vida nova e um brilho mais atraente. E na fotografia até podemos ver uma torneira a correr! Este é um truque simples que vai tornar o espaço ainda mais intimo, como se o seu utilizador fosse entrar a qualquer momento, para que mais se aproxime das nossas rotinas, da nossa noção de chegar a casa.

Antes – Será um quarto?

Nesta foto temos algumas dificuldades em identificar a funcionalidade deste espaço… Será um quarto? Mas seja como for apresenta-se como uma área desagradável, com a pintura inacabada e cabos de eletricidade ou comunicações à vista. Sentia alguma compulsão para o tornar o seu quarto se fosse um possível comprador?

Depois – É com certeza o quarto!

Agora sim parece um quarto! Mas não um quarto qualquer. Um quarto muito agradável, com uma atmosfera que convida ao descanso. 

Transforme os espaços potenciais da casa que quer vender em espaços visualmente reais. Coloque ali uma cama, mas nunca a deixe despida! Faça a cama como se fosse para si, mas com cores mais neutras, adicionando-lhe apenas um pouco de cor quente. Arranje candeeiros de cor amarelada para tornar o ambiente mais aconchegante. Coloque acessório que poderia ter em sua casa. Torne o quarto vazio num espaço apetecível.

Depois – Encenação perfeita

Esta encenação ficou simplesmente perfeita! Nem sequer faltam as almofadas na cama, os quadros nas paredes ou os candeeiros de mesa-de-cabeceira.

Antes – Não estava mal

Por último o pátio exterior! Não estava nada mal e já tinha sido arranjado para a venda ou aluguer, mas faltava-lhe qualquer coisa…

Depois – Ficou muito melhor

E aqui está o que faltava! Faltava evidenciar as potencialidades do espaço, coisa que as mesas e cadeiras de ripas de madeira, devidamente combinadas com alguns elementos de uma refeição do dia-a-dia, fazem na perfeição. 

Quer ver outro espetacular projeto de home staging em busca de mais ideias? Então leia também o artigo ’Um sótão totalmente renovado!

Já conhecia este conceito? Já o utilizou em alguma ocasião?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!