Sala de estar mais aconchegante? – 6 dicas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Toda a nossa casa requer-se confortável, agradável, como um ninho aconchegante, como quando os passarinhos regressam ao seu lugar, onde é lá que se sentem em porto seguro e confortavelmente bem. No entanto, existem dois ambientes em casa, em que devamos obrigatoriamente sentir este lado cozy, sendo o primeiro o quarto, por lá descansarmos, dormirmos e relaxarmos, e de seguida a sala de estar, o espaço top lá de casa. Este é o lugar onde passamos os nossos tempos livres e serões, é lá que estamos acordados, para desfrutar de pequenos lazeres da vida, como ler um livro, descansar e refletir, ver televisão, jogar e secretamente deixar-se levar pela cansaço e adormecer… que sensação tão agradável! 

Por isso, deve existir uma preocupação acrescida para embelezar a sala, por nós, como moradores do lar, mas também porque recebemos neste lugar tão especial e convidativo. É bom, quando as pessoas que recebemos em casa, se sintam bem, aconchegados e que a nossa casa espelha bom gosto e delicadeza. Como sabemos aqui na homify, existe esta tal preocupação por parte dos nossos leitores, em tornar a sua sala de estar mais aconchegante, como tal dedicamos todo um artigo sobre o tema, com imagens inspiradoras, que podem reproduzir, uma vez que todas elas são fáceis e baratas de se concretizarem. Nada melhor que de vez em quando darmos uma lufada de ar fresco à sala de estar, de forma a identificamo-nos com ela e sentirmo-nos bem lá! 

Siga o mood… é agradavelmente inspirador! 

Que materiais escolher

Os materiais têm uma responsabilidade impar dentro do ambiente, aquecem ou arrefecem a atmosfera. Este é logo o primeiro ponto de partida que devem considerar, aquando a compra ou no período de construção. No entanto, se não tiver satisfeito, tem sempre a solução de alterar os materiais que não são do seu agrade. Mas se não tiver possibilidades financeiras imediatas para mudar o pavimento do chão, pode sempre contornar a situação, colocando um tapete de sala bem grande, pois este confere sempre um lado mais acolhedor e quente. 

As madeiras e chão flutuante, no pavimento da sala, trazem um equilíbrio, um ar natural e um clima acolhedor, ao contrário das cerâmicas, que trarão um lado mais frio a esse espaço de casa. Outro material, muito atual e económico, usado para uma situação imediata, é o linóleo, é um material fácil de se colocar, uma vez que não é necessário de partir o chão existente, basta colocá-lo por cima. 

Depois do pavimento, preocupemo-nos com o revestimento das paredes, tão fundamental. É todo um cenário que fica coberto de um tom ou mais, é bastante imponente. Pode optar por pintura ou papel de parede e até mesmo por ambos, será uma questão de escolha. Veja as cores que querem ver prevalecer e pense sempre no presente, mas também no futuro, não se reveste paredes a cada vontade!

Finalmente, os materiais finais serão todas as peças de mobiliários que irão apetrechar a sala de estar, tornando este espaço o lugar sala de estar, com sofá, mesa de centro, móvel de televisão, prateleiras e outros que queira ver por lá. 

A ideia é de unir todos estes elementos, de forma a falarmos numa única linguagem decorativa, só assim fará sentido!

Quais cores para combinar

Refúgio a sul: Salas de estar modernas por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

E este exemplo que aqui vemos, transmite uma carga positiva e que nos enche a vista, pelas cores vivas e eléctricas… sem dúvida uma bela inspiração da Spacemakers, bem representativa daquilo que vos queremos transmitir neste artigo. As texturas, as cores, os materiais, a luz, enfim, tudo está presente e representa uma sala de estar bem aconchegante e digno de uma foto de revista. 

Sem dúvida que as cores desempenham um dos papéis principais no que toca à decoração. Esta jamais poderá ser deixada de lado ou ser ignorada, caso contrário está o caldo entornado! Misturar cores é sempre delicado, de facto a decoração é um mundo de cores. 

Na roda das cores, existem três tipos de cores, as primárias (dão origem às outras cores), as secundárias (a mistura de cores primárias) e as terciárias (união entre as primárias e secundárias). Mas a grande questão é como se relacionam? Bem, as cores como o verde, o vermelho, o azul e o laranja, podem ser combinadas entre si, produzem um efeito agradável na decoração. Relativamente às cores harmoniosas, o vermelho, o roxo ou o roxo azul, precisam de ser combinadas com cuidado, embora apresentam harmonia.  

As cores neutras, tal como o branco, o preto, o bege o castanho ou o cinzento, são extremamente versáteis. Combinam com quase todas as outras cores e são um excelente ponto de partida para quem estiver a iniciar na decoração e tiver receio em arriscar. Pode aquecer a sua sala de estar usando tons neutros com tons mais quentes, tal como a inspiração…

Os têxteis

Pedaços de tecidos… que fazem toda e qualquer diferença na decoração de uma casa, em todos os lugares, onde lhe são conferidos importância. Os têxteis são simples, práticos e fáceis de alterar quando necessitamos de mudar alguma coisa dentro de casa, por isso se achar que a sua sala de estar, precisa de novos têxteis para terem o tal lado aconchegante, então não hesite! Existem tantas opções, como de preços, é uma questão de estudarem um pouco o mercado, mas sem antes de definirem as cores e os padrões a terem em conta. 

Na sala de estar, os têxteis presentes são vários, desde da mantinha do sofá que nos aquece os pés, em dias mais frios, das almofadas, que nos aconchega e cria volume ao sofá. O tapete que dá um conforto redobrado ao pavimento ou as cortinas para o lado íntimo, mas também decorativo. São assim várias as opções de têxteis, que necessitamos dentro da nossa sala e que todos eles juntos, criam o tal lado confortável e quente à nossa sala.

E as velas

As velas serão aquele elemento básico para dar aquele toque quente e aconchegante à sua sala de estar. Existem tantos modelos, tantas formas, tantas cores ou aromas, pode também optar pelos copinhos de velas, a oferta do mercado é tanta, que é quase inevitável não termos as nossas velas dentro da nossa sala. Além disso, é um item super barato e que marca um grande ponto decorativo. Aposte nelas, não apenas numa, mas sim em muitas! O efeito quente e caloroso, é garantido… não se esqueça é de acendê-la no serão para uma atmosfera agradável, relaxante e romântica…

Como aproveitar ao máximo a iluminação

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

A iluminação dentro da nossa casa é um ponto certo, quanto mais luz, quer natural ou artificial, tivermos melhor será o ambiente. A sala de estar não é exceção, precisa de uma boa iluminação, por isso, deve aproveitar ao máximo os seus pontos de luz. Vindos de uma ou mais janelas e dos seus vários candeeiros, quer de teto, de chão ou de mesa. 

Para aproveitar uma boa iluminação natural, é conveniente que tenha cuidado com a escolha da cortina, pois se esta for transparente e de cor clara, deixará passar facilmente os raios solares. Caso contrário, a cortina criará uma barreira e o sol ficará tapado, o que não torna uma sala acolhedora, mas sim fechada e escura, e não é nada atrativo. A posição do seu mobiliário também deverá ser bem pensada, de forma a privilegiar a luz natural. Para a noite, é necessário, acender a luz artificial, que vem do teto, quer de um lustre ou spots, como também por um candeeiro de chão ou de mesa, que ditam uma atmosfera tranquila e cozy

E finalmente, os acessórios

Brilho e Luz! - Decoração de sala de estar e jantar: Salas de estar modernas por White Glam
White Glam

Brilho e Luz! – Decoração de sala de estar e jantar

White Glam

E finalmente, os acessórios, os últimos a serem colocados e talvez estes sejam aqueles que mais gozo nos dão, pequenos detalhes, mas grandes diferenças, sem eles a sala de estar fica despojada de carácter, de alma, onde não existe a nossa marca pessoal. Não queremos uma sala de estar que seja uma montra de uma loja, queremos uma sala de estar digna de uma casa acolhedora e aconchegante. Como tal, não dispense de pequenos acessórios, como flores frescas ou artificiais, vasos, livros, caixas, molduras, quadros de arte, objetos decorativos, enfim, todos aqueles que a sua imaginação se lembrar.

Pode sempre descobrir um livro cheio de ideias para decorar uma sala.

A sua sala de estar está a precisar de mais aconchego? Gostou das inspirações? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!