Detalhes que nos fazem suspirar!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O artigo que lhe trazemos hoje é sobre algo que é capaz de marcar a diferença, algo que não conseguimos explicar, mas se ele estiver lá, o sucesso é garantido! O detalhe, seja na arquitectura, no design, na decoração ou até na moda, é o detalhe que imprime aquele toque especial e carismático às coisas, sejam elas quais forem. E hoje iremos mostrar-lhe que, de facto, um detalhe, pode ser extremamente relevante, para os olhos mais atentos, até num elemento construtivo, aparentemente  ''banal'' a nível estético, como um pilar estrutural, ou um revestimento. 

Ficou curioso? Venha daí!

Detalhe estrutural

E se achava que um pilar estrutural tinha de ser o típico pilar aborrecido e puramente funcional, aqui lhe deixamos uma peça, que marca realmente a diferença. Quando um elemento estrutural se torna numa obra estética de puro design, o resultado é de facto fantástico. Aprecie como o toque no pavimento é suavizado por uma ligeira elevação do material principal, dando assim, a ilusão de flutuação, deste elemento arquitectónico exactamente caracterizado pelo seu oposto. Se achava que os pilares não podiam voar, desengane-se!

Detalhes de ouro

Cozinha  por De Rosee Sa
De Rosee Sa

Hillcrest

De Rosee Sa

Também no mobiliário, o detalhe é quem mais ordena, e pode ser este a marcar a diferença entre um objecto banal e um realmente especial. Através desta imagem não conseguimos perceber ao certo que peça é esta, mas uma coisa é certa, o detalhe é realmente fantástico. Um acabamento dourado no toque do objecto com o solo, complementando assim, um aspecto funcional (a rodinha), com uma classe divina, não acha?

Um detalhe português!

E que melhor forma de prosseguirmos, do que com um detalhe de um atelier português, Estúdio Urbano Arquitectos. A fotografia enquadrada geometricamente, permite-nos observar o extremo requinte e profissionalismo com que estes projectos são efectuados. Este é um dos detalhes que nos fazem suspirar pela sua poética arquitectónica. O modo como o deck de madeira poisa gentilmente sobre a pedra e a relva, demarcando assim uma entrada gloriosa num local de descanso e diversão, a piscina. Repare como o alinhamento das tábuas de madeira coincide exactamente com o rebordo da pedra. Coencidência? Claro que não!

Monocromatismo sim! Mas detalhado!

Apartamento na Av. Roma: Cozinhas modernas por Atelier da Calçada
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

Mesmo que os tons sejam semelhantes, a diferença entre materiais revela-se um aspecto fundamental na concepção arquitectónica. Conjugar materiais rústicos, como o mármore, com outros materiais mais recentes e derivados, é uma boa opção de modo a conferir um detalhe monocromático. Note, uma vez mais mais, como todos os alinhamentos combinam geométrica e milimétricamente!

Pura poesia

Seleccionámos esta imagem para esta categoria por todo o detalhe que ela contém. Um olhar menos atento poderá não captar, mas repare como as frestas estão alinhadas com  a caixilharia, esta que ao ser extremamente minimal, serve todo o seu propósito e ainda adiciona uma tonalidade mais clara e suavizante à obra. Até a sombra parece ter sido milimétricamente calculada de modo a desenhar uma diagonal perfeita no espaço entre as frestas e a janela . Numa construção de tijolo vermelho, caracterizada pela sua imponência e peso visual brutal, esta imagem consegue transmitir leveza através de materiais que à partida não o são. E isso sim, é pura poesia não acha?

Ilusão de óptica arquitectónica

O detalhe pode, por vezes, proporcionar resultados muito divertidos, este exemplo pertence a um espaço exterior de jardim. Em oposição a outros exemplos já demonstrados, este prima pela contraposição e dualidade de cor, sendo esta, propositadamente alternada, de modo a criar uma dinâmica extremamente distinta da que estamos habituados a ver, como as típicas riscas horizontais. Na nossa opinião é este o poder do detalhe, o de pegar em algo banal e conhecido por todos, acrescentando-lhe um toque de personalidade, através de um pormenor quase ínfimo mas que, ainda assim, faz toda a diferença. Concorda?

Diga-nos o que achou deste artigo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!