Detalhes que nos fazem suspirar!

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Detalhes que nos fazem suspirar!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Apartamento na Av. Roma Cozinhas modernas por Atelier da Calçada Moderno
Loading admin actions …

O artigo que lhe trazemos hoje é sobre algo que é capaz de marcar a diferença, algo que não conseguimos explicar, mas se ele estiver lá, o sucesso é garantido! O detalhe, seja na arquitectura, no design, na decoração ou até na moda, é o detalhe que imprime aquele toque especial e carismático às coisas, sejam elas quais forem. E hoje iremos mostrar-lhe que, de facto, um detalhe, pode ser extremamente relevante, para os olhos mais atentos, até num elemento construtivo, aparentemente  ''banal'' a nível estético, como um pilar estrutural, ou um revestimento. 

Ficou curioso? Venha daí!

Detalhe estrutural

E se achava que um pilar estrutural tinha de ser o típico pilar aborrecido e puramente funcional, aqui lhe deixamos uma peça, que marca realmente a diferença. Quando um elemento estrutural se torna numa obra estética de puro design, o resultado é de facto fantástico. Aprecie como o toque no pavimento é suavizado por uma ligeira elevação do material principal, dando assim, a ilusão de flutuação, deste elemento arquitectónico exactamente caracterizado pelo seu oposto. Se achava que os pilares não podiam voar, desengane-se!

Detalhes de ouro

Hillcrest por De Rosee Sa Moderno
De Rosee Sa

Hillcrest

De Rosee Sa

Também no mobiliário, o detalhe é quem mais ordena, e pode ser este a marcar a diferença entre um objecto banal e um realmente especial. Através desta imagem não conseguimos perceber ao certo que peça é esta, mas uma coisa é certa, o detalhe é realmente fantástico. Um acabamento dourado no toque do objecto com o solo, complementando assim, um aspecto funcional (a rodinha), com uma classe divina, não acha?

Um detalhe português!

E que melhor forma de prosseguirmos, do que com um detalhe de um atelier português, Estúdio Urbano Arquitectos. A fotografia enquadrada geometricamente, permite-nos observar o extremo requinte e profissionalismo com que estes projectos são efectuados. Este é um dos detalhes que nos fazem suspirar pela sua poética arquitectónica. O modo como o deck de madeira poisa gentilmente sobre a pedra e a relva, demarcando assim uma entrada gloriosa num local de descanso e diversão, a piscina. Repare como o alinhamento das tábuas de madeira coincide exactamente com o rebordo da pedra. Coencidência? Claro que não!

Monocromatismo sim! Mas detalhado!

Apartamento na Av. Roma Cozinhas modernas por Atelier da Calçada Moderno
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

Mesmo que os tons sejam semelhantes, a diferença entre materiais revela-se um aspecto fundamental na concepção arquitectónica. Conjugar materiais rústicos, como o mármore, com outros materiais mais recentes e derivados, é uma boa opção de modo a conferir um detalhe monocromático. Note, uma vez mais mais, como todos os alinhamentos combinam geométrica e milimétricamente!

Pura poesia

Seleccionámos esta imagem para esta categoria por todo o detalhe que ela contém. Um olhar menos atento poderá não captar, mas repare como as frestas estão alinhadas com  a caixilharia, esta que ao ser extremamente minimal, serve todo o seu propósito e ainda adiciona uma tonalidade mais clara e suavizante à obra. Até a sombra parece ter sido milimétricamente calculada de modo a desenhar uma diagonal perfeita no espaço entre as frestas e a janela . Numa construção de tijolo vermelho, caracterizada pela sua imponência e peso visual brutal, esta imagem consegue transmitir leveza através de materiais que à partida não o são. E isso sim, é pura poesia não acha?

Ilusão de óptica arquitectónica

O detalhe pode, por vezes, proporcionar resultados muito divertidos, este exemplo pertence a um espaço exterior de jardim. Em oposição a outros exemplos já demonstrados, este prima pela contraposição e dualidade de cor, sendo esta, propositadamente alternada, de modo a criar uma dinâmica extremamente distinta da que estamos habituados a ver, como as típicas riscas horizontais. Na nossa opinião é este o poder do detalhe, o de pegar em algo banal e conhecido por todos, acrescentando-lhe um toque de personalidade, através de um pormenor quase ínfimo mas que, ainda assim, faz toda a diferença. Concorda?

Diga-nos o que achou deste artigo!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!