Salas de estar clássicas nunca saem de moda!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
PAREDE, Stoc Casa Interiores Stoc Casa Interiores Salas de estar clássicas
Loading admin actions …

O estilo clássico nunca sai de moda. Seja em que espaço for, esta tencência de decoração é intemporal, buscando o refinamento das linhas e o aprimorar do conforto.

Assente em conceitos antigos e bem estabelecidos, o estilo clássico vai beber as influências ao mobiliário e decoração franceses, italianos ou gregos e assenta em detalhes ricos, intemporais, até um pouco nostalgicos.

Esta busca pelo pormenor e gosto pela opulencia estética teve início na antiguidade, no período grego-romano, onde a arquitetura dava evidente primazia à beleza e à forma, e estendeu-se pelo Renascimento, tendo atingido o seu apogeu no período Rococó. Daí para cá as formas suavizaram-se mas nunca deixou de existir, e hoje o estilo clássico surge acompanhado de elementos modernos e contemporâneos para criar uma decoração atual,  muitas chamada de estilo clássico moderno, ou mesmo contemporâneo.

Nós gostamos de todos os estilos de decoração porque todos têm as suas mais-valias estéticas, mas o clássico está sempre nos nossos corações. Por este motivo trazemos-lhe agora uma seleção de fotografias de salas de estar decoradas ao estilo clássico moderno para se apaixonar também, e, quem sabe, copiar em sua casa!

1 – Clássico com um tom atual

Quase tudo nesta sala nos remete para o estilo clássico, e ainda assim não tem o tom pesado que é costume associar a este conceito. Isto deve-se em grande parte à mesa de centro, em vidro assente sobre esferas de madeira, de cariz leve e moderno. Por outro lado as linhas, tanto arquitetónicas como decorativas são suaves, sem muitos exageros, remetendo para o clássico conforto britânico.

2 – Em tons pastel

Nesta sala as linhas são clássicas. Desde o cadeirão estilo império, até aos espelhos na parede, passando pela mesa de centro e até pelos sofás. Mas o habitual peso da decoração clássica desapareceu com a escolha de cores claras para revestir as elaboradas linhas de mobiliário, as paredes e o teto. O resultado do trabalho do gabinete Stoc Casa Interiores é uma sala luminosa, de estilo clássico mas com um toque de modernidade.

3 – As cortinas dão o toque final

homify Salas de estar clássicas

Devido à sua intensa ornamentação, o estilo clássico deve ser pensado com muito cuidado e é mais indicado para áreas espaçosas. Imagina uma sala pequena toda em estilo clássico? Ficaria sobrecarregada e claustrofóbica! Uma sala de dimensões generosas pelo contrário ganha muito em conforto e glamour com este estilo. Nos pequenos espaços o ideal será dar apenas um toque de clássico para não sobrecarregar o ambiente.

Na grande sala de estar da imagem acima a decoração é puramente clássica, com móveis pesados, madeira esculpida e tecidos de brocado. O tapete persa é uma adição sumptuosa e as belas cortinas de reposteiro, com pregas e drapeados, acentuam o estilo intemporal que se quis imprimir ao espaço.

4 – Clássica com um toque campestre

homify Salas de estar clássicas sala

Nesta sala o estilo clássico convive em estreita relação com móveis rústicos em vime de design moderno e outros de cariz bem atual. Neste caso o estilo clássico é vincado pela lareira e parede ornamentada com motivos inspirados nas antigas construções gregas e romanas. De igual forma o elaborado e ornamentado lustre dá um forte contributo clássico a este ambiente, que com menos ornamentos seria de estilo eclético.

5 – A madeira é o clássico

Um trabalho detalhado e refinado de marcenaria é uma marca clara de estilo clássico. Móveis esculpidos, painéis de parede trabalhados, madeira maciça brilhante e envernizada… A madeira é a rainha desta decoração um pouco antiquada e nostálgica, pois todos sabemos que os contraplacados de madeira não existiam em tempos passados.

Esta sala de estar é um exemplo perfeito de uma decoração clássica, rica e luxuosa, com a madeira como pedra basilar!

6 – A originalidade também tem lugar

Ter uma sala clássica, com uma decoração que se rege por padrões antigos e intemporais, não é hoje sinónimo de antiquado. Já o dissemos anteriormente: – as peças de desenho clássico e pesado atualmente são misturadas com elementos modernos para aprimorar o estilo e o conforto, mas também para lhes retirar algum peso. E isso pode e deve passar por apontamentos de originalidade!

Nesta sala os móveis pesados, muito ornamentados, foram combinados com acessórios também ricos e opulentos, e um lustre bastante rebuscado, mas para dar um toque atual, mais informal e mais leve, adicionaram-se algumas almofadas com padrões de pele de animais e riscas. Um twist criativo muito contemporâneo.

7 – Romântica

Agora mostramos uma sala clássica, foi concebida para servir como uma sala de TV, bar, escritório e ou para apenas relaxar. Para alcançar um ar mais desobstruído, grandes portas dobráveis (com frisos ornamentais) em ambos os lados da lareira escondem o bar e o escritório. Nas paredes as estantes exibem de obras de arte e livros de séculos passados. O mobiliário é clássico, de acordo com os detalhes arquitetónicos do espaço. Todo o ambiente respira um luxo nostálgico, tornado romântico pela presença de motivos florais e flores frescas.

8 – Espaço rico e sumptuoso

Agora uma sala mais do que clássica, apelando ao estilo Rococó pela sua intensa ornamentação e pela utilização de dourados e castanhos dourados! O peso dos acessórios, molduras douradas e mobiliário trabalhado é aliviado por elementos modernos como o sofá grande e a mesa de centro em vidro.

9 – Gosto pelos detalhes

Agora um estilo clássico mais austero, mas nem por isso menos rico! O ar absolutamente clássico deste ambiente é imposto pela escolha do tapete, dos acessórios sobre a mesa de tampo de vidro, pelo padrão floral de um dos sofás e pela antiga imagem religiosa exposta na parede (como aliás outras se vislumbram em segundo plano, noutros espaços). Um clássico antigo que se impõe nos detalhes.

10 – O moderno clásico

Por último uma sala inequivocamente clássica, mas onde a modernidade impõe muito do seu carisma! A misture e combinação de materiais diferentes como couro, madeira, seda natural ou artificial, vidro e até mesmo camurça, fazem desta sala de estar um espaço arrojado, com muita personalidade. Note como os lindos padrões florais no tapete e as almofadas vibrantes adicionam a este espaço um ar arrojado. 

Gostaria de conseguir criar ambientes clássicos, como estes que vimos aqui, em sua casa? Saiba como fazê-lo lendo o artigo ’Guia do estilo clássico: tudo o que precisa de saber’.

Este é o seu estilo, ou pelo contrário detesta? Deixe-nos a sua opinião na caixa de mensagens!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista