7 REGRAS para a escolha de um sofá para a vida

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

O sofá é o nosso grande amigo da sala para os fins de tarde de domingo! Nele passamos agradáveis e confortáveis momentos: assistindo TV, conversando com amigos ou simplesmente relaxando depois de um dia cansativo de trabalho. Ele é um dos móveis mais importantes e indispensáveis na sala, que para além de decorar, é um artigo que deve gerar muito conforto e bem estar no ambiente. O sofá é por vezes a peça-chave que muitas vezes determina a decoração interior, ajudando-nos a definir o restante mobiliário. Normalmente, este é um dos primeiros objectos a serem escolhidos para uma sala! Para garantir um bom e durável sofá, deverá ter em conta alguns aspectos importantes, tais como: a dimensão, função, durabilidade e material. É necessário analisar os variados tipos de sofás disponíveis no mercado, avaliando qual o que responde melhor às exigências da sua rotina. Pensar na relação custo/benefício a longo prazo é muito importante!  

Sabemos que o seu sofá tem tudo para brilhar na sala, portanto hoje vamos acompanhá-lo com algumas dicas necessárias para acrescentar algo à sua casa!

Escolha o sofá conforme as suas necessidades

Pensamos na durabilidade e optamos por sofás com tecidos densos e firmes. Tenha sempre em mente que a resistência de um tecido não é dada pelo seu peso nem pela sua espessura, mas sim, pela trama dos fios. Tecidos mais firmes e com tramas fechadas têm a tendência para serem mais duráveis. Já os tecidos com substâncias sintéticas, tendem a ser mais fáceis de cuidar, sendo fáceis de limpar. Para escolher um bom sofá lembre-se de avaliar se o tecido tem bons tratamentos anti-UV e anti-manchas.

Opte ainda por sofás com capas removíveis, que poderá trocar e lavar à máquina.

Conheça o seu ambiente

Sala - decoração de casa de férias: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Sala – decoração de casa de férias

Home Staging Factory

Antes de escolher o sofá ideal para a sua sala de estar, conheça bem o ambiente que vai receber este móvel e o uso que fará do mesmo. Para escolher o modelo ideal de sofá, você precisa pensar bem em qual uso você dará para esse móvel. Pense e avalie os pré-requisitos necessários: será um sofá pequeno, médio ou grande? sofá-cama? Com ou sem estrutura à vista? De que cor? De tecido ou de pele? Com ou sem padrão? Vai ser um sofá formal ou informal? Terá uso intenso ou pouco uso?

Deixámos-lhe esta desafio!

Suede

Um dos modelos mais desejados e aconchegantes para sofás, são os de Suede. Utilizado em decoração, este é um tecido sintético de poliéster de acabamento similar à camurça. Elevada resistência e durabilidade, este tipo de material é bastante macio ao toque  e cai bem em vários estilo de decoração. São fáceis de limpar. existem em uma infinidade de cores e estilos para sofás.

Sintético

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

O tecido sintético, em geral, apresenta uma resistência óptima, além de extrema facilidade de limpeza. Eles são impermeáveis e indicados para pessoas alérgicas ou com animais domésticos. Os modelos ideais feitos com este material são os de chaise longue, ou modelo em L (que são perfeitos para compor a decoração de uma sala de estar). Ideal para quem quer muito relaxar, assistir um filme ou tirar uma excelente soneca!

Couro

Os sofás em couro são, na sua maioria, utilizados na decoração de ambientes que exigem uma estética de outro nível. O couro natural possui grande durabilidade e tem como vantagem o toque macio, a adaptação à temperatura, tanto no verão como no inverno.  Eles são totalmente à prova do tempo e podem ocupar um lugar de destaque numa sala com um ar moderno ou de estilo rústico.

Carmuça

Living room - AFTER:   por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Living room – AFTER

Home Staging Factory

Por último, os sofás em camurça são um dos modelos mais delicados do mercado, macios, sofisticados, possuindo uma textura maleável e extremamente confortável. Um sofá de camurça na sua sala é um elemento que dá nas vistas e deslumbra-nos com o seu ar luxuoso. Embora se sujam e manchem facilmente, com este material é preciso ter muito cuidado com a manutenção.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua mensagem na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!