Como criar uma casa de banho dentro do seu quarto

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Architectures intérieures & extérieures, Hadrien Brunner Photographe d'architecture Hadrien Brunner Photographe d'architecture Casas de banho ecléticas
Loading admin actions …

E aquele quarto de hotel que nos faz sonhar?… Até o nosso suspiro se fez ouvir… woW!

Pode segredar-nos que este é um dos seus sonhos, não contamos a ninguém, é prometido!

Se outrora falávamos em ter um quarto e uma casa de banho, no mesmo espaço, mas dividido por duas áreas, hoje em dia, chega a moda de ter a casa de banho dentro do quarto, num espaço aberto, arejado, luminoso, digno de imagens de revistas e de quartos dos melhores hotéis. É ter um SPA, uma zona de relaxe a tempo inteiro só para si, confere um lado romântico ao cenário, um quarto de casa mais arrojado e atraente. Enfim, um verdadeiro sonho, se já por si a casa de banho confere tudo o que queremos e precisamos todos os dias para relaxar e nos sentirmos bem. E se o quarto dá-nos o lado do descanso, do conforto, do bem-estar, então que podemos dizer dos dois juntos?… chegamos então ao auge! Não concorda?! Humm bem nos parecia…  

Se quer criar no seu ninho este pequeno oásis? Então veja como é possível, através das nossas imagens inspiradoras, bem como através das nossas dicas, tudo o que deve saber e que devem ter em conta antes de avançar com este fabuloso projeto. Vamos a um banho de ideias? Let's go!

Planeie o espaço: medidas perfeitas vs Casa de banho pequena e funcional

É um facto só podemos avançar com esta ideia se o nosso quarto permitir espaço para tal, caso contrário não existe possibilidade de colocar uma banheira ou um duche. Porém, se o seu quarto for suite, tem sempre a possibilidade de abrir a área, partindo as paredes e deixá-lo com um único espaço aberto, arejado, luminoso e cheio de romantismo. Veja qual é o melhor local para colocar a banheira ou o duche. Tendo em conta a necessidade de canalização. 

Uma casa de banho dentro do quarto é para ser o mais funcional possível, nesta circunstância opta-se geralmente, pela banheira ou duche, nomeadamente se toda a área for aberta, dispensar-se-á assim, da sanita e do respetivo lavabo, que iria retirar toda a delicadeza ao cenário. No entanto, se existir uma separação, por prateleiras ou por um pequeno muro, aí poderá pensar então numa casa de banho no seu todo. Tem assim, estas duas possibilidades, mediante as suas necessidades e gosto. Independentemente da opção, o resultado será com toda a certeza soberbo! 

A burocracia: o que deve saber antes de começar

Todo e qualquer processo arquitetônico ou de mudança radicais em nossa casa necessitam de um planeamento e paralelamente de umas quantas burocracias. É normal, uma vez que estamos a falar da mudança de um projeto e que necessita de algumas transformações, tanto ao nível das canalizações, como das paredes e do pavimento. O primeiro grande conselho que transmitimos, é que se não for da área, o melhor é não se aventurar sozinho, entre em contacto com um profissional da área, tanto ao nível do design, como um canalizador, só assim terá a certeza da viabilidade do projeto. 

Depois, peça um orçamento, para ter a ideia dos custos e do tempo que esta mudança irá acarretar. Se for casa alugada, não faça nada, sem falar antes com o seu senhorio, é necessário uma autorização e terem provas disso, não se esqueça. Uma vez que estamos a falar de uma zona húmida como a casa de banho, tenha em conta também da isolação, tanto do chão, como da qualidade da pintura, contra os bolores. Se pretender derrubar paredes, veja os planos da arquitetura, há pilares que não podem ir ao chão!

Apesar de ser um projeto, que poderá ter, algum custo financeiro, a sua casa ficará mais valiosa. Além de se sentir melhor dentro da sua própria casa e respetivo quarto/casa de banho, por vezes são necessárias pequenas obras, pois uma lufada de ar fresco nunca fez mal a ninguém!

1ª possibilidade: acesso direto para o duche

Depois de verem e de terem todos os detalhes burocráticos acertados e arestas limadas, chegou então a hora de pensar no modelo de casa de banho que pretende ver no seu quarto. Prefere um duche, que esteja diretamente dentro do seu quarto? Então esta solução dos arquitectos Estudio de Arquitectura e Interiorismo, confere um look arrojado, moderno e que nos deixou com uma ponta de inveja, ah pois porque um quarto assim não nos importaríamos de ter de todo! O lado do duche com vidro opaco, cria um linha discreta de divisão, bem como o lado íntimo. Uma casa de banho no quarto fica assim dotada de todos os apetrechos e condições, favorecendo o lado do conforto e do bem-estar.

2ª possibilidade: duche ao nível do chão

Um duche ao nível do chão ou duche à italiana cria um estilo bem moderno, apesar da sua origem remontar aos tempos romanos. É uma opção que está em voga, muito tendência e que tem adquirido muitos adeptos, no que diz respeito ao design das casas de banho. A principal característica deste chuveiro é que o chão é plano e coincide com o piso do restante pavimento, é plano. É uma ideia bastante interessante no caso das casas de banho dentro do quarto, uma vez o chão é liso e unido. No entanto, o pavimento do duche não terá o mesmo revestimento do restante quarto, por uma questão de proteção e já que a água recaí naquela superfície, de cerâmica ou de pedra. 

3ª possibilidade: divida o espaço apenas com o chão

Cada vez mais a tendência é a de construir ambientes integrados, estes configuram um ambiente mais moderno, sociável, prático e dinâmico. As paredes são derrubadas e poupam-se metros quadrados, mas esta tal abertura pode criar alguns problemas de organização e de separação, por isso se quiser diferenciar o espaço da casa de banho da do restante quarto, é fácil, pode optar por um pavimento diferente em cada área, de um lado um chão em madeira para o lado confortável e quente do quarto, do outro lado a cerâmica para a proteção da tal humidade e salpicos. É ainda, uma forma de prevenirem os seus receios de espaço húmido dentro de um quarto. Esta é uma questão que devem ponderar e procurar informar-se junto a profissionais da área. Pode sempre optar por escolher tons similares de revestimentos, de forma a manterem tudo harmonioso e sempre com a ideia da unicidade. 

4ª possibilidade: no centro e sem canalizações à vista

Uma vez que a casa de banho está num espaço aberto, pode a banheira ou o duche sujeitar-se a ficar no meio do espaço do quarto, havendo assim a possibilidade de se avistarem tubos de saneamento, o que não confere de todo um look giro, por isso convém tapar/esconder estes detalhes, com a ajuda de móveis ou de outros acessórios, de jeito discreto e natural, tal como fizeram com este rebordo de pedras…

Um sonho de casa de banho dentro de um quarto… terminamos a suspirar, tal como começamos. Façamos dos nossos sonhos uma realidade, sim?

É um dos seus sonhos? Suspirou tal como nós? Diga-nos tudo!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista