CASA XIEIRA II: Casas unifamilares  por A2+ ARQUITECTOS

Habitação de piso único em Leiria

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A Casa Xieira II é um projecto da autoria do gabinete A2 + Arquitectos, mais propriamente da dupla de arquitectos Sara Oliveira e  Marco Guarda. Foi num terreno de forma esguia de 520 m2 em Caranguejeira, Leiria que surgiu o projecto de uma habitação de piso único. A tipologia da mesma foi definida em função da melhor exposição solar, valorizando uma das riquezas do nosso país mediterrânico.

Nesse  resultado surge uma habitação unifamiliar, que se demarca das demais pela sua presença discretamente arrojada, nunca esquecendo as raízes profundas da sua cultura. As fachadas curvilíneas e o material escolhido chamam à atenção do observador e as mesmas resultam num jogo de contrastes constantes entre o moderno, frágil, minimalista, tradicional, rude e até exuberante.

Ficou curioso? Eu ficaria…

Créditos fotográficos: FG+SG

Um primeiro contacto

CASA XIEIRA II: Casas unifamilares  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Esta zona do país é conhecida por ser terra de madeireiros e conter míticas florestas, estas criadas outrora pelo rei D.Dinis com o intuito de proteger a cidade das tempestades de areia provenientes dos ventos da costa atlântica. Logo, este foi o principio do projecto que permitiu tirar partido da tradicional cofragem em tábuas de pinho, utilizado para fazer as fachadas em betão à vista da habitação. 

Uma fachada de cimento curvo envolve a frente da casa, mas é através da grande abertura que é revelado o lado retilíneo da mesma – um contraste engraçado e bastante interessante. Outros elementos contrastantes são relativos à cor cinzenta do cimento e à cor branca do reboco tradicional, a fachadas em xisto preto e à calçada portuguesa e por fim aos volumes e formas maciças, em oposição às finas palas de protecção solar e longas janela envidraçadas.

A entrada

CASA XIEIRA II: Casas unifamilares  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

A simplicidade do projecto manifesta-se pela torção de volumes, criando de forma clara um pátio de entrada que indica discretamente o acesso pedonal e a entrada principal da casa. Estas indicações são dadas ao observador pela formas curvilíneas de cimento na parede frontal.

Por trás desta abertura arredondada, existe um pátio minúsculo e uma porta que dá acesso à casa de banho de um dos 4 quartos da casa. As paredes de cimentos exposto mostram bem as marcas da sua cofragem, enquanto as restantes paredes são de acabamento em gesso.

CASA XIEIRA II: Jardins modernos por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Os quartos estão todos posicionados ao longo da borda oriental da casa de piso único para que  recebam mais luz solar no período da manhã, enquanto a sala está localizada no extremo sul, a cozinha é no lado ocidental e a garagem volta-se a norte.

Então, todos os quartos estão orientados para o leste, a sala de estar (colocar mais permanente) a sul, a cozinha para oeste e garagem para norte, onde a funcionalidade é a simbiose do projecto.

Como tal, todos os quartos são orientados a nascente, a sala a sul (local de maior permanência), a cozinha a poente e garagem a norte onde a funcionalidade foi a simbiose do projecto.

A relação com o exterior

CASA XIEIRA II: Casas unifamilares  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Nesta perspectiva o desenho das formas é de linhas simples e bastante geométricas, em oposição à fachada curva.

As grandes portas de correr envidraçadas voltam a sala de estar e de jantar para um terraço que está protegido pela cobertura e pela zona em deck de madeira. Aqui pode relaxar em espreguiçadeiras e admirar a calma e o azul do céu. A zona relvada ladeia toda a zona em deck e entre as duas existe uma calha onde água a mais das chuvas é armazenada – tudo pensado ao pormenor.

CASA XIEIRA II: Casas modernas por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

O corredor existente entre a habitação e a zona murada mostra mais uma vez como a habitação é feita de contrastes e oposições.

Os interiores

CASA XIEIRA II: Corredores e halls de entrada  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Na zona curva correspondente a parte da fachada fica o hall de entrada, super brilhante e luminoso devido à enorme quantidade de luz natural que atravessa as grandes superfícies em vidro. O pavimento é em madeira de cor clara e as portas condizem. As paredes e tectos apresentam-se rebocadas a branco e a iluminação artificial faz-se através de focos embutidos discretamente no tecto.

A cozinha

CASA XIEIRA II: Cozinhas modernas por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Na cozinha as cores preto e branco são as mais usadas, apesar da cor cinzenta ainda se destacar e estar presente. Os armários lacados a pretos escondem imensa arrumação interior. A mesa de refeições apoia e possibilita refeições rápidas neste espaço de boas áreas. Ao fundo, uma torre contem diversos electrodomésticos encastrados e em modo ilha o fogão destaca-se e o exaustor adivinha-se rapidamente no espaço. 

Aqui o pavimento cerâmico em peças de generosas dimensões num tom antracite escuro foi o escolhido.

As salas

CASA XIEIRA II: Salas de estar modernas por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Nesta divisão de ampla área, a sala de estar e de jantar dividem o mesmo espaço. Aqui a atmosfera é serena e sente-se uma tranquilidade bem especial. O pavimento mantém-se, o mobiliário é de linhas simples e o espaço é despojado de decoração. As cortinas  num material translúcido são ideais para quebrar ligeiramente a quantidade de luz natural e ainda aumentar a sensação de privacidade no interior. 

Além dos pequenos focos embutidos no tecto, 3 candeeiros pendentes marcam e limitam a zona de refeições de forma moderna e arrojada. O seu acabamento brilhante não podia estar mais na moda - reveja aqui!

Corredores

CASA XIEIRA II: Corredores e halls de entrada  por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Os largos corredores dão acesso a várias divisões da casa e os mesmos são iluminados com fantásticos rasgos na cobertura. Mais uma vez é perceptível que os interiores foram planeados de forma organizada e isso sente-se!

Um dos quarto

CASA XIEIRA II: Quartos modernos por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Em casas construídas de raiz existe tempo para se pensar e dar prioridade ao que se considera mais relevante. Assim sendo, arrumação é dos aspectos que mais arquitectos e clientes lutam e desejam conseguir ter e dar. Armários embutidos nas paredes são um descanso para os habitantes, pois desde a mudança não existe a preocupação e a necessidade de adquirir móveis e armários, parte da solução encontra-se assim resolvida.

Casa de banho

CASA XIEIRA II: Casas de banho modernas por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

Tal como todas as outras divisões, incluindo corredores, tinham luz natural, as casas de banho não podiam ser excepção à regra. Assim sendo, recorreu-se a uma clarabóia de tecto que garante toda a luz natural ao espaço interior. A base de duche é moderna e o chuveiro o sonho de qualquer utilizador. O aquecimento central neste espaço aparece em forma de aquecedor de toalhas, uma óptima inovação que facilita e mantém as toalhas sempre secas e quentes.

Se ficou com curiosidade pode ver as restantes fotografias deste projecto, aqui!

Gostou deste artigo? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!