Como lidar com um quarto pequeno e apertado

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

A realidade é mesmo esta e acontece com a esmagadora maioria de nós – viver em apartamentos ou casas pequenas, no quais a área habitacional não é muito grande, onde cada metro quadrado é tão essencial e faz toda a diferença. Em casas pequenas, as áreas são divididas da melhor forma, para potenciar cada divisão, sendo geralmente a sala a divisão maior. A realidade é que os quartos tendem a ser pequenos e quadrados, existindo um espaço limitado para colocar tudo o que queremos, é o seu caso? Então este artigo de hoje irá interessar-lhe, com toda a certeza. É uma preocupação e algo que por vezes nos aborrece, gostaríamos tanto de ter uma casa com quartos grandes em que possamos ter espaço para tudo sem pensar muito, mas isso ficará para o 'tal dia' da loteria (a esperança faz viver!). A realidade é esta e temos de fazer o melhor com o que temos e é possível. Nada de desanimar, há que procurar soluções para tornar este pequeno espaço o maior deles todos, pelo menos em beleza. 

É no quarto que precisa de encontrar a calma, a paz, o descanso e claro, sentir-se bem dentro daquelas quatro paredes. Existem soluções decorativas,  que dão a volta à situação, proporcionando neste pequeno espaço um ambiente cozy e de puro conforto. Confere as inspirações e dicas de hoje.

O tamanho de uma casa não dita a elegância, nem tão pouco o conforto ou alegria… basta lhe dar a alma que ela precisa…

Os materiais naturais

Cama Dossel: Quarto  por Boa Safra
Boa Safra

Cama Dossel

Boa Safra

É uma grande das tendências e das grandes preocupações de sustentabilidade, decorar o ambiente da sua casa com materiais naturais, além de serem mais amigos do ambiente, criam nomeadamente no quarto, um sentimento de aconchego e de bem-estar. Quartos de madeira permitem criar um atmosfera mais quente, deixados no seu estado quase natural, os móveis dão leveza ao espaço, sendo ideal para uma situação de quarto pequeno, em que não pesa, é discreto e é atrativo visualmente. 

Por materiais naturais entendemos o mobiliário ou chão em madeira, mas também itens decorativos com pedra, argila, bambu, pele, entre outros, que podem ser feitos por si ou comprados em loja. 

Decoração da parede

Vinil Decorativo: Quarto  por Formafantasia
Formafantasia

Vinil Decorativo

Formafantasia

Comecemos então pela parede. Não a deixemos vazia e despojada de nada. Preencher o espaço e cativar o olhar para outros elementos, ajuda a mente a distrair-se e a não focar-se no tamanho onde está inserido, alongando a perspetiva. A parede é o excelente suporte para carregar umas quantas peças que o chão já não deixa, poderão ser cabides ou prateleiras, pequenas arrumações discretas mas tão belas, que ajudarão a organizar mais uns quantos detalhes que vamos sempre acumulando. Livros, roupas, decorações, como velas, quadros, flores ou outras coisas, é tudo uma razão, para precisar de mais espaço e não prescindir delas, isso é quase uma solução impossível. Por isso, ocupemos as paredes… Até ficam com um ar mais catito!

Preenche ainda, a sua parede de fotografias, quadros, autocolantes e porque não o relógio, já que o tempo não pára e a nossa vida é também para organizar, sem deixar o tempo nos escapar.

Espaço adicional

O quarto é pequeno, mas tem a possibilidade de 'roubar' o espaço do lado, então é hora de criar uma abertura, nem que seja a da casa de banho, para deixar tudo aberto e funcional, como uma linguagem, onde a conversa é única, a do conforto, do bem-estar e de uma casa bela. Fica então, um espaço digno de hotel cinco estrelas, em que nãonos apetece sair de lá. Dá maior abertura, amplitude e luminosidade, é esta solução que vamos querer levar para o quarto suite lá da nossa casa, também ficou conquistado com esta ideia de espaço adicional?

Decoração viva

Refúgio a sul: Quartos modernos por Spacemakers
Spacemakers

Refúgio a sul

Spacemakers

Gosta de cores, de ambientes vivos e luminosos? Então opte por uma decoração viva e alegre, a presença de objetos coloridos ou com padrões chamativos, criará um ambiente atrativo, como uma prolongação do verão, que dá sempre uma energia positiva às nossas vidas. É uma forma também, de dar o toque brilhante e cativante a umas paredes que ficaram despidas de cor, já que estas são geralmente pintadas com tons mais neutros. De facto, é sempre mais fácil mover e comprar peças de acessório do que pintar toda uma parede, por isso aposte nesta ideia, se é uma pessoa que adora cores vibrantes. Tem a garantia que o seu pequeno quarto ficará com um ambiente fun

A ideia é de escolher uma parte do quarto para dar esse toque de cor, nesta proposta portuguesa da marca SpaceMarkers deram ênfase ao lado da cabeceira da cama, neutralizando o outro lado, de forma a não se tornar confuso e com demasiada informação.

Papel de parede com padrão

PORTO . INTERDESIGN: Quarto  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

PORTO . INTERDESIGN

Interdesign Interiores

Uma vez mais reforçarmos a ideia de abstrair a mente, com o truque de fundir a parede com algum elemento do quarto, como a cama, por exemplo. Opte por um papel de parede, esse grafismo, com cores semelhantes aos objetos, cria uma ilusão ótica de maior profundidade para a parede. Um pouco como se o cérebro perdesse o referencial do que é o chão e o que é a parede, alonga a perspetiva. Se ficar esta imagem, percebe esta ideia. Por isso, a escolha do papel de parede, não pode ser em vão, tem de combinar ao nível de estilo e de cores com outros elementos decorativos. O lugar, geralmente, escolhido para fixar o papel de parede é na cabeceira da cama, as outras paredes ficam pintadas, de um tom semelhante. Todas as paredes com papel de parede, num espaço pequeno, não é o aconselhado, nem a melhor opção num quarto pequeno, dá uma sensação de ambiente fechado e torna-o ainda mais estreito.

Jogue apenas com um dos lados do quarto e ele parecerá maior. 

Biblioteca no quarto

Quarto - Identidade Renovada: Quarto  por Chafarica
Chafarica

Quarto – Identidade Renovada

Chafarica

Há um pequeno cantinho que pode aproveitar no seu pequeno quarto? Então lá não poderão montar uma estante ou umas quantas prateleiras, para colocar a sua coleção de livros, os tais romances preferidos. Os livros conferem uma belíssima decoração ao espaço, quem é apaixonado pela arte literária, não se importa de tê-los em várias divisões de casa. É isso mesmo – uma arte, as suas capas, a diversidade das cores, dos tamanhos e do volume personalizam a parede. Ter uma biblioteca vai além do charme, é mostrar que está sempre em busca de aprendizagem e de cultura.

Numa noite de insónias, está perto de um dos seus livros preferidos, uma forma de abstrair a sua mente, relaxar, divagar e encontrar o sono, que tinha ficado perdido. Nada como uma boa leitura para nos levar às maiores fantasias imaginárias!  

Absolutamente branco

O branco é a cor de eleição na decoração de uma casa, independentemente da área, da superfície, é a cor padrão, aquela que existe e que combina com todos e qualquer elemento. É uma cor que tem como propriedade física de refletir a luz, de propagar bem-estar, calma e paz. A neutralidade favorece o espaço, não nos sentimos nem abafados, nem absorvidos pelo ambiente, mas sim em osmose com todos os elementos, tem uma energia bastante positiva, além de criar uma sensação de amplitude a um quarto pequeno. 

Para mais ideias sobre quartos pequenos pode sempre conferir este livro de ideias!

Uma destas ideias vai levar para o seu pequeno quarto? Gostou das sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!