Arquitectura moderna e muito portuguesa

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Há espaços que são realmente inusitados, e que enriquecem a nossa cultura e o nosso país. Este Homify 360º mostra-lhe o quarto museu do sabão do mundo e sim, é em Portugal. Se estiver pelo Alentejo já sabe! 

Este museu do sabão localiza-se mais propriamente em Belver, no Alentejo. É um espaço muito moderno, com um conceito interessante. O projecto de arquitectura é de Miguel Viseu Coelho Arquitectos Associados Lda..

Curioso?! Vamos mostrar-lhe…  

A arquitectura do museu do sabão

Este é o edifício do museu do sabão, moderno e com alguns traços mais tradicionais como o telhado a duas águas em telha laranja. 

A entrada é bastante moderna e mostra o logotipo e nome deste museu de forma elegante. A parede amarela iluminada cria um contraste marcante em relação ao edifício branco, comprido. O museu tem apenas algumas janelas.

Conheça aqui a arquitectura de outros museus.

A fachada

Nesta vista vemos uma das janelas do museu, muito moderna inserida numa das extensões em cubo. Também aqui vemos um volume amarelo contrastante. Nesta imagem noturna, é possível entender como é feita a iluminação deste exterior deste museu, sob a forma de lâmpadas no chão. 

O espaço exterior tem um caminho que dirige os visitantes para os pontos de entrada e saída feito em lajes de pedra simples. 

O interior

O interior parece ser amplo, onde podemos aprender a história, ciência e curiosidades sobre o sabão. Ao fundo vemos um armário expositor muito iluminado. E em primeiro plano vemos um aspecto muito especial que é uma parede decorada com sabões sobrepostos, pretos e cor de mel.

Despertou ainda mais a sua curiosidade?! Conheça aqui outro museu bem português.

Paredes informativas

O comprido interior deste edifício está forrado de paredes informativas sobre o sabão, características e até a importância para a vila de Belver.

Mas não só com texto se explica o sabão, existe também uma forma mais interactiva neste museu, em que as pessoas fazem o seu próprio sabão.

Elementos do museu

Alguns elementos complementam este museu, como por exemplo a vitrine que vemos aqui em primeiro plano com sabão empilhado lembrando uma espécie de estrutura molecular por exemplo.

O armário ao centro está iluminado no interior e tem também na sua base uma calha de iluminação que serve também para o espaço do museu.

As paredes incluem vitrines com material exposto e os painéis parecem mostrar uma ordem cronológica. Outro elemento deste museu é uma maquete da vila identificando as casa saboeiras de Belver.

Gostou?! Deixe o seu comentário! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!