Casa rústica no Alto Douro

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

De montes e vales e claro, vinha se faz o magnífico Alto Douro Vinhateiro, classificado de património da humanidade pela UNESCO.

E é nesta paisagem humanizada fascinante que se insere a habitação de que lhe falamos hoje no Homify 360º. É uma casa muito rústica, que se insere na perfeição no ambiente de aldeia. Mas rústico não é sinónimo de desconforto ou degradação, diz-nos apenas que se trata de algo relativo ao campo e com pouco ou sem acabamentos especiais. 

Rústico é de facto a palavra que descreve esta casa, principalmente porque a sua fachada é toda feita de pedra, uma fachada em pedra seca à antiga, numa casa bem moderna. O projecto é dos Germano Castro Pinheiro Arquitectos, situados no Porto e já com uma vasta experiência na área da arquitectura.

A Fachada Principal

Em primeiro plano um simples muro de pedra seca, tão comum nesta região. Na imagem aparecem ainda bonitas Oliveiras que são mais um dos elementos muito comuns na paisagem do alto douro vinhateiro.

E por fim a casa de que lhe falamos hoje, com uma fachada toda em pedra muito rústica e bonita. A casa tem dois andares e um telhado tradicional a duas águas. Várias janelas fazem a entrada de luz natural para a casa e garantem as vistas para a magnífica paisagem. O recuo do andar superior dá-nos conta da existência deuma espécie de varanda, um espaço exterior de lazer a uma cota superior, que pertence à casa.

Escadas exteriores

Esta é outra perspectiva da habitação, a escada exterior também em pedra faz a ligação por fora entre os diferente andares da casa. 

Mais uma vez estamos perante um contraste interessante entre a fachada de pedra e o verde seco, prateado das oliveiras, um encontro harmonioso em que nenhum se destaca em demasia em relação ao outro. 

Casa de Banho Rústica

Nesta imagem vemos que a pedra foi usada também no interior. E conhecemos uma das casas de banho da casa, com um aspecto tosco e moderno.

O lavatório escuro é muito original, uma fonte de inspiração. E o espelho redondo contribuí para o aspecto moderno desta divisão. 

Inspire-se aqui com lavatórios muito originais de todos os estilos.

Escadas

Este é um espaço de escadas interior bem rústico, em que a estrutura das escadas tem uma grade presença no espaço. Todas as paredes estão pintadas de branco e sobre as escadas, no cobertor, assenta madeira tornando-as mais confortáveis. 

Conheça outros espaços de escadas, corredores ou hall rústicos aqui.

A sala

A sala, no andar de cima é também uma divisão muito rústica. Sendo que por exemplo a estrutura em madeira do telhado a duas águas foi mantida à vista e ainda, no interior podemos ver uma parede também toda ela em pedra. 

A sala tem várias entradas de luz natural e ligação com o exterior. O mobiliário é bastante moderno e optou-se por madeira e branco. Sendo a mesa de jantar bem comprida, em madeira, as cadeiras brancas e também com madeira e ao fundo vemos os confortáveis sofás também brancos. 

Uma sala rústica e bonita, com a envolvente de uma paisagem fantástica.

Gostou? Deixe o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!