Fantásticos volumes arquitectónicos

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O artigo super interessante de hoje é sobre uma também super  interessante e fantástica habitação unifamiliar de tipologia T4 em Aveiro. A sua área de construção de 300 m2 foi projectada e detalhadamente pensada por Sofia e Ricardo Senos. Já anteriormente falamos desta dupla quando lhe demos a conhecer o Posto de comando da Serra do Alvão e de uma outra habitação unifamiliar em Ílhavo - m2.senos

De linhas super modernas e composta por vários volumes, esta habitação destaca-se das restantes pelo seu ar altivo e vistoso mas ainda simples e de funcionalidade aparente. De dois andares, os espaços internos dividem-se dependendo do nível de privacidade. No piso térreo as zonas mais sociais e no primeiro andar as divisões mais privadas e intimas.

Aproveitando a topografia elevada do terreno e a vista sobre a cidade, priveligiou-se os quartos para usufruirem da melhor vista. Está curioso? Venha daí…

Fotografia: Ivo Tavares Studio – ITS 

Enquadramento

PM House: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

A moradia situa-se no limite do centro urbano da cidade, mais propriamente em Vilar. A sua arquitectura caracteriza-se por uma volumetria muito abstracta, de 4 frentes, destacada pelos contrastes do branco das paredes e das sombras dos balanços, num objecto único, que integra além dos espaços habitados, também os anexos e garagem.

No piso térreo, reúnem-se os espaços diurnos, numa relação franca com o espaço exterior. O primeiro piso é composto pelas divisões mais privadas: dois quartos gémeos a poente e uma suite do lado nascente. Devido à topografia do terreno projectou-se um terraço voltado a sul, onde é possível usufruir em família do exterior e ainda da relação paisagista com a cidade.

PM House: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

Os materiais escolhidos reforçam o carácter de síntese e abstracto da moradia. Nas paredes a escolha recaiu pelo reboco pintado a branco em contraste com o alumínio cinzento.

A janela grande do primeiro piso corresponde à suite que é composta além de quarto e casa de banho, ainda de zona de closet. A mesma tem duas janelas, uma voltada a norte e outra a sul, avistando a cidade ao longe! A iluminação e o brilho interior é conseguido pela grande quantidade de luz natural.

No rés do chão as janelas pertencem à sala e ainda a um quarto de hóspedes.

O espaço exterior

PM House: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

Neste piso térreo, reúnem-se os espaços mais usados durante o dia, numa tremenda relação com o espaço exterior e em especial com o pátio tardoz. 

A garagem tem capacidade para dois carros e ainda espaço de arrumação interior. A porta que se vê corresponde a um espaço exterior de arrumação e de apoio ao jardim e zona de churrascos. 

Como vê o carro não está dentro da garagem mas antes ligeiramente protegido pelo piso superior, sendo uma enorme vantagem na hora de chegar a casa e descarregar o carro do supermercado directamente para a cozinha já que nesta as janelas abrem directamente para o exterior.

Super clean

PM House: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

Para se reduzir ao máximo a expressão obtida pelas guardas e proteções de varanda, escolheu-se o vidro. A sua transparencia reforça a clareza da imagem através do pavimento de lajetas de betão em contraste com a relva.

Para as crianças

PM House: Casas clássicas por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

Sendo uma casa unifamiliar, todos os elementos familiares foram tidos em conta e vários espaços foram desenhados e projectados em função das necessidades de cada um. Assim sendo, o pátio assume especial importância e é o mais indicado para a brincadeira das crianças e ainda para o social entre amigos e família.

O alumínio antracite, o vidro e a relva são os maiores protagonista do espaço.

O hall de entrada

PM House: Corredores e halls de entrada  por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

O hall de entrada, surpreende porque quando se entra no interior a luz que se sente é na mesma quantidade da do exterior. A porta de entrada fica do lado direito e é acompanhada por um pequeno corredor onde arrumação especifica está presente para guardar casacos e coisa de ultima hora.

Esta imponente escada em madeira de guardas em vidro é além de um elemento funcional que dá acesso ao piso superior é também um elemento cénico no espaço. A madeira que reveste paredes, chão e escadas fazem o ambiente confortável.

A porta discreta à direita é a entrada para o quarto de hóspedes e respectiva casa de banho completa, a mesma que dá apoio a este piso. Mesmo no inicio das escadas, à esquerda, faz-se o acesso directo à cozinha.

Casa de banho do piso térreo

PM House: Casas de banho clássicas por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

A casa de banho do rés do  chão é a que se vê na imagem e é a que dá apoio a este piso e ainda ao quarto de visitas. A luz natural que entra pela janela de vidro fosco é a suficiente para iluminar todo o espaço.

O mobiliário é moderno e de linhas simples. O revestimento das parede é em mármore num tom bege e o pavimento em madeira tal como todo o pavimento deste piso.

Ângulos e vistas

PM House: Corredores e halls de entrada  por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

Quando se sobe ao primeiro andar é esta a vista que se tem do bloco de escadas ao olhar para baixo. A perspectiva é limpa e o vidro deixa a luz solar acompanhar numa subida ou numa descida.

Casa de banho da suite

PM House: Casas de banho clássicas por m2.senos
m2.senos

PM House

m2.senos

Infelizmente, não temos fotografias que mostrem a cozinha, a sala de grandes dimensões e os quartos, por isso convido-o a pensar e a imaginar como os mesmos serão.

A casa de banho da suite do primeiro piso é a da imagem. Aqui a linguagem mantém-se como na anterior mas os materiais foram ligeiramente alterados e apostou-se num outro tom, mais escuro. Mais uma vez a zona do banho é brilhante e iluminada devido a uma clarabóia de tecto.

Gostou do artigo? Deixe-nos a sua opinião em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!