As mais ousadas cozinhas em estilo art déco

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

O estilo surgiu em França após a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas  que teve lugar em Paris em 1925. Rapidamente se internacionalizou, espalhando-se pela decoração, moda, arquitectura e design e serviu de inspiração para museus, hóteis e até de cenário para filmes de Hollywood. Entre os essenciais estão objectos e elementos decorativos como poltronas, papel de parede, molduras de linhas rectas, madeiras nobres, lustres, formas geométricas e angulares, espelhos e padrões exóticos e com cores fortes. 


Inspirados pela ousadia do estilo art déco, a homify apresenta-lhe seis cozinhas arrojadas, cheias de referências art déco. Deixe-se supreender por este livro de ideias. Antes de começarmos, saiba que as palavras chave de hoje são glamour, romantismo, ecletismo e alguma nostalgia.

Ecletismo e vanguardismo

Uma tela em branco com apontamentos que fazem a diferença e que fazem renascer o estilo art déco. A ideia é sempre usar cores à partida sóbrias como o preto, o branco, o cinza e completar a composição com tons contrastantes como os vermelhos e os castanhos, ou outras escolhas cromáticas fortes. O importante é introduzir contraste, densidade, personalidade. Em destaque nesta cozinha estão obviamente o painel que serve de cenário à zona de trabalho e as almofadas de um vermelho vivo a marcar a atmosfera desafiante.

Reinterpretações modernas

Cozinhas ecléticas por Architeta
Architeta

Safari в квартале Сады Пекина

Architeta

As referências são muitas: os loucos anos 20, os safaris e expedições pelo continente africano, os cenários majestosos de Hollywood, os materiais nobres como o mármore e o marfim, uma tela monocromática intervalada por cores fortes, objectos decorativos cheios de personalidade, elementos de brilho e glamour. 

O nosso mote: cozinhas que revisitam e reinterpretam o estilo art déco, introduzindo apontamentos de época e toques de contemporaneidade. Portanto, o ecletismo é a primeira regra, como nesta cozinha — uma reinterpretação moderna do estilo. 

Dourados e lacados

Cozinhas ecléticas por KRAUKLIT VALERII
KRAUKLIT VALERII

Кухня-столовая.

KRAUKLIT VALERII

Muitas referências e todas elas elegantes: os muitos detalhes de dourado, o chão em cerâmica, os móveis absolutamente geniais em laca preta e branca.

Outra característica do estilo art déco é a singularidade de cada peça que escolhemos para a nossa casa. Nada vem em bloco, não há decorações iguais ou formatadas. Há antes uma preocupação com a peça, a forma. A ênfase está sempre no valor decorativo. Esta cozinha é sem dúvida um amálgama de influências, mas repare-se na particularidade de cada um dos seus elementos. Tudo resplandece. O epítome do estilo art déco.

Ambientes dramáticos

Cozinhas coloniais por DB KeukenGroep
DB KeukenGroep

http://www.dbkeukens.nl/

DB KeukenGroep

O glamour que lhe falámos está presente em todos os recantos e pormenores desta cozinha. Tudo gira a volta de um certo tom dramático combinado com um estilo de vida cosmpolita. A mobília pintada de preto, as riscas marcantes do papel de parede, os padrões aveludados das cadeiras. Tudo em preto e branco, sem perder o drama. Sem perder a classe.

Uma questão de materiais

Cozinhas coloniais por Ben Herzog Architect
Ben Herzog Architect

Brooklyn Heights Addition

Ben Herzog Architect

Mais em detalhe, o revestimento do piso faz sempre diferença quando queremos criar um ambiente ou um cenário diferenciador. Este piso em cerâmica é muito simples mas muito interessante e sofisticado. Essencialmente, o estilo art déco procura luxo e ornamentação, formas estilizadas ou geométricas. Em grande destaque estão o mármore, as madeiras, a laca, o marfim. Sempre os materiais nobres em detrimento dos materiais industriais.

Detalhes geniais

Cozinhas ecléticas por CUBE architecten
CUBE architecten

Het afgeronde betonnen aanrecht met houten frontjes met Persische print

CUBE architecten

Uma peça concebida para impressionar! Este móvel com padrão persa vem atribuir personalidade e singularidade a esta cozinha dominada pela luz e pelo branco.

Cozinhas asiáticas por CUBE architecten
CUBE architecten

Het afgeronde betonnen aanrecht met houten frontjes met Persische print

CUBE architecten

Repare-se nos acabamentos curvílenos do balcão, influência marcadamente art déco.

Gostou destas interpretações do estilo art déco?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!