5 Pátios que nos inspiram!

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Para muitos, os pátios são mais do que espaços exteriores da casa. São lugares que nos inspiram e nos mostram um mundo diferente, decorativo e atraente. Poderão ser o cenário perfeito para todo o tipo de eventos e entretenimento, ou por outra lado, poderão ser espaços de paz, reconciliação interior e de reflexão.  Com os arquitectos e designers dos dias que correm, aprendemos que os espaços destinados a pátios representam o bem-estar e o conforto em cada habitação. Portanto, neste artigo destacamos alguns desses fantásticos pátios que nos inspiram, e que criam espaços tranquilos, originais e com ambientes únicos.

Reabilitação de um edifício antigo

  por Building

Na cidade italiana de Turim, esta obra de recuperação e renovação é um exemplo que dignifica a arquitectura do passado e evoca a importância do presente. Construído em 1663, o Palácio Valperga ganhou o seu lugar na história com a expressão e o desenho da sua fachada. Esta fantástica reabilitação faz-nos entrar no palácio, que nos acolhe não só com um luxo, ambiente sofisticado e cortês, mas por sua vez, pretende ser para o visitante um espaço de sonho onde a luz transporta poesia e magia para este pátio. Aqui o pátio desenha um padrão de seixos, luzes e plantas, onde o jardim barroco real é vertical e muito brilhante.

Entre espaços

Os arquitectos portugueses Correia\Ragazzi  apresentam-nos o seu projecto «Casa Ricardo Pinto» com uma solução para um pátio, único, verde e minimal.  Uma casa moderna nas suas formas e pensada para aqueles que vivem a cidade e querem fugir da rotina. Com um espaço reduzido, os habitantes poderão utilizar o seu pátio para criar um pequeno jardim e envolver a habitação com a natureza. Este espaço não tem que ser escondido completamente, e poderá envolver outras áreas da habitação.

Silêncio e tranquilidade da luz

Este pátio, pequeno e delicado, faz parte de uma casa pombalina e foi mantido após a intervenção do arq. José Adrião. A sua luz traz uma qualidade única ao espaço e por consequente, cria um ambiente necessário ao silêncio e tranquilidade. Aproveite ainda para um toque pessoal ao espaço, deixando algumas plantas e acessórios que o personalizem!

Um pátio nas montanhas

Um grande pátio pavimentado à base de pedra acolhe-nos no acesso à habitação, como faz questão a tradição desta vila situada na Catalunha. Aqui, alguns edifícios estão todos organizados em torno de uma era. O pátio tem como objectivo ligar as duas partes da habitação, onde a reabilitação dos espaços foi conseguida com imenso sucesso e adaptabilidade à natureza local.

Nos limites da habitação

Projectando um pátio dentro dos limites de pequenos espaços, ganhamos coragem para abrir as asas à criatividade e pensar “outside-the-box”.  Na verdade, nunca estamos limitados e o nosso desejo por uma beleza estética e decorativa, não tem fronteiras. No entanto, as fases iniciais são por vezes mais longas e demoradas, e a solução só chegará quando o resultado final estiver lado-a-lado de um planeamento bem organizado.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua opinião na secção de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!