Quando o passado e o presente se encontram numa casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Vivemos numa época em que a arquitectura procura um encontro entre o passado e o presente, numa estética que se pretende intemporal e pejada de contrastes. Nesta elegante vivenda, em Voorburg, na Holanda, este conceito é uma constante. A propriedade que vamos ver foi projectada pela Architektenburo J.J. van Vilet BV, uma empresa de arquitectura que já existe há três gerações e que, por isso, já satisfez centenas de clientes. Os projectos do atelier têm como principal prioridade adaptar e personalizar cada casa às necessidades dos clientes e futuros proprietários da casa. É, sem dúvida, importante que os arquitectos mantenham a sua estética e ponto de vista encontrando um consenso com os futuros proprietários. Nesta casa, isso aconteceu e houve uma clara interacção entre os clientes e o arquitecto sendo que os primeiros tiveram um papel muito activo e participativo na planificação da mesma e na procura de soluções práticas e acessíveis.Não gostava de, também você, ser um arquitecto da sua própria casa? 

Venha, então, conhecer esta casa de campo em Voorburg, moderna e decorada com bom gosto.

Jardim

Jardins clássicos por Architektenburo J.J. van Vliet bv
Architektenburo J.J. van Vliet bv

Contact en interactie met de tuin

Architektenburo J.J. van Vliet bv

jardim é uma área importante para os momentos de lazer. Neste espaço ao ar livre, vemos um agradável relvado que cobre grande parte da área. Este é o local indicado para as crianças brincarem enquanto os adultos apanham sol, lêem um livro ou dormem uma sesta e os cães fazem as traquinices do costume. A área coberta constitui uma boa zona de refeições e permite que os proprietários usufruam do espaço exterior mesmo nos dias em que o tempo não colabora, o que é frequente na Holanda.

Desta perspectiva, podemos também ver com clareza os diferentes pisos desta casa com um estilo arquitectónico visualmente interessante que destaca a tradição dos anos vinte numa simbiose com características modernas, incluindo o telhado sobre o pátio e as altas janelas com caixilharia em preto. O resultado? Uma fachada distinta e imponente.

O antigo e o moderno

Nesta imagem, é-nos possível ver o edifício de uma outra perspectiva. É admirável a forma como o arquitecto conseguiu combinar as características antigas e originais da casa com elementos e um esquema de cores contemporâneos. As janelas e o espaço do sótão são uma adição moderna a esta moradia do início do século. Com estas adaptações, tanto por fora, como por dentro, a casa poderá continuar a ser habitada ao longo de muitos anos, respondendo às exigências da vida moderna. 

Vamos, então, conhecer o interior.

Detalhes

Na fotografia, vemos uma parede envidraçada que separa a sala de estar e a sala de jantar. O envidraçado com caixilharia moderna e em preto vai ao encontro do esquema de cores prevalecente. A modernidade aparece em vários pontos da casa. Já a vimos do lado de fora, vemos nesta espaço e, também, no corrimão da escada. A parede em vidro tem dupla função visto que se pode manter aberta ou fechada. Repare na diferença entre o piso do corredor e o piso em parquet na sala. Um contraste bonito que marca dois estilos diferentes.

Escada em espiral

Olhamos para cima e deparamo-nos com estas vertiginosas escadas em espiral. A escada em espiral é um elemento gracioso que, ao longo da História, conheceu formas distintas. Neste caso em particular, estamos perante uma interpretação moderna, quase minimalista. Esta escada tem um efeito escultural que propicia requinte à casa.

Sala de estar

Depois de um dia cansativo, tudo o que queremos é chegar a casa e descansar. O sofá desta casa convida-nos precisamente a isso. As janelas deixam entrar a vista da área circundante e uma luz natural generosa. A entrada de luz do dia numa casa é importante, inclusive para a nossa mente. Casas escuras e claustrofóbicas deprimem-nos. As luzes embutidas no tecto proporcionam, à noite, uma atmosfera agradável, ideal para relaxar ou conviver com amigos e familiares.

A zona coberta vista de perto

Despedimo-nos com mais uma imagem do exterior desta casa. Daqui, vemos o terraço e a sala de jantar que, por via do envidraçado, estão em permanente comunicação. Assim, mesmo que os proprietários da casa façam as refeições no interior, a sensação é a de que estão no exterior, no meio da natureza, podendo desfrutar dela – e da sua luz, muita luz! – no dia-a-dia.

Como vê, para renovar a sua casa, não tem que se perder a essência. Qual das imagens mais o impressionou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!