Uma casa de Verão junto ao lago

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ao viajar pelo mundo a partir da comodidade da nossa casa, podemos conhecer uma miríade de maravilhas arquitectónicas construídas em países longínquos, jóias do design e incríveis soluções espaciais que nos provocam espanto e dão ideias. Cada arquitecto, designer de interiores, paisagista, constructor ou expert que se dedique a criar estas obras deixa um pouco de si mesmo em cada uma delas.

Hoje, visitaremos uma casa em São Paulo, no Brasil, desenhada e construída pelo gabinete Ambienta Arquitectura, que se caracteriza pelo gosto em combinar diferentes estilos nos seus projectos. A mescla entre o rústico e o moderno, o industrial e o ecléctico, o tradicional e o minimalista, é uma constante nas suas criações. O recurso a materiais naturais para revestimentos, como a madeira e a pedra, é um ponto chave para criar espaços cálidos, plenos de cor e de textura. Por outro lado, a utilização de plantas no interior das construções é outro ponto de destaque na sua identidade, parte do que os distingue. Como teremos a oportunidade de ver, a Ambienta Arquitetura é um atelier que deixa tudo de si nos projectos que desenvolve e esta casa de campo é prova disso. Vamos vê-la?

O exterior visto de longe

Casas campestres por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

O mote para este projecto era a criação de uma casa de Verão. Optou-se, assim, por uma construção que permitisse usufruir das melhores vistas, do reflexo do sol e dos melhores momentos de lazer. Ao que parece, a missão foi cumprida.

O volume em primeiro plano do lado esquerdo é em pedra, um material forte, sólido e robusto, mas também cálido, tradicional e, claro, bonito. O estilo rústico enfatiza-se graças aos toques de madeira das treliças, da marchetaria e do mobiliário exterior. O contraste surge por via da cobertura, das escadas, da estrutura do telhado toda em aço, das janelas de vidro, das cortinas brancas e, por fim, da luz reflectida no vidro. A mistura de estilos é bastante evidente e interessante.

Mais de perto

Casas campestres por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

Desta perspectiva, descobrimos uma fachada em betão branco que sustém um tecto ligeiramente inclinado que termina numa estrutura de metal. Esta estrutura em betão envolve todo o volume da casa, à excepção do ângulo da parede pedra. Os protagonistas desta construção são a pedra, o aço, o vidro e a madeira. Na varanda, a paleta cromática quente sobre o verde da relva assenta que nem uma luva e espicaça-nos a vontade de ir ver a casa mais de perto. Sigamos, então.

O interior

Salas de estar campestres por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

Uma das características mais evidentes neste projecto é a integração da natureza nos espaços interiores e a mescla do ambiente interior com a paisagem circundante. Como podemos ver, esta sala conta com uma sublime paisagem graças às grandes janelas debruçadas sobre o pátio frontal. O branco domina as superfícies dos muros e do piso de tal forma que os detalhes em madeira nos deslumbram com o seu toque rústico e, ao mesmo tempo, elegante. Esta é uma atmosfera harmoniosa, iluminada, fresca e tranquila que propicia aos proprietários uma vida de paz e sossego.

Detalhes

Salas de estar campestres por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

A partir deste ângulo e olhando para a sala não é difícil imaginar as tardes de Verão nesta casa, certo? A luz propaga-se através de toda a casa e a natureza está em plena comunhão com ela. A brancura dos sofás mistura-se com as paredes e o piso, criando um cenário onde as cores surgem por via dos detalhes como é o caso das almofadas, das lâmpadas ou do tapete.  O mobiliário, na sua maioria em madeira e com um aspecto muito natural, denota uma estética artesanal que se harmoniza com este ambiente tão confortável e ligado à natureza.

A vista para o paraíso

Terraços  por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

A partir da sala, a vista é sublime. Se cruzarmos a janela e nos sentarmos lá fora, encontrar-nos-emos de frente para um lago. A conexão da vivenda com o meio envolvente é, de facto, muito forte. É por esse motivo que o espaço exterior em madeira assume um papel tão preponderante no todo. Este lugar converte-se como que numa extensão da casa onde a vida familiar se pode desenvolver tendo como pano de fundo este cenário maravilhoso.

A cozinha

Salas de jantar campestres por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

A pouca distância da sala de estar está a sala de jantar e a cozinha que compartilham com ela o espaço aberto e a luz natural. A cozinha tem, então, uma comunicação directa com a área social, mas, curiosamente, também dispõe da opção de se fechar e de se converter numa área privada graças ao sistema de portas deslizantes que a rodeia. Com esta alternativa, pode-se cozinhar na companhia dos amigos ou da família ou em privado não vá o cozinheiro estar a preparar um prato surpresa! O tom rústico do mobiliário quer da cozinha, quer da sala de jantar, funde-se com a modernidade e fineza dos acabamentos e dos detalhes de iluminação. Um convite irrecusável para jantar!

Por último

Casas campestres por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

E para encerrar este artigo, mostramos-lhe outra perspectiva da fachada principal onde se pode ver em maior detalhe a esquina revestida a pedra. Imagine um Verão nesta casa, um passeio pela margem do lago ao entardecer, uma amena conversa com os amigos de sempre na varanda, a luz da lua e um pequeno-almoço delicioso… um Verão idílico!

A natureza, um lago, o silêncio e uma grande varanda para usufruir disso tudo em pleno. O que se pode pedir mais nesta casa? Diga-nos o que achou d...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!