Sítio da Lezíria: Salas de estar modernas por Atelier Data Lda

6 simples passos para ter uma casa amiga do ambiente

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O ambiente está na ordem do dia! Os países do mundo juntam-se na tentativa de conseguir travar o aumento da temperatura do planeta. Discutem-se medidas, ajustam-se estratégias e fazem-se cedências, enquanto nós aguardamos, impacientes, na esperança de que cheguem a um acordo estável. Mas enquanto esperamos por medidas a nível planetário, que tal começarmos nós mesmos, com pequenos passos, a dar o nosso contributo para essa luta?

Pensar global, e agir local. É o lema do Escuteiros nas suas iniciativas ambientais, e nós não poderíamos estar mais de acordo. E que melhor local para começar a proteger o ambiente do que dentro da nossa própria casa?

Para o ajudar nesse processo mostramos-lhe hoje seis passos simples para transformar a sua casa numa habitação amiga do ambiente. Com estas medidas fáceis de aplicar vai proteger o ambiente, mão não só! Vai passar a cuidar muito melhor da sua carteira, e até da sua saúde. São ideias que comprovadamente vão baixar as suas contas de água e eletricidade e evitar alergias e resfriados!

Interessado? Não percamos tempo, vamos conhecer essas ideias e abraçar a causa ecologista… E, já agora, aumentar a conta bancária!

Iluminação

Sítio da Lezíria: Salas de estar modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Sítio da Lezíria

Atelier Data Lda

Luz! Precisamos dela sempre disponível. Não há forma de voltar aos dias das e velas e dos candeeiros a petróleo. E nem nós queremos! Mas iluminar a nossa vida gasta eletricidade, muita dela proveniente de fontes de energia poluidoras e não renováveis. Na verdade estima-se que cerca de 16% da eletricidade gasta no nosso país é gasta em iluminação, o que representa uma percentagem elevada na sua conta mensal. A solução passa por três alterações no nosso dia-a-dia e na nossa casa.

1ª Utilize a luz natural sempre que possível. É gratuita e torna o ambiente de sua casa mais saudável. Para otimizar esta medida pode optar pintar as paredes de branco, como na sala de estar que vemos na imagem acima. O branco reflete a luz e maximiza esta dádiva do céu, para além de dar um estilo muito moderno e clean à sua casa! Escolha cortinas bem claras, para não fazerem bloqueio à luz solar. Se for possível aumente o tamanho das janelas, ou se comprar uma casa escolha uma com uma boa incidência de luz natural.

2ª Mude as lâmpadas normais de sua casa por lâmpadas economizadoras. Estas lâmpadas emitem a mesma luz que uma lâmpada incandescente convencional, gastando até menos 80% de energia. Hoje em dia existem várias opções no mercado, mas as mais economizadoras são as com tecnologia LED. São mais caras, mas a médio prazo oferecem uma poupança energética que esbate essa diferença.

3ª Sempre que não precisar desligue as luzes. É só uma questão de hábito!

Água

A água é um bem essencial à vida no nosso planeta. Nenhum organismo vivo passa sem ela, mas está cada vez mais escassa! É dever de todos contribuir para preservar as reservas aquíferas do planeta, e isso deve começar nas nossas casas.

A casa de banho é a responsável por uma boa parte da água que gastamos, mas não é a única. A cozinha e o jardim também contribuem bastante.

Na casa de banho limite o volume da descarga de água a sanita. Se o seu deposto ainda não tem a opção de limitação, ou de descarga de menor fluxo, use garrafas com água dentro do depósito para diminuir o volume de água gasto em cada descarga. Substitua as torneiras antigas por torneiras de menor fluxo ou instale limitadores de caudal. Evite usar banheira, e se possível, prescinda dela, transformando-a numa cabina de duche. Mas limite o tempo dos duches a cinco minutos. E se for daqueles que não resiste a um belo banho de imersão, use apenas um terço do volume da banheira com água. Quando escovar os dentes desligue a torneira. Recolha a água fria que corre até chegar a água quente, para posteriormente regar as plantas ou para lavagens em casa.

Na cozinha utilize a máquina de lavar loiça. O consumo energético á maior, mas vai poupar água e gás para a aquecer. Instale um limitador de caudal na torneira.

Para o jardim escolha espécies de plantas que precisam de pouca água para viver e faça as regas apenas à noite, para evitar a sua evaporação.

Numa casa de banho atual como a da imagem, da autoria do gabinete BO | Bruno Oliveira, Arquitectura, estas medidas já foram todas pensadas durante a conceção do projeto. A banheira foi preterida em função de uma luxuosa cabine de banho. E veja como uma casa de banho tão minimalista pode ficar tão atraente!

Isolamento

Agora que o frio está a chegar pense no isolamento de sua casa. Sabia que, numa casa sem isolamento as perdas energéticas podem ultrapassar os 80%? Imagine o impacto que isso tem no ambiente e na sua carteira. Por isso, antes que o frio aperte, verifique se as suas janelas e portas estão devidamente calafetadas e se o isolamento no sótão está em boas condições. Se não tem isolamento de teto considere instalar um, como se vê na imagem. Garantimos que é um investimento do qual terá um rápido retorno! Se for comprar ou construir uma casa garanta que a sua escolha recai sobre uma habitação devidamente isolada. Vai poupar o ambiente e a sua conta bancária.

Eletrodomésticos

Nos dias que correm é impossível viver numa casa sem eletrodomésticos, por mais que isso nos pareça encantador. Ninguém quer, ou pode, levar vinte minutos a passar os vegetais para a sopa… Mas mesmo assim não é desculpa para termos em casa dezenas de eletrodomésticos só porque nos apetece! Antes de partir para a compra pense bem se precisa de mais esse equipamento na sua cozinha e no impacto que vai ter no ambiente a reciclagem do anterior. Tem uma torradeira funcional, mas apaixonou-se pelo último modelo? É comum… Tente controlar esse impulso.

No entanto pode ter uma boa desculpa para essa troca. Se o seu novo amor for muito mais eficiente a nível energético a troca é justificável e benéfica para o ambiente. Sempre que precisar de comprar eletrodomésticos novos escolha sempre que possível aparelhos com a classificação energética A++.

Pintura

Todos gostamos de cor nas nossas casas. Elas ajudam a construir o caráter das divisões e a estabelecer o estilo dos espaços. Um excelente exemplo disto mesmo é esta sala de estar tão bonita. A parede revestida com tinta azul, contrasta com as paredes brancas e contribui para criar uma atmosfera calmante e um estilo moderno. Mas a verdade é que, mesmo uma simples tinta branca, vulgar, está recheada de produtos tóxicos, que se libertam, não só na hora de aplicar, mas ao longo dos anos! Prejudicam o ambiente, mas prejudicam também a sua saúde e da sua família. Felizmente há solução. Hoje em dia há uma grande variedade de tintas ecológicas, de base aquosa, no mercado. São menos agressivas para o meio ambiente do planeta e para o interior da sua casa.

Mobília

A produção de mobiliário para as nossas casas é muitas vezes responsável pelo abate de árvores em florestas tropicais, pela produção de desperdícios tóxicos, pela emissão de gases poluentes ou pela utilização intensiva de água. Para evitar tudo isso mude as suas escolhas, sempre que possível. Opte por peças de mobiliário produzidas madeira proveniente de florestas plantadas para o efeito, ou feitas de madeira reciclada como a da imagem. Na verdade, é no reciclar que está o ganho e o mobiliário feito de paletes recicladas começa a estar na moda! Mas há muitas outras opções… Mesas e cadeiras feitas com embalagens tetra pack. Bancos de cozinha produzidos a partir de plástico reciclado. Poltronas feitas com latas de spray… A imaginação é o limite. Procure marcas com etiqueta verde. Vai ajudar o ambiente.

Está a sentir-se ecologista? Faça a diferença na sua casa! E depois não se esqueça de nos contar tudo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!