Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Como decorar um quarto perfeito para menino

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Há sempre aquele pensamento que para menino não há grandes sugestões… é sempre difícil, que faltam inspirações, mas neste artigo de hoje viemos um pouco desmistificar esta ideia e mostrar-vos como é tão fácil criar um quarto para menino, lindo e perfeito. Um verdadeiro ninho confortável, agradável e visualmente atrativo. Com as nossas dicas de certeza que verá um pouco mais claro e terá outra percepção para decorar o quarto do pequeno.

Para preparar e organizar o quarto do seu menino, pode começar a projectá-lo ainda grávida, ter assim em conta que o bebé, cresce rapidamente e precisará, em menos de nada, de um quarto para ele, ao estilo dele. Por isso, é conveniente que faça um projeto para o quarto do bebé que seja suficientemente adaptável para o quarto do menino, retirando alguns elementos (berço, muda fraldas… ) e acrescentando outros (cama, zona de estudo… ). É assim mais económico, mais fácil e tudo se torna viável. Ao manter algumas das seguintes dicas o quarto irá crescer com a criança, sem ter a necessidade de mudar em cada fase ou a cada mudança de estilo. Temos de ser práticos, ver o dia de hoje, mas pensar no dia de amanhã. Comprar ou fazer em permanência as mesmas coisas não é financeiramente sustentável e torna-se ainda, cansativo. O que pode alterar, são pequenos detalhes, como peças decorativas, acessórios ou brinquedos, que são mais práticos de mudar e mais baratos. 

Mamãs e papás preparados para fazer/mudar o quarto do seu filho? Arregaçamos as mangas e vamos a isso?! Então vamos até ao quarto do herdeiro…  

Escolha um tema atemporal

Atemporal/intemporal – que perdura no tempo.

Não é que existe necessidade em criar um quarto a cada fase da vida do seu filho… tudo passa tão rápido, ele cresce, as modas vão e voltam, o que gostamos hoje não é válido para amanhã. Enfim, a melhor opção é manter a neutralidade e preferir um tema atemporal. Isto que dê para crescer com ele, pelo menos um bom par de anos. É escusado mudar o papel de parede, a pintura, a cama, a cortina e tudo o que se segue, a cada vontade e mudança. É economicamente insustentável e cansativo. Por isso, a melhor opção é definirem um tema que seja transversal, escolhido ainda no berço e que dará até à adolescência ou mais ainda.  

Escolher um tema é sempre uma questão ambígua, é um pouco como o tema do casamento… que este tem vindo um pouco a desaparecer. Deixando para trás ideias de bonecos, de artistas ou algo muito específico que tornaria o quarto demasiado pesado. A melhor opção é centrar-se em si, neste caso nele e o tema ser ele mesmo. Depois por tema entendemos também a escolha das cores, do mood e do estilo, se é clássico, moderno, eclético, escandinavo ou outro. Veja como a neutralidade do tema deste quarto, idealizado pelo bom gosto da decoradora Ângela Pinheiro Home Design brilha… a subtilidade, a classe, o bom gosto, foram as palavras de ordem.

Escolha uma cor bonita

A nossa segunda sugestão remete-nos para a escolha de uma cor bonita. Porquê? É simples, ao optar por uma cor neutra dentro do quarto do seu filho, esta será discreta e fácil de conjugar, como dará para crescer com ele. O segredo é apostar em tonalidades que não são contrastantes e para isso existe uma longa lista de opções, como o branco, o cinzento, o bege ou preto, apesar deste último tom não ser o mais recomendável para um quarto e muito menos para o de uma criança. As cores neutras são atemporais, versáteis e conferem aos ambientes uma sensação de tranquilidade. Ao optar por elas pode conjugar outras cores em pormenores e detalhes, como o verde, o azul, o vermelho, o cor-de-laranja, o amarelo, enfim aquela que mais gostar, para decorar o quarto do menino. Os neutros servem assim como pano de fundo.

Uma cor bonita e agradável neutralizam o ambiente, criam boa atmosfera e é uma escolha fulcral, tendo em conta a influência que elas têm nossos comportamentos. No quarto de uma criança só queremos é boa energia, por isso opte por tons claros e pastéis. 

Escolha uma cama grande

Escolher uma cama grande é uma opção para tomarem mesmo nota! 

Eles ainda são pequeninos e até pode nos causar uma certa impressão, de ver uma cama tão grande numa criança. Mas é um facto, eles crescem tão rápido… aquele bebé que nos cabia nos braços, rapidamente nos abraça nos seus longos braços, onde naquele instante ele é que nos aninha. 

Os rapazes precisam de espaço e de se sentirem confortáveis. Investirem numa cama maior é a garantia de terem uma cama para toda a fase da infância e da adolescência. Sem terem a preocupação de ter despenderem mais dinheiro numa nova cama… Até será útil para quando levar a namorada a passar um fim-de-semana… claro mais tarde… (tudo ao seu tempo!)

Crie um espaço de jogo

Quarto Infantil: Quarto de crianças  por Formafantasia
Formafantasia

Quarto Infantil

Formafantasia

Uma infância é passada a brincar… Muito! Todos os dias, vários momentos. Faz parte… o fazer de conta, o criar, imaginar, reproduzir, faz parte da importância do desenvolvimento como ser humano, é uma condição essencial. Desenvolve as capacidades como a memória, a atenção, a imaginação e a imitação. Ao brincar refletem e exploram a realidade e a cultura, na qual estão inseridas, interiorizando-as, questionando as regras e os papéis socais. O acto de brincar potencia o desenvolvimento do aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a conhecer, mas sobretudo a SER! Estimula ainda, a autonomia, a autoconfiança, a linguagem, a concentração, atenção e o pensamento. 

Por isso, é necessário proporcionar no quarto da criança um espaço de lazer, de brincar, para que possa estar e explorar os seus brinquedos e brincadeiras à vontade. Um lugar que não poderá faltar sem sombra de dúvida!

Crie um espaço de estudo

Há hora para brincar e hora para trabalhar, a vida é mesmo assim. Neste sentido, é necessário criar diferentes espaços, para separar os vários momentos e valências. Há a de brincar, como vimos em cima, mas há a área de trabalho e de estudo. Também fulcral, pois é necessário criar uma área limpa, agradável, despejada de estímulos e que seja somente para o trabalho. Uma secretária, uma cadeira, um candeeiro, umas prateleiras, uns itens decorativos e pouco mais é preciso. Quanto mais clean, melhor será! 

O menino sentir-se-á assim preparado para um tempo de estudo. Métodos e horários são também essenciais.

Acessórios típicos de rapazes

Quarto de rapaz: Quarto de crianças  por Jo White Candy
Jo White Candy

Quarto de rapaz

Jo White Candy

O quarto de um menino tem de parecer um quarto de um menino, não é verdade? Então decoramo-lo com detalhes, decorações e outros acessórios que gostam e que são bem típicos dele. Como os carros ou outro meio de transporte, os legos, os peluches, os livros… Pode também colocar detalhes subtis que complementam sobriamente a decoração, como com fotografias ou letras de decorar, com as iniciais do nome dele!

Decorar um quarto de um rapaz não é necessariamente sinónimo de atulhar, com posters de carros ou com figuras da Disney por toda a parte. Convém manter o equilíbrio e o bom gosto, elegância e discrição, é o lema de um quarto bonito e digno de tão belas inspirações!

Já idealizou o quarto do seu menino? Gostou das nossas ideias? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!