Ideias que farão a sua cozinha parecer maior!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Regressamos à cozinha, esse lugar de culto e onde é difícil sentirmo-nos mal – seja pelo cheiro agradável de comida acabada de fazer, pelo calor do forno, pela despensa recheada ou simplesmente pela água fresquinha que nos espera no frigorífico. Muitas vezes, torna-se a sala de estar ideal para receber os nossos convidados, já que nos é impossível ter tudo pronto para jantar quando as visitas chegam – características normais da nossa cultura, que não nos permitem ser pontuais praticamente em lado nenhum! Desta maneira, os amigos ou a família chegam, querendo logo ajudar e portanto abre-se uma garrafa de vinho e fica-se na conversa até o jantar estar pronto. Além disto, temos os trabalhos de casa dos miúdos que se estendem muitas vezes até à hora de começar a preparar a refeição, o cão que precisa de comer, as compras que têm que ser pousadas… e com isto tudo, com toda a azáfama do dia-a-dia, sentimos a grande necessidade de expandir o horizonte da nossa cozinha e torná-la um número considerável de vezes superior ao que realmente é. Excluindo obras, parece ser uma missão praticamente impossível, mas não se preocupe: hoje damos-lhe dicas que o farão olhar para a sua cozinha com olhos diferentes! Sugerimos-lhe 6 dicas que transformarão a sua cozinha. Não lhe darão uma área maior, mas com certeza que se sentirá com muito mais espaço!

Janelas grandes para a entrada de luz natural

Uma das coisas que mais transforma a sua cozinha (e qualquer outra divisão da casa) é precisamente a luz. Mas aqui não falamos apenas de luz, falamos de luz natural, aquela que vem lá de fora e inunda a divisão. Seja verão ou seja inverno, aproveite a claridade exterior e deixe que a sua cozinha cresça com esta luminosidade! Se lhe for possível, instale uma janela grande. Caso tenha um jardim, terraço ou varanda, opte por portas envidraçadas de correr, que lhe facilitarão o acesso ao exterior, além do que permitirão a entrada de ar fresco quando estiverem abertas. Outra vantagem das portas abertas é a ampliação do espaço interno conjugado com o externo. A sua cozinha cresce e o seu sorriso também!

Cores discretas para as paredes

Beleza monocromática: Cozinhas minimalistas por FABRI
FABRI

Beleza monocromática

FABRI

Cores pouco ou nada gritantes ajudam a deixar os limites físicos da sua cozinha mais discretos e com menos protagonismo. Se não lhe interessa mostrar a área total da sua cozinha, os tons neutros ajudá-lo-ão a redefinir o espaço, deixando que a atenção de todos se dirija para a arrumação ou os móveis. Ao retirarmos este peso das paredes, a sua cozinha ganhará todo um novo ar e uma nova dimensão! Pode conjugar a cor das paredes com a cor dos móveis (como as bancadas), que prolongará a sensação de crescimento. Experimente e veja como as cores escolhidas podem fazer milagres!

Cozinhas modulares que usam todo o espaço

As cozinhas modulares, amplamente utilizadas nos últimos anos, oferecem-nos imensas soluções quer de organização do espaço, quer de arrumação. Ter uma cozinha feita por módulos significa não desperdiçar nenhum centímetro quadrado, arrumando de forma eficiente tudo o que precisamos de ter à mão enquanto cozinhamos. Desta maneira, todos os seus utensílios têm lugar, assim como toda a sua mercearia e produtos frescos. Além disso, a sua cozinha torna-se um espaço arrumado à vista desarmada. Por isto, os módulos são óptimas soluções para quem gosta de ter tudo arrumado, mas por defeito ou feitio não consegue manter esta arrumação durante muito tempo!

Dê uso ao espaço vertical

Sim, é isso mesmo: se não tem armários para arrumar tudo o que necessita na sua cozinha, faça uso do espaço vertical. Pode ser com módulos, tal como referido anteriormente, ou com prateleiras. O importante é que crie espaço de arrumação para que a sua cozinha não pareça uma via rápida em hora de ponta. Ao usar este espaço (inicialmente inutilizado), fará com que a bancada livre respire e esteja mais livre para a preparação dos alimentos ou para pousar as compras que trouxe da rua. Desta maneira, já não haverá razões para se queixar da falta de espaço constante! Caso a falta de espaço não seja um problema, pode sempre utilizar as prateleiras para colocar decoração ou objectos que, quando expostos, alegram a sua cozinha – como por exemplo uma chaleira antiga que já não utiliza ou o livro de receitas que a sua mãe lhe deu! Dá um toque super personalizado ao espaço, além do que o embeleza de forma única!

Pavimento claro e transmissor de luz

Remodelação AMH: Cozinhas modernas por Ponto Cúbico
Ponto Cúbico

Remodelação AMH

Ponto Cúbico

O pavimento mais claro e discreto, tal como as paredes, ajudam a dar a sensação de mais espaço em divisões pequenas. Mas aqui queremos também que se foque na qualidade reflectora de luz deste tipo de chão. Um chão polido que reflecte a luz que entra na cozinha é um excelente aliado para que uma cozinha pequena não seja uma cozinha limitada e fechada. Pode optar por qualquer um que brilhe, desde a cerâmica ao vinil. Tenha apenas em atenção as questões de segurança e a facilidade de limpeza do chão. Procure um profissional que esclareça todas as suas dúvidas para que não tenha que fazer novas obras por uma má escolha.

Mantenha as coisas simples e arrumadas

Keep it simple, keep it clutter free - é um excelente mote para finalizarmos o nosso artigo. No fundo, é talvez a dica mais importante para que a sua cozinha pareça maior: manter as coisas simples, arrumadas e o espaço desimpedido para que esteja disponível para quando necessita realmente dele é a base para que a sua cozinha pareça maior e lhe dê vontade de estar nela. Bancadas com pequenos electrodomésticos amontoados, fruta espalhada em várias taças ou uma caixa de pão a abarrotar são tudo coisas que nos impedem de ver a cozinha como um todo – ou melhor, vemo-la como um todo cheio, muito cheio! Decida o lugar de todos os utensílios, mantenha-os nos seus lugares e desfrute de todo o espaço que sobra! Faça-o, mesmo que dentro dos armários o caos esteja à espreita.

Qual a ideia que quer pôr desde já em prática na sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!