Uma casa em betão que desafia a convencionalidade

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A fachada fria e arrojada desta casa revela a beleza escondida que o betão aparente tem. A maior parte das pessoas ainda vê o betão como um material puramente funcional que fica melhor quando coberto. O atelier de arquitectos Atelier M rejeita esta noção e, em vez disso, abraça o betão como matéria funcional e esteticamente agradável.

A moradia que hoje lhe vamos mostrar chama-se House of Kami. Trata-se de um edifício com uma expressão de pura arquitectura monolítica e minimalista. O betão enfatiza as formas da casa, sendo que em quase todas as suas superfícies, quer interiores, quer exteriores, se usa este material. Num primeiro impacto, esta obra arquitectónica pode não ser consensual. Mas se a observamos atentamente, depressa mudamos de ideias.

A fachada

Casas modernas por atelier m
atelier m

外観 夕景

atelier m

A nova casa nos subúrbios de Osaka, no Japão, abraça o seu antigo cenário industrial. O edifício ergue-se numa interpretação refinada da arquitectura minimalista e com uma orquestração irrepreensível da sequência espacial. À excepção da superfície envidraçada, a fachada é, essencialmente, um aglomerado de telas em “branco” formadas com betão aparente. Apesar da frieza do betão, há uma sensação cálida que emana do edifício, convidando-nos a entrar.

Uma zona de estar acolhedora

Salas de jantar modernas por atelier m
atelier m

ダイニング キッチン

atelier m

O piso térreo foi aproveitado para a criação de uma ampla zona social que abriga as diferentes áreas de convívio. Como efeito, as perspectivas que obtemos surgem sob a forma longas linhas horizontais que permitem, inclusive, que vejamos de um extremo para o outro. Uma quente e honesta paleta cromática de madeira e de cimento prevalece no interior da casa onde não falta, porém, uma selecção de mobiliário e acessórios que proporcionam personalidade e cor ao espaço.

Refeições com a natureza por perto

Salas de jantar modernas por atelier m
atelier m

キッチンから中庭をみる

atelier m

À semelhança da maioria das casas no Japão, é especialmente importante haver uma ligação próxima com a natureza. Por este motivo, foi criada uma área verde anexa à zona de refeições. As plantas, ainda pequenas, em breve crescerão fazendo com que o espaço agora cinzenta se revista a verde. Os proprietários da casa usufruirão, então, do prazer de ver as plantas a crescer através das generosas janelas.

Luzes e sombras perfeitas

Paredes  por atelier m

Demore-se só por momento a apreciar esta imagem tão bem captada. Este jogo geométrico de luz e formas é criado pela maneira como a iluminação natural incide no espaço, através da grande janela, e pousa sobre o bloco que a meio dele aparece, bloqueando-a parcialmente e criando esta imagem dramática. Um espaço invulgar que pode ser utilizado de muitas maneiras.

Os detalhes importam

Corredores e halls de entrada  por atelier m
atelier m

House of Kami

atelier m

Todos os aspectos do design interior da casa foram executados criteriosamente pelo arquitecto. Normalmente encarados como imperfeições, até os pequenos buracos estão visíveis na parede dos corredores. A maior parte das pessoas optaria por cobri-los de alguma forma, mas aqui a imperfeição foi deliberadamente mantida, conferindo carácter ao espaço.

Um toque moderno

Quartos modernos por atelier m

O interior do quarto principal compõe-se por via de um conjunto de detalhes devidamente planeados. Aqui, o betão aparente é o material dominante e o chão em madeira propicia-lhe a calidez e a ligação à natureza que não encontramos no cimento. O acabamento polido de ambas as superfícies permite que a luz natural ilumine cada recanto.

Por muito incomum que seja, é inegável que esta casa é um projecto arquitectónico muito bem conseguido com interiores tão cómodos quanto uma casa m...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!