As mais fantásticas escadas em vidro

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Esculturas transparentes e luxuosas, as escadas em vidro ocupam cada vez mais um lugar de destaque em casas de gama alta. Depois de tomarem conta de hotéis, galerias de arte e restaurantes, as escadarias de vidro chegam agora às habitações. Um conceito relativamente novo, mas nem por isso menos famoso.

Há muito que as escadas deixaram o seu papel estritamente funcional, abarcando também uma dimensão estética. As escadas de vidro são hoje em dia um elemento decorativo de luxo, só ao alcance de alguns privilegiados. 

Em nome do requinte e da elegância, são também cada vez mais os arquitectos e designers de interiores que as incluem nos seus portfólios. Reunimos por isso os nossos especialistas no assunto para lhe mostrarmos as mais fantásticas escadas onde o vidro é o material preferido. E acrescentamos ainda um pouco de superstição e misticismo — de acordo com o Feng Shui, o vidro representa o elemento água e contribui não só para melhorar o interior da sua casa mas também o seu.

Leveza e luminosidade

Um dos grandes trunfos das escadas de vidro é precisamente a sua capacidade de reflectir a luz artificial e deixar entrar a luz natural. Ao contrário de uma escadaria tradicional em betão que pode constituir um obstáculo, uma barreira à luz solar  — convém ressalvar que as boas práticas da arquitectura contemporânea contrariam esta ideia — as escadas em vidro temperado e laminado são naturalmente reflectoras, transparentes, luminosas.

Novos conceitos

Por falar em iluminação, o gabinete de arquitectura inglês David James Architects & Associates Ltd foi mais longe nesta interpretação onde integra luzes LED por baixo de cada degrau. O artificialismo é compensado com a fluidez da estrutura em si e com o cenário onde se instala — ladeado por uma placa de segurança em vidro transparente e por uma belíssima parede em xisto.

Ilusão de óptica

Corredores e halls de entrada  por reForm Architects
reForm Architects

The Art House

reForm Architects

Outra das características e vantagens das escadas e de outros elementos em vidro é a sensação que ocupam menos espaço. O facto de estabelecermos logo à partida uma transparência em vez de um obstáculo ajuda a criar essa percepção e faz com que a divisão pareça mais arejada. Estas que vemos na imagem integram-se perfeitamente no cenário moderno, onde os vidros têm um papel dominante.

Flutuando no espaço

A escada suspensa já é um clássico dos portfólios de arquitectos e designers de interiores especializados no estilo moderno e contemporâneo. Um efeito interessante, cheio de leveza com uma ligeira sensação de estarmos a flutuar no espaço. Neste caso, sendo em curva, aproveita-se ainda espaço. 

Os degraus são normalmente constituídos por lâminas de vidro temperado que variam entre os 8 e os 10 milímetros — como podemos ver nesta imagem de detalhe — e apresentam resistência mecânica. São claro, anti-derrapantes. 

Subtileza oriental

Algo menos arrojado e mais directo ao assunto, mas nem por isso visualmente menos interessante esta escadaria pertence ao portfólio dos japoneses Morita Aluminum Industry. Na lista de materiais dos degraus e corrimões estão o vidro e o alumínio — o ponto de partida perfeito para instaurar um ambiente e uma aura moderna e sofisticada e claro, muito funcional.

Qual destas imagens achou mais inspiradora?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!